Juntei esses dois temas das aulas por terem o mesmo propósito, como demonstra os questionamentos a seguir: Como as diferenças visuais na representação de pessoas são mostradas em algumas propagandas e programas de TV? Como os desenhos animados representam as diferenças visuais nas pessoas?
Expliquei o tema da aula e pedi que prestassem atenção nos vídeos que iriam ser apresentados, os quais seriam depois comentados. Iniciei a exibição dos vídeos com uma propaganda da Coca-cola, da campanha publicitária “Viva as diferenças”. Pedi que descrevessem o que haviam percebido na propaganda.
O alunado explicou que o personagem da propaganda (homem) que bebia o refrigerante, passeava pela rua e dividia sua bebida com pessoas diversas e, ao doar um pouco de sua bebida, ele trazia para si uma característica visual da pessoa que bebia o refrigerante. Isso possibilitou que ficasse muito diferente da sua imagem inicial. Então, encontra-se com uma outra personagem no final (uma mulher) transformada da mesma forma que ele, com características absorvidas de outras pessoas. Além de se propor a vender o produto, foi possível perceber no comercial a riqueza da diversidade das pessoas.
Em seguida, passei uma seqüência de propagandas da Marca ‘’Dove’’, com três campanhas publicitárias diferentes: Dove cachos (cabelos cacheados e coloridos), Dove pró-age (senhoras) e programa real Dove pela auto-estima (crianças).
Pedi que dissessem também as características visuais presentes nessas propagandas. O alunado percebeu as diferenças visuais presentes nas propagandas e deram exemplos: falaram que tinham mulheres de idades diferentes, tom de pele diferentes, cores de cabelos diferentes, crianças com características étnicas diferentes e etc.Em seguida, perguntei que tipos de programas costumam assistir na TV.
A grande maioria citou novelas como malhação, rebeldes e etc. Passei a exibir imagens dos personagens da novela malhação e rebeldes. Pedi que falassem o que percebiam.-Personagens Rebeldes
Citaram nomes de personagens dizendo serem de características visuais diferentes: um negro, uma loira, outro usa óculos etc. Falaram também da forma de vestir dos personagens dos rebeldes, que cada um tinha um estilo próprio e usavam diferentes acessórios como tatuagens e pinturas no corpo.
Figura 32 – Vídeo Dove Silk http://www.youtube.com/watch?v=A-37_5Vko_Y
Em seqüência, passei para os desenhos animados. Exibi, primeiramente, uma imagem das princesas Disney. Logo perceberam como cada personagem representava sua cultura e tinha sua característica visual de acordo com sua história e local. Segui mostrando imagens da “Turma da Mônica”. Disse-lhes que a história em quadrinhos já havia virado desenho animado e até mesmo filme. Apresentei para eles uma nova personagem da turma chamada Dorinha com deficiência visual e percebemos as características de cada personagem, como Chico Bento, Piteco, Papa Capim e outros.
- Personagem da turma da Mônica: Dorinha
– Princesas Disney
Vale salientar que este dia foi a visita do nosso orientador, que observava a aula. Conversando com ele, no término da aula, recebi algumas orientações sobre informações que eu poderia ter dado sobre as marcas dos produtos que citei, questionando o consumo. Poderia ter tentado desmistificar a visão da representação de alguns personagens, por exemplo: Chico bento usa chapéu de palha, roupa surrada e anda descalço por morar no sítio, mas todos que moram em sítio se vestem assim? Seria um dos questionamentos que concordei que poderia ter sido feito.
Comentários