Pular para o conteúdo principal

Notícia sobre o Seminário Arte Contemporânea Paraibana realizada em Areia/PB

Prefeitura Municipal e parceiros realizam seminário: A Arte Contemporânea Paraibana
Prefeitura Municipal de AreiaA prefeitura municipal de Areia através da secretaria de Educação e em parceria com a AMAR (Associação dos Amigos de Areia), o Ponto de Cultura Viva o Museu, a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e o Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais da UFPB (GPEAV), com o patrocínio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social) e do Governo Federal, realizaram na ultima quinta feira 4 o Seminário: a arte contemporânea paraibana: possibilidades educacionais em Artes Visuais.

O evento aconteceu no Espaço das Artes Horácio de Almeida no centro da cidade e também no Solar José Rufino sede da Secretaria de Turismo e Eventos do município e também do Ponto de Cultura Viva o Museu e contou com a participação de professores da rede Estadual, particular e municipal de ensino e também com alguns alunos e colaboradores do Ponto de Cultura.

No período da manha, foi realizado o credenciamento dos participantes e a abertura do evento. Logo em seguida foi realizada a Palestra: Compreender a arte contemporânea paraibana, com o professor Erinaldo Alves do Nascimento, da Universidade Federal da Paraíba, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do Departamento de Artes Visuais, Laboratório de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais e do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais.

O período da tarde foi destinado à realização das oficinas tanto no Solar José Rufino como no Espaço das Artes Horácio de Almeida. A oficina 1 trabalhou o tema: explorando a arte de José Rufino na sala de aula, a facilitadora foi a Professora Mary Taciana e teve como publico alvo o ensino médio, Eja e ensino noturno. A oficina 2 trabalhou o tema: explorando a arte de Alice Vinagre na Sala de aula, o facilitador foi o Professor Roberto Câmara e o publico alvo foi o ensino fundamental I . A oficina 3 trabalhou o tema: explorando a arte de Antônio Dias na sala de aula a facilitadora foi a Professora Rosicely Fausto, oficina voltada para o ensino fundamental II . Finalizando, a oficina 4 trabalhou o tema: explorando a arte de Marcelo Coutinho na sala de aula, a facilitadora foi a também Professora Idália Lins, atendendo ao ensino fundamental II e o médio.

Segundo os professores o evento serviu para os mesmos aprimorarem o seu conhecimento, melhorando as suas praticas em sala de aula, eles ainda acrescentaram que evento representou um “banho de conhecimento” modificando a forma de cada um deles observar a arte contemporânea e parabenizaram a administração do Prefeito Elsinho e seus parceiros por trazerem para a cidade essa capacitação. Outro destaque para os professores que participaram do evento, foi terem a oportunidade de trabalhar com obras de um artista da terra como foi o caso de José Rufino.

Esse projeto coordenado pelo Professor Erinaldo Alves do Nascimento, faz parte dos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais e será realizado nas maiores cidades de cada região do Estado e teve seu inicio na cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, berço de um dos artistas trabalhado e no próximo dia 5 também será realizado em Bananeiras.

A arte contemporânea paraibana e algumas possibilidades educacionais serão discutidas em Areia e Bananeiras/PB

Estão abertas as inscrições para participar do Seminário: A arte contemporânea paraibana: possibilidades educacionais em Artes Visuais. Este evento é destinado ao professorado que trabalha com Artes, coordenadores pedagógicos, gestores e profissionais de áreas afins. Em Areia/PB, o evento será realizado nos dias 04 de novembro de 2010, no Espaço de Arte Horácio de Almeida e Solar José Rufino. No dia 05 de novembro de 2010, a cidade de Bananeiras – PB sediará o evento, no Centro Cultural de Bananeiras.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais, do Departamento de Artes Visuais (UFPB) e do Pólo Arte na Escola – Pólo João Pessoa, coordenado pelo prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento, que integra o corpo docente do Mestrado em Artes Visuais UFPB/UFPE. O evento é apoiado em cada cidade por sua prefeitura municipal, por algumas entidades da sociedade civil e conta com o patrocínio do BNB. Colaborar com o acesso à arte contemporânea paraibana, via processos educacionais, no contexto escolar das principais cidades do interior da Paraíba é um dos seus principais objetivos.

A programação será contemplada com a palestra “Compreendendo a arte contemporânea paraibana”, ministrada pelo Prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento, pela manhã, e quatro oficinas que explorarão educacionalmente a arte dos artistas paraibanos. A arte de José Rufino será ministrada pela Profa. Mary Taciana, direcionada para o Ensino Médio, EJA e Ensino Noturno; A arte de Alice Vinagre será comandada por pelo Prof. Roberto Câmara, destinada ao FundamentaI I; A arte de Antônio Dias será ministrada pela Profa. Rosicely Fausto, voltada para o Fundamental II e arte de Marcelo Coutinho será ministrada pela Profa. Idália Lins, direcionada ao Fundamental II e Ensino Médio.

Trata-se de uma oportunidade imperdível para estas cidades e outras dos municípios circunvizinhos, uma vez que a arte contemporânea paraibana ainda é pouco conhecida pela maioria da população. Professores e demais profissionais da educação enfrentam dúvidas e dificuldades de como trabalhar educacionalmente com essa temática.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa

Notícia Postada em 06/11/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê