Pular para o conteúdo principal

ABERTA CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA IMAGINAR

Recebi este email há alguns dias do editor da Revista:


ABERTA CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA IMAGINAR - APECV - PORTUGAL


Relativamente às próximas edições da revista Imaginar gostaríamos de proporcionar um en-foque específico a cada edição da revista. Neste sentido, procuramos focar a próxima revista no tema dos diários gráficos. Assim, convidam-se os investigadores e interessados nesta temática e/ ou em assuntos laterais ao desenho gráfico que queiram colaborar na próxima edição que entrem em contacto com o editor. Do mesmo modo, sensibilizamos os investigadores interessados em produzir artigos sobre arte pública, para uma edição posterior. Procuramos com esta agenda motivar atempadamente os professores/ investigadores em programar melhor os seus trabalhos. Com o intuito de tornar a revista um instrumento de trabalho e um manancial de inovadoras sugestões criativas nas didácticas e práticas pedagógicas, apela-se, igualmente, aos leitores/ professores interessados em partilhar relatos/ experiências pedagógicas e didácticas ou notas/ opiniões sobre livros, exposições, filmes, viagens, encontros, congressos e/ou outro tipo de eventos a entrar em contacto com antoniopereira@apecv.pt e enviar-nos a sua colaboração que, depois de analisada a sua pertinência, será publicada na próxima revista.

Queremos tornar a Imaginar numa revista que traga a cada edição um tema específico em reflexão. Simultaneamente, em todas as edições, pretendemos ter uma secção alargada de relatos de experiências docentes estimulantes e de sucesso, bem como uma terceira secção aberta a comentários sobre congressos, encontros, exposições, livros, filmes, eventos e outros assuntos pertinentes à Expressão e Comunicação Visual. Com este propósito, pretendemos o seu contri-buto e sugestão para que a revista se vá adaptando às nossas expectativas e à prática de todos os professores e investigadores na área das expressões, em suma, às necessidades e vontades dos nossos leitores.
Antonio Pereira - APECV

Para saber mais sobre a revista veja aqui.

Postado por: Flávia Pedrosa Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…