Pular para o conteúdo principal

4 - Criando um portfólio: as diferenças visuais das pessoas nas

A segunda aula aconteceu no dia 02/05/07, com as turmas do 6º ano “A”, das 07h45min às 08h30min, e do 6º ano “B”, das 08h30min as 09h15min. O tema foi: Como percebemos as diferenças visuais nas imagens?

O objetivo foi criar os portfólio a partir da experimentação de diferentes formas visuais na representação de pessoas com imagens de revistas.

Relembramos o que foi abordado na aula anterior, sobre as diferenças visuais nas imagens. Expliquei para as duas turmas a função do portfólio, que seria uma espécie de pasta ou outro tipo de suporte no qual se guardaria todas as suas impressões das aulas, bem como as demais atividades e relatos. Expliquei como seria feita a capa do portfólio. Deveriam escolher as imagens de revistas que representassem as diferenças visuais de pessoas e fariam uma colagem de acordo com o que eles perceberam sobre essas diferenças. Levei materiais como: cola, tesoura e revistas.

-Turma 6º ano A confeccionando o portfólio

Distribui-os e pedi que confeccionassem a capa do portfólio fazendo uma colagem respondendo ao questionamento: Como percebemos as diferenças visuais das pessoas nas imagens?

-Portfólio de um aluno do 6º ano B

Percebi que as duas turmas mostraram-se bastante envolvidas na escolha das imagens e que as respostas ao questionamento foram bastante interessantes. A maioria colou vários tipos de pessoas, de idades e estilos diferentes e uma minoria escolheu apenas uma imagem que lhe chamou atenção. As duas turmas, ao final da atividade, foram bastante cooperativas, pois trabalharam em equipe na limpeza da sala de aula, varrendo e apanhando o lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…