Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM ARTES VISUAIS: diálogos

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM ARTES VISUAIS: diálogos

Palestrante convidado: Paul Duncun

(Professor de Arte Educação na Escola de Arte e Design da Universidade de Illinois – Urbana Champaign – Estados Unidos)

Datas: 29 de Agosto a 02 de Setembro de 2011.

Horário: 14h30 às 17h

Local: Auditório do CCSA/UFPB

Promoção:

Coordenação do Mestrado em Artes Visuais - UFPB/UFPE/Departamento de Artes Visuais - UFPB

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (FAV-UFG)

Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (DAV-UFPB)

Inscrições: Secretaria do Mestrado em Artes Visuais - UFPB/UFPE - 8h às 12h Fone: 3216-7653



PROGRAMAÇÃO

Seminário Internacional em Artes Visuais: diálogos

Palestrante convidado: Paul Duncun

(Professor de Arte Educação na Escola de Arte e Design da Universidade de Illinois – Urbana Champaign – Estados Unidos)

Data/Horários/Atividade

Dia 29.08.2011 -

14h30 - Abertura oficial do seminário com autoridades

14h40 - 15h10 – Palestra de Abertura - Arte Educação como educação da cultura visual: o que é e por que agora? - Paul Duncun

16h2016h30 - Debate

16h30 - 16h50 – Apresentação de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h50 – 17h00 - Debate

17h – Encerramento

Dia 30.08.2011

14h30 – Início das Atividades

14h40 – 16h - Palestra: Conceitos-chaves da cultura visual – Paul Duncun

16h -16h10 - Debate

16h10 - 16h30 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h30 – 16h50 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h50 – 17h00 - Debate

17h00 – encerramento

Dia 31.08.2011

14h30 – Início das Atividades

14h40- 16h - Palestra: O desenvolvimento do modernismo e sua influência - Paul Duncun

16h-16h10 – Debate

16h10 – 16h30 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h30 – 16h50 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h50 – 17h00 - Debate

17h00 – encerramento

Dia 01.09.2011

14h30 – Início das Atividades

14h40 – 16h - Palestra: Conceitos de cultura, capital e consumismo – Paul Duncun

16h-16h10 – Debate

16h10 – 16h30 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h30 – 16h50 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h50 – 17h00 - Debate

17h00 – encerramento

Dia 02.09.2011

14h30 – Início das Atividades

14h40 – 16h00 – Palestra: abordagens da cultura visual popular - Paul Duncun

16h-16h10 – Debate

16h10 – 16h30 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h30 – 16h50 - Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

16h50 – 17h00 - Debate

17h00 – encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...