Pular para o conteúdo principal

Artigos publicados sobre ensino das Artes Visuais

Pessoal,

seguem os links de alguns artigos de minha autoria, publicados e disponíveis na internet, tratando de aspectos diferentes do ensino das artes visuais. Vale a pena ler e conversar...

1 Aspectos diferenciais em projetos educativos em Artes
Erinaldo Alves do Nascimento
Fornece importantes dicas para a elaboração de projetos educacionais


2 OFICIALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE ARTES NO MUNICÍPIO
DE JOÃO PESSOA|PB EM CONSONÂNCIA COM AS DIRETRIZES ATUAIS:
uma articulação entre gestão pública e pesquisa acadêmica
Erinaldo Alves do Nascimento

Este texto faz uma reflexão sobre um processo de implantação do ensino de Artes, que culminou na aprovação da resolução 009|2006, do Conselho Municipal de Educação. Tal ação oficializou a obrigatoriedade do ensino de Artes em todos os níveis, séries e modalidades do Ensino Fundamental, respeitando a formação inicial em Artes Visuais, Música e Teatro/Dança no município de João Pessoa. Apoiamo-nos no planejamento participativo e na visão de gestão pública cidadã para tentar efetivar uma educação pública de qualidade. Pesquisas foram realizadas para avaliar a
recepção e o engajamento profissional de diretores e professores.


3 IMAGENS EM DESLOCAMENTO: POSSIBILIDADES DE ARTICULAçãO A PARTIR DA CULTURA VISUAL
Erinaldo Alves do Nascimento

Este texto faz uma reflexão sobre as possibilidades de articulação das imagens a partir da perspectiva da cultura
visual. Propõe algumas alternativas educacionais para usar ou deslocar as imagens nos projetos de trabalho com
Artes Visuais. Cada possibilidade é exemplificada com os desdobramentos de um projeto de trabalho desenvolvido
por estagiários da Licenciatura em Educação Artística da UFPB.
O leitor ainda encontra artigos de outros autores tratando da temática


4 A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens
Erinaldo Alves do Nascimento
o texto apresenta algumas singularidades para se trabalhar com a Educação da Cultura Visual.


5 - MARCAS DO ROMANTISMO: OS IMPASSES DA FUNDAMENTAÇÃO DOS
PCN-ARTE
Maura Penna e Erinaldo Alves
Analisa a persistência do romantismo em muitas ideas sobre ensino das artes visuais. O leitor encontra o livro inteiro tratando dos PCNs.


Erinaldo Alves

Comentários

Anônimo disse…
simply stopping by to say hello

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…