Pular para o conteúdo principal

4 - Criando um portfólio: as diferenças visuais das pessoas nas

A segunda aula aconteceu no dia 02/05/07, com as turmas do 6º ano “A”, das 07h45min às 08h30min, e do 6º ano “B”, das 08h30min as 09h15min. O tema foi: Como percebemos as diferenças visuais nas imagens?

O objetivo foi criar os portfólio a partir da experimentação de diferentes formas visuais na representação de pessoas com imagens de revistas.

Relembramos o que foi abordado na aula anterior, sobre as diferenças visuais nas imagens. Expliquei para as duas turmas a função do portfólio, que seria uma espécie de pasta ou outro tipo de suporte no qual se guardaria todas as suas impressões das aulas, bem como as demais atividades e relatos. Expliquei como seria feita a capa do portfólio. Deveriam escolher as imagens de revistas que representassem as diferenças visuais de pessoas e fariam uma colagem de acordo com o que eles perceberam sobre essas diferenças. Levei materiais como: cola, tesoura e revistas.

-Turma 6º ano A confeccionando o portfólio

Distribui-os e pedi que confeccionassem a capa do portfólio fazendo uma colagem respondendo ao questionamento: Como percebemos as diferenças visuais das pessoas nas imagens?

-Portfólio de um aluno do 6º ano B

Percebi que as duas turmas mostraram-se bastante envolvidas na escolha das imagens e que as respostas ao questionamento foram bastante interessantes. A maioria colou vários tipos de pessoas, de idades e estilos diferentes e uma minoria escolheu apenas uma imagem que lhe chamou atenção. As duas turmas, ao final da atividade, foram bastante cooperativas, pois trabalharam em equipe na limpeza da sala de aula, varrendo e apanhando o lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...