Pular para o conteúdo principal

O medo na educação infantil



Identificação

Escola de Educação Infantil "Casa da Gente" S/C Ltda.
Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1001 - Nova Campinas
13.092-320 - Campinas - SP

Direção: Maria Odete Barbosa Lins Paes Cruz
Coordenação: Márcia Regina Martinez Felício Della Volpe
Psicóloga: Beatriz do Carmo Cristóvão Balau
Professora: Maria Helena Maryssael de Campos Ciasca
Classe: Infantil II – Crianças de 4 a 5 anos

Sobre o problema e procedimentos iniciais

Certo dia, em uma de nossas rodas de conversas, algumas crianças comentaram que de vez em quando sentiam medo. Perguntei-lhes que tipo de medo eram esses, e em que situações eles aconteciam. Responderam-me que era medo de escuro, de lobo, de gato, de lobisomem, de esqueleto, de fada, de fantasma, de lugar estranho, de gente que nunca viu, de um espaço muito grande e, se ele contiver muita gente, então, dá até frio na barriga!
A partir desse relato das crianças e através de orientações com equipe pedagógica da escola, adotamos o livro: "O Fantasma do Medo". Nesse livro o autor diz assim: "no momento em que for trabalhar com a criança, o educador deve ter em mente que o medo existe na natureza humana para a nossa proteção" (pag. 22). Também diz: "A pessoa corajosa não é a que jamais tem medo e sim, aquela que melhor sabe relacionar-se com ele" (pág. 21).
Assim, depois de contarmos essa história para as crianças, em dois momentos, seguimos a sugestão de procedimento que o autor relata ao final do livro, optando pelo tipo de material e acabamento que melhor traduzisse as nossas necessidades.

Descrição do desenvolvimento da atividade:

As crianças contornaram com tinta o boneco/fantasma recortado no tecido, não registraram a face (olhos, nariz e boca). Levaram então para casa e durante alguns dias, conversaram com seu fantasma todo dia, até que ele foi se transformando dentro do coração, em um fantasma camarada, em um amigo.

Ao final desse período, as crianças trouxeram o tecido à sala de aula. Desta vez, completaram o fantasma, dando-lhe um rosto com uma expressão amiga.
Levaram novamente o tecido para casa, e por mais alguns dias, conversaram e relacionaram-se com ele (tem criança que levou o fantasma para andar de bicicleta, em viagens, para passear de carro, colocou debaixo do travesseiro, outros dormiram abraçados ao fantasma...) Dessa maneira, o fantasma que já era amigo, foi transformado novamente em seus corações, em anjos da guarda.
Trouxeram de volta então à sala de aula, e acrescentaram nele, os adereços que o transformaria definitivamente em um amigo protetor. A seguir, costuramos e o enchemos de espuma. E assim, as crianças levaram para casa, um grande amigo.





Objetivos Alcançados:

Objetivo Principal: Ajudou as crianças a melhorar seu relacionamento com seus medos. Compreenderam que o medo, todos temos, por isso a importância de nos relacionarmos bem com eles.
Outros Objetivos: Desenvolvimento da linguagem oral; desenvolvimento da autonomia, segurança, controle das emoções, adaptação à novas situações; desenvolvimento da linguagem corporal, expressiva e motora; desenvolvimento da linguagem plástica.

Relato do Professor:

"O que mais nos chamou a atenção, a afetividade com que acolheram o Fantasma. Tornou-se verdadeiramente um companheiro. Permaneceu alguns dias na escola, antes de serem levados definitivamente para casa e passou a participar de quase todas as atividades que as crianças desenvolveram durante o período escolar. Brincavam com ele, levaram-o para tomar lanche, para passear pela escola, para comer pipoca. Cada criança tinha o seu Fantasma. Foi uma satisfação muito grande, da minha parte como professora e da parte das crianças termos realizado esse trabalho’’

Relato dos Alunos:



"... O que vocês vão fazer quando levarem o fantasma para casa pela primeira vez?
1. Vou conversar com ele, deixa-lo em cima da estante e trazer depois para a escola.
2. Vou esconder porque minhas filhinhas (bonecas) têm medo dele
3. Vou deixar ele dormindo, depois vou tomar banho e levar ele para passear."

"...O que vocês fizeram com o Fantasma em casa? Ele ficou amigo de vocês?
1. Eu bati papo com ele, dormi e deixei ele sozinho.
2. Eu não fiz nada. Nem lembrei dele
3. Eu não lembrei, deixei ele sozinho. Minha mãe me mostrou e então eu o levei para dormir comigo, todo amassadinho...
4. Eu conversei, dormi com ele e depois deixei ele sozinho."

"...O que vocês gostariam de falar sobre o Fantasma? Em que ele se transformou?
1. Brinquei com ele e deixei ele na estante. Ele vai gostar do desenho dos Powers. Vai se chamar Billy.
2. Abracei, brinquei e acordei com ele. Ele virou meu amigo
3. Eu não fiz nada. Ficou dormindo com meus bichinhos.
4. É minha amiga e é filha da Branca de Neve"

"...Onde vocês vão guardá-lo, quando levarem o Fantasma definitivamente para casa?
1. Vai ficar na minha cama
2. Vou deixar ele no carrinho para passear com as minhas filhinhas e depois vai ficar no berço. Elas não vão Ter medo, porque ele já virou amigo.
3. Vou dormir em cima deles"

"...Bem, o Fantasma/Amigo/Protetor está pronto. Vocês gostariam de falar mais alguma coisa sobre ele?
1. Vai se chamar Alexandre, vai ser um boneco que pode brincar e pode dormir.
2. Vai ser a Bela Adormecida
3. Vai ser a Mégara
4. Ele é lindo, maravilhoso e amoroso
5. Foi bom fazer ele, todas as partes..".

Fonte: http://www.abrae.com.br/projetos/casadage.htm. Acesso em 29.08.07

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pelo trabalho, muito interessante e necessário, afinal o medo é muito comum na infância e buscar uma forma de trabalhar as emoções desde cedo nos tornam adultos mais confiantes.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê