Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO: III COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E VISUALIDADE

PROGRAMAÇÃO

III COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E VISUALIDADE – AUDITÓRIO 412 – CCHLA/UFPB – JOÃO PESSOA/PB

LOCAL - AUDITÓRIO 412 – CCHLA/UFPB – JOÃO PESSOA/PB

Dia 01/12 - Quinta-feira - MANHÃ

08h: Inscrições

8h30 – APRESENTAÇÃO CULTURAL e MESA DE ABERTURA – Coordenadores do Evento e autoridades da UFPB

Mediador – Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB)

9h30 – Palestra/tema: INCÔMODOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E VISUALIDADES pelo prof. Dr. Fernando Herraiz (Universidad de Barcelona)

10h10 – Discussão

10h25 - Intervalo

10h40 – Tema: COTIDIANOS

Mediação: Profa. Dra. Maria Betânia e Silva (UFPE)

10h45 – Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)

11h05 – Prof. Dr. Aldo Victorio (UERJ)

11h25 – Discussão

11h40 – LANÇAMENTO DO LIVRO EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL: CONCEITOS E CONTEXTOS (Raimundo Martins e Irene Tourinho, Orgs.); I-MUNDO DA CULTURA VISUAL – do Prof. Dr. Belidson Dias e ENSINO DO DESENHO: do artífice/artista ao desenhista auto-expressivo – do prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento

12h00 - Término dos trabalhos

Dia 01/12 - Quinta-feira - TARDE

14h - Tema: IMPLICAÇÕES DE DISTINTAS COMPREENSÕES DE CULTURA VISUAL

Mediação: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)

14h05 – Profa. Dra. Rosana Andréa Costa de Castro (UNB)

14h30 – Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG)

14h50 – Discussão

15h05 - Tema: COLONIALIDADES

Mediação: Prof. Dr. João de Lima Gomes (UFPB)

15h10 – Profa. Dra. Lilian Ucker/Profa Dra. Leda Guimarães (UFG)

15h30 – Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB)

15h50 – Discussão

16h05 – intervalo

17h10 - RELAÇÕES ENTRE TEMA, PERGUNTAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS EM PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES

Mediador – Prof. Dra Annelsina Trigueiro – Neta (UFPB)

17h10 – Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)

17h30 – Ms. Aline Nunes da Rosa (UFG)

17h50 – Ms. Cristian Poletti Mossi (UFSM

18h20 – Discussão

18h30 - TÉRMINO DOS TRABALHOS

Dia 02/12 - Sexta-Feira - MANHÃ

8h – APRESENTAÇÃO CULTURAL

Mediação: Profa. Dra. Lívia Marques (UFPB)

8h20 - Palestra: INCÔMODOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E VISUALIDADES pelo prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR)

9h – Discussão

9h15 PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE I

Mediação: Profa. Dra. Renata Wilner (UFPE)

9h20 Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB) – Debatedor Prof. Dr. Aldo Filho (UERJ).

9h40 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Aldo Filho (UERJ) – Debatedor prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)

10h Pesquisa executada pelo Prof. Dr. Gonzalo Vicci (UDELAR) – debatedor Prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB)

10h20 – Discussão das pesquisas com os debatedores e com o público

10h40 - intervalo

10H55 – PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE 2

Mediação: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPE)

11h – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra Irene Tourinho (UFG) – Debatedor representante da UFSM.

11h20 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra. Alice Martins (UFG) – Debatedor Prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR)

11h40 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR) – Debatedora Profa. Dra. Alice Martins (UFG)

12h – Discussão com os debatedores e com o público

12h20 – Término dos trabalhos´

Dia 02/12 - Sexta-Feira - TARDE

14h PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE 3

Mediação: Prof. Dr. José Rufino (UFPB)

14h05 Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB). Debatedora: Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)

14h25 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra Lêda Guimarães (UFG) – Debatedor – Prof. Dr Gonzalo Vicci (UDELAR)

14h45 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG) – Debatedor - Prof. Dr. Fernando Herraiz (UB)

15h05 - Pesquisa executada por Ms Cristian Poletti Mossi (UFSM) – debatedora Profa. Dra Lilian Ucker/Profa Dra. Leda Guimarães (UFG).

15h25 - Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof Dr. Belidson Dias (representante da UNB) – debatedor Raimundo Martins (UFG)

15h45 – Discussão com os debatedores e com o público

16h10 – Intervalo

16h25 – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO III COLÓQUIO

16h50 – REUNIÃO DOS PESQUISADORES DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO (GPCVE-FAV/UFG)

18h30 – Encerramento da reunião.

OBS: programação sujeita a alteração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...