Pular para o conteúdo principal

Governo investirá R$ 100 mi em atividades artísticas nas escolas

Programa deverá financiar 5.000 projetos, que vão receber entre 20.000 a 22.000 reais cada um

Aulas de música podem melhorar rendimento em matemática, português e leitura
Aulas de música podem melhorar rendimento em matemática, português e leitura (Thinkstock)
Serão abertas nesta quarta-feira as inscrições para projetos candidatos a receber financiamento do programa Mais Cultura nas Escolas, lançado nesta terça-feira pelos ministérios da Cultura e Educação. O Objetivo, segundo os ministros Marta Suplicy e Aloizio Mercadante, é utilizar a arte como elemento pedagógico em escolas públicas. O programa deverá financiar 5.000 projetos, que vão receber entre 20.000 a 22.000 reais para desenvolver atividades que devem durar no mínimo seis meses e no máximo dez. O investimento total previsto é de 100 milhões de reais.
Podem participar arte-educadores, mestres das culturas populares, artistas e também entidades que promovam manifestações culturais, como teatro, rádio, culinária, cinema e jornais. "Queremos que os agentes culturais com currículo e experiência procurem as escolas para implantar seus projetos. A escola é que decide qual será melhor para ela", disse a ministra Marta Suplicy.
Os artistas e entidades devem criar juntamente com o colégio um plano de atividade cultural e cadastrá-lo no site do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A inscrição só poderá ser feita pelo diretor do colégio, e não pelos artistas. 
"A competência da escolha dos projetos será de uma comissão selecionada, que deve visar um equilíbrio regional e temático", disse Mercadante. "As escolas que não entrarem neste primeiro momento poderão reapresentar propostas quando novas inscrições forem abertas." 
O uso do orçamento deve ser destinado a aquisição de material de consumo, contratação de serviços culturais e de serviços de apoio. Assim como de locação de instrumentos, equipamentos ou de transportes para visitas e atividades fora da escola. 
Universidade das Artes — Durante a coletiva, também foi divulgada a portaria interministerial que cria um grupo de trabalho responsável pela implementação da Universidade das Artes. A instituição federal oferecerá cursos de graduação e pós-graduação de diversas vertentes artísticas, como música clássica, dança popular e artes cênicas. A localização da Universidade das Artes ainda não foi definida e, segundo Mercadante, os governadores e prefeitos interessados em sediar o projeto podem apresentar propostas ao MEC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...