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Livro "Ensino do Desenho: do artífice/artista ao desenhista auto-expressivo"


O livro, intitulado Ensino do Desenho: do artífice/artista ao desenhista auto-expressivo, é um produto elaborado a partir da minha pesquisa de doutorado, realizada na Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação da Profa. Dra. Ana Mae Barbosa. Contou também com uma valiosa colaboração do prof. Dr. Fernando Hernández e demais pesquisadores, quando fiz um “doutorado sanduiche”, entre junho a dezembro de 2003, na Universidade de Barcelona, na Espanha. Na ocasião, também dialoguei muito com os pesquisadores brasileiros, que também estavam realizando intercâmbio naquele país e naquela universidade.

O livro surge, então, da necessidade de dar visibilidade e de compartilhar esta pesquisa, uma vez que trabalhei a partir de importantes achados, fontes primárias significativas, indicadoras de mudanças relacionadas com o Ensino do Desenho, denominação atribuída no século dezenove, ao ensino de Arte da época. Algumas fontes eram desconhecidas, outras pouco esmiuçadas e discutidas.

O livro também traz uma narrativa focada nas práticas discursivas, atentando para as construções sociais de infância, de ensino e de “bom professor” de Desenho. É uma narrativa que vale a pena ser conhecida para se compreender mais uma maneira de explicar a história do ensino de Artes no Brasil. Compreendo que é fundamental conhecer o passado para perceber sua persistência no presente e para aprendermos a construir novas alternativas de ensinar e de aprender. O desconhecimento do passado faz com que tenhamos dificuldade de discernir novas alternativas. Eis, em suma, o que me motivou a escrever este livro.

Segue o sumário:


INTRODUÇÃO............................................................................................



1 REPRESENTAÇÃO ECLÉTICA DA INFÂNCIA EM IMAGENS..........



2 FORMAÇÃO DO “BOM ARTISTA” DISTINTA DO “BOM ARTÍFICE”: O ENSINO DO DESENHO PELA MISSÃO FRANCESA..........................

3 FORMAÇÃO DE OPERÁRIOS CONJUGANDO ARTE IDEAL E ARTESANAL: O ENSINO DO DESENHO NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS – RJ...........................................................................................


4 FORMAÇÃO DE OPERÁRIOS E O ENSINO DO DESENHO PELO MÉTODO INTUITIVO E PELAS LIÇÕES DE COISAS: PROPOSTA DE RUI BARBOSA.......................................................................................



5 FORMAÇÃO DE OPERÁRIOS COM VISÃO NACIONAL: O ENSINO DO DESENHO ESTILIZADOR DA FAUNA E DA FLORA BRASILEIRA PROPOSTO POR THEODORO BRAGA..................................................


6 A FORMAÇÃO DO DESENHISTA AUTO-EXPRESSIVO: O PLANO DE ENSINO DE ANITA MALFATTI..........................................................


CONSIDERAÇŐES SEM FINAIS..............................................................


REFERÊNCIAS...........................................................................................





Para adquirir em sua casa, para qualquer lugar do país, entre em contato com o meu e-mail (erinaldo_alves@hotmail.com ou katiery@terra.com.br) e receberá as instruções necessárias.

Abs.

Erinaldo Alves do Nascimento


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