Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO: III COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E VISUALIDADE

PROGRAMAÇÃO

III COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E VISUALIDADE – AUDITÓRIO 412 – CCHLA/UFPB – JOÃO PESSOA/PB

LOCAL - AUDITÓRIO 412 – CCHLA/UFPB – JOÃO PESSOA/PB

Dia 01/12 - Quinta-feira - MANHÃ

08h: Inscrições

8h30 – APRESENTAÇÃO CULTURAL e MESA DE ABERTURA – Coordenadores do Evento e autoridades da UFPB

Mediador – Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB)

9h30 – Palestra/tema: INCÔMODOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E VISUALIDADES pelo prof. Dr. Fernando Herraiz (Universidad de Barcelona)

10h10 – Discussão

10h25 - Intervalo

10h40 – Tema: COTIDIANOS

Mediação: Profa. Dra. Maria Betânia e Silva (UFPE)

10h45 – Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)

11h05 – Prof. Dr. Aldo Victorio (UERJ)

11h25 – Discussão

11h40 – LANÇAMENTO DO LIVRO EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL: CONCEITOS E CONTEXTOS (Raimundo Martins e Irene Tourinho, Orgs.); I-MUNDO DA CULTURA VISUAL – do Prof. Dr. Belidson Dias e ENSINO DO DESENHO: do artífice/artista ao desenhista auto-expressivo – do prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento

12h00 - Término dos trabalhos

Dia 01/12 - Quinta-feira - TARDE

14h - Tema: IMPLICAÇÕES DE DISTINTAS COMPREENSÕES DE CULTURA VISUAL

Mediação: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)

14h05 – Profa. Dra. Rosana Andréa Costa de Castro (UNB)

14h30 – Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG)

14h50 – Discussão

15h05 - Tema: COLONIALIDADES

Mediação: Prof. Dr. João de Lima Gomes (UFPB)

15h10 – Profa. Dra. Lilian Ucker/Profa Dra. Leda Guimarães (UFG)

15h30 – Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB)

15h50 – Discussão

16h05 – intervalo

17h10 - RELAÇÕES ENTRE TEMA, PERGUNTAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS EM PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES

Mediador – Prof. Dra Annelsina Trigueiro – Neta (UFPB)

17h10 – Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)

17h30 – Ms. Aline Nunes da Rosa (UFG)

17h50 – Ms. Cristian Poletti Mossi (UFSM

18h20 – Discussão

18h30 - TÉRMINO DOS TRABALHOS

Dia 02/12 - Sexta-Feira - MANHÃ

8h – APRESENTAÇÃO CULTURAL

Mediação: Profa. Dra. Lívia Marques (UFPB)

8h20 - Palestra: INCÔMODOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E VISUALIDADES pelo prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR)

9h – Discussão

9h15 PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE I

Mediação: Profa. Dra. Renata Wilner (UFPE)

9h20 Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB) – Debatedor Prof. Dr. Aldo Filho (UERJ).

9h40 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Aldo Filho (UERJ) – Debatedor prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)

10h Pesquisa executada pelo Prof. Dr. Gonzalo Vicci (UDELAR) – debatedor Prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB)

10h20 – Discussão das pesquisas com os debatedores e com o público

10h40 - intervalo

10H55 – PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE 2

Mediação: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPE)

11h – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra Irene Tourinho (UFG) – Debatedor representante da UFSM.

11h20 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra. Alice Martins (UFG) – Debatedor Prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR)

11h40 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR) – Debatedora Profa. Dra. Alice Martins (UFG)

12h – Discussão com os debatedores e com o público

12h20 – Término dos trabalhos´

Dia 02/12 - Sexta-Feira - TARDE

14h PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE 3

Mediação: Prof. Dr. José Rufino (UFPB)

14h05 Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB). Debatedora: Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)

14h25 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra Lêda Guimarães (UFG) – Debatedor – Prof. Dr Gonzalo Vicci (UDELAR)

14h45 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG) – Debatedor - Prof. Dr. Fernando Herraiz (UB)

15h05 - Pesquisa executada por Ms Cristian Poletti Mossi (UFSM) – debatedora Profa. Dra Lilian Ucker/Profa Dra. Leda Guimarães (UFG).

15h25 - Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof Dr. Belidson Dias (representante da UNB) – debatedor Raimundo Martins (UFG)

15h45 – Discussão com os debatedores e com o público

16h10 – Intervalo

16h25 – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO III COLÓQUIO

16h50 – REUNIÃO DOS PESQUISADORES DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO (GPCVE-FAV/UFG)

18h30 – Encerramento da reunião.

OBS: programação sujeita a alteração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…