Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governo investirá R$ 100 mi em atividades artísticas nas escolas

Programa deverá financiar 5.000 projetos, que vão receber entre 20.000 a 22.000 reais cada um

Aulas de música podem melhorar rendimento em matemática, português e leitura
Aulas de música podem melhorar rendimento em matemática, português e leitura (Thinkstock)
Serão abertas nesta quarta-feira as inscrições para projetos candidatos a receber financiamento do programa Mais Cultura nas Escolas, lançado nesta terça-feira pelos ministérios da Cultura e Educação. O Objetivo, segundo os ministros Marta Suplicy e Aloizio Mercadante, é utilizar a arte como elemento pedagógico em escolas públicas. O programa deverá financiar 5.000 projetos, que vão receber entre 20.000 a 22.000 reais para desenvolver atividades que devem durar no mínimo seis meses e no máximo dez. O investimento total previsto é de 100 milhões de reais.
Podem participar arte-educadores, mestres das culturas populares, artistas e também entidades que promovam manifestações culturais, como teatro, rádio, culinária, cinema e jornais. "Queremos que os agentes culturais com currículo e experiência procurem as escolas para implantar seus projetos. A escola é que decide qual será melhor para ela", disse a ministra Marta Suplicy.
Os artistas e entidades devem criar juntamente com o colégio um plano de atividade cultural e cadastrá-lo no site do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A inscrição só poderá ser feita pelo diretor do colégio, e não pelos artistas. 
"A competência da escolha dos projetos será de uma comissão selecionada, que deve visar um equilíbrio regional e temático", disse Mercadante. "As escolas que não entrarem neste primeiro momento poderão reapresentar propostas quando novas inscrições forem abertas." 
O uso do orçamento deve ser destinado a aquisição de material de consumo, contratação de serviços culturais e de serviços de apoio. Assim como de locação de instrumentos, equipamentos ou de transportes para visitas e atividades fora da escola. 
Universidade das Artes — Durante a coletiva, também foi divulgada a portaria interministerial que cria um grupo de trabalho responsável pela implementação da Universidade das Artes. A instituição federal oferecerá cursos de graduação e pós-graduação de diversas vertentes artísticas, como música clássica, dança popular e artes cênicas. A localização da Universidade das Artes ainda não foi definida e, segundo Mercadante, os governadores e prefeitos interessados em sediar o projeto podem apresentar propostas ao MEC.

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO