Pular para o conteúdo principal

Uma semana de dieta para todos!

Caros colegas,

Há alguns anos atrás recebi por email, umas imagens que retratavam a realidade da dieta familiar de uma semana de alguns países espalhados pelo mundo. Elas me chocaram pela disparidade existente entre os povos e a miséria que existem ainda nesse mundo. Ficaram guardadas por um bom tempo no meu arquivo, e usadas algumas vezes nas minhas aulas.
Contudo, no domingo (01.01.2012) um canal aberto vinculou uma reportagem muito interessante sobre a realidade de moradores de ruas em várias cidades brasileiras e suas perspectivas para 2012. Essas cenas foram bastante impactantes e foram gravadas exatamente durante a virada do ano. Na verdade, em alguns desses locais as pessoas “apreciavam os festejos” de suas pobres moradias: caixas de papelão ao ermo e outros debaixo de viadutos.
Gostaria de frisar que, de modo algum estou criticando alegria de ninguém ou encorajando o envolvimento em causas humanitárias. O intuito dessa postagem é discutir como a Arte e o Professor de Arte podem contribuir para a formação do cidadão, ou pelo menos, na percepção do mundo complexo a nossa volta, em que nele a sociedade vive e convive em tempos diferentes e distintos: arcaico, rural, industrial, hight tec e etc.
Lembro ainda que não é raro o envolvimento da Arte e dos artista com uma realidade mais política e realista da sociedade. Assim, em momentos de festas, confraternizações, alegrias, esperanças, etc. e tal. Acredito que ver essas imagens tão próximas e paradoxalmente “tão distantes” nos ajude a refletirmos sobre valores, sonhos, miséria e humanidade...

1 - Alemanha: Família Melander de Bargteheide.
Despesa com alimentação em 1 semana: 375.39 Euros / $500.07 dólares


2 - Estados Unidos da América: Família Revis da Carolina do Norte

Despesa com alimentação em 1 semana: $341.98 dolares

3 - Italia: Família Manzo da Secília
Despesa com alimentação em 1 semana: 214.36 Euros / $260.11 dolares

4 - México: Família Casales de Cuernavaca
Despesa com alimentação em 1 semana: 1,862.78 Pesos / $189.09 dólares

5 - Polónia: Família Sobczynscy de Konstancin-Jeziorna
Despesa com alimentação em 1 semana: 582.48 Zlotys / $151.27 dólares


6 - Egito: Família Ahmed do CairoDespesa com alimentação em 1 semana: 387.85 Egyptian Pounds / $68.53 dólares

7 - Equador: Família Ayme de Tingo
Despesa com alimentação em 1 semana: $31.55 dólares

8 - Butão: Família Namgay da vila de Shingkhey

Despesa com alimentação em 1 semana: 224.93 ngultrum / $5.03 dólares


9 - Chade: Família Aboubakar do campo de refugiados de Breidjing
Despesa com alimentação por semana: 685 Francos / $1.23 dólares

Por fim, me despeço de todos desejando um 2012 maravilhoso e uma prática transformadora em sala de aula.

Prof. José de Vasconcelos Silva

Comentários

lucas repetto disse…
Excelente reflexão - a arte deve vincular-se sempre de modo a produzir questionamentos e humanidade social também.
Vasconcelos disse…
Obrigado Lucas pelo comentário, estou a disposição para dialogarmos sobre arte.

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…