O livro, intitulado Ensino do Desenho: do artífice/artista ao desenhista auto-expressivo, é um produto elaborado a partir da minha pesquisa de doutorado, realizada na Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação da Profa. Dra. Ana Mae Barbosa. Contou também com uma valiosa colaboração do prof. Dr. Fernando Hernández e demais pesquisadores, quando fiz um “doutorado sanduiche”, entre junho a dezembro de 2003, na Universidade de Barcelona, na Espanha. Na ocasião, também dialoguei muito com os pesquisadores brasileiros, que também estavam realizando intercâmbio naquele país e naquela universidade.
O livro surge, então, da necessidade de dar visibilidade e de compartilhar esta pesquisa, uma vez que trabalhei a partir de importantes achados, fontes primárias significativas, indicadoras de mudanças relacionadas com o Ensino do Desenho, denominação atribuída no século dezenove, ao ensino de Arte da época. Algumas fontes eram desconhecidas, outras pouco esmiuçadas e discutidas.
INTRODUÇÃO............................................................................................
| |
1 REPRESENTAÇÃO ECLÉTICA DA INFÂNCIA EM IMAGENS.......... | |
2 FORMAÇÃO DO “BOM ARTISTA” DISTINTA DO “BOM ARTÍFICE”: O ENSINO DO DESENHO PELA MISSÃO FRANCESA.......................... | |
3 FORMAÇÃO DE OPERÁRIOS CONJUGANDO ARTE IDEAL E ARTESANAL: O ENSINO DO DESENHO NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS – RJ........................................................................................... | |
4 FORMAÇÃO DE OPERÁRIOS E O ENSINO DO DESENHO PELO MÉTODO INTUITIVO E PELAS LIÇÕES DE COISAS: PROPOSTA DE RUI BARBOSA....................................................................................... | |
5 FORMAÇÃO DE OPERÁRIOS COM VISÃO NACIONAL: O ENSINO DO DESENHO ESTILIZADOR DA FAUNA E DA FLORA BRASILEIRA PROPOSTO POR THEODORO BRAGA.................................................. | |
| |
CONSIDERAÇŐES SEM FINAIS.............................................................. | |
REFERÊNCIAS........................................................................................... | |
Comentários