Pular para o conteúdo principal

Datas comemorativas: fazendo Arte ou não?


Visão convencional das datas comemorativas
Fonte da imagem: http://www.catavento-cdca.org/imagens/catavento/catavento_12.jpg

Datas comemorativas: fazendo Arte ou não?
Ana Maria Petraitis Liblik, Isoldi Ciscato e Thais Gralik
Fonte do texto: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=66

Entre os inúmeros problemas que o professor de Arte enfrenta nas escolas está o de participar ou não de datas comemorativas. Faz parte do universo escolar festejar algumas festas religiosas (e outras nem tanto por serem apenas apelos comerciais) que estão no imaginário de professores e alunos.

O profissional do ensino de Arte passou por diversas fases – desde a mais completa isenção sobre o assunto até a participação obrigatória neste cotidiano. Neste vai-e-vem de tendências podemos ver de tudo. É comum ainda hoje encontrar pelos corredores das escolas “enfeites” feitos pelos alunos sob a batuta da professora e que se referem a datas específicas tais como Páscoa, Dia das Mães, Festas Juninas e outras mais que todos conhecemos. Coelhinhos mimeografados, com um pompom de algodão, quem pode dizer que nunca viu? Cartões para comemorar o Natal com bastante purpurina como se isso desse um brilho especial à data... Cocares empertigados nas cabeças das crianças para comemorar o Dia do Índio, ou uma profusão de corações vermelhos para festejar o Dia das Mães são alguns dos exemplos que fazem parte deste universo.

De um lado o professor que acredita que deva fazer algo nestas datas e do outro a instituição escola que pressiona e até obriga o profissional a participar. Outros que não acreditam e outros que não querem fazer. Quem está certo? Será que há uma única verdade? O que fazer frente a este impasse?

Dizem os mais antigos que o equilíbrio entre os extremos é o bom senso. Usar dele talvez seja atender a escola, mas atender também ao que se acredita seja adequado para o ensino de Arte. Que tal pensar em atividades que consigam fazer com que, ao mesmo tempo, a instituição fique satisfeita e o aluno aprenda algo significativo em Arte?

Acreditamos que podemos tomar partido destas datas para elaborar com as crianças atividades que lhes tragam o conhecimento em Artes, assim como o prazer da experiência estética e o desenvolvimento da afetividade. Uma boa razão para isto está no fato de que normalmente a educação escolar não costuma levar em conta as expectativas e as demandas de uma sociedade pós-moderna. Vivemos em uma sociedade modificada pela indústria cultural de massa, publicidade, novas mídias, globalização e uma saturação da informação, que promovem uma crise em todos os setores da vida individual e coletiva, e leva a profundas transformações nas subjetividades, tanto das crianças quanto dos adultos.

A infância, tal como a concebemos hoje, começou a mudar a partir dos anos 50. “As instituições entretanto têm-se mostrado lentas para reconhecer as novas configurações familiares diferentes e as dificuldades especiais que elas encontram” (STEINBERG & KINCHELOE, 2001, p. 13.).

Na contemporaneidade fala-se em “perda da infância” (id. 2001), crianças que crescem muito rápido, crescem sozinhas por ausência dos pais, e lares fragmentados. “A mudança na realidade econômica, associadas ao acesso das crianças a informação sobre o mundo adulto, transformou radicalmente a infância” (id. 2001).

Apesar destas mudanças, como bem observa PARSONS (In: BARBOSA, 2005, p. 303), o ensino de Arte tem se voltado para as questões relativas à disciplina e questões sociais, mas tem “prestado muito menos atenção às questões psicológicas dos estudantes”.

Já recomendava Porcher (1973) que os objetivos de uma verdadeira Educação Artística no ensino de Arte na escola primária (hoje correspondendo às séries iniciais do Ensino Fundamental) deviam ser estabelecidos de acordo com três eixos simultâneos. Primeiro, assim como todas as outras atividades, as que são do contexto artístico visam à formação intelectual do aluno. Segundo, “não existe espontaneidade natural nem liberdade imediatamente criativa. É preciso dar à criança os instrumentos necessários para a sua auto-expressão” (p. 15). Terceiro, “o ensino artístico visa dar às crianças os meios de se tornarem sensíveis à obra de arte” (p. 15). Descontando os mais de trinta anos deste texto podemos perceber o quanto estamos dando voltas em torno das mesmas limitações e dificuldades. Há sim possibilidades de atender a escola e atender a nossa própria formação, sem nos mortificar em demasia. O bom senso retorna em pauta.

Vamos ver alguns bons exemplos realizados pelos participantes do grupo de estudos do pólo UFPR e que podem auxiliar o professor – tanto o de Arte quanto o generalista – a organizar as suas aulas.
Vamos considerar que as datas mais festejadas pelo Brasil afora são as seguintes: Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia do Folclore, Festas Nacionais, Dia da Criança, Dia do Professor e Natal. Delas vamos escrever apenas sobre duas: a Páscoa e o dia das Mães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê