Pular para o conteúdo principal

I Encontro Nacional de Ensino das Artes: circuito Nordeste

I Encontro Nacional de Ensino das Artes: circuito Nordeste

O que pesquisar e ensinar em Artes e como avaliar?

Período: 10 a 12 de novembro de 2010

Local: Auditório do CCSA, Auditório do CCS da UFPB e Biblioteca Central da UFPB

Público alvo:

Coordenadores da Rede Arte na Escola do Nordeste

Professores de Artes dos diferentes níveis de ensino e áreas afins

Estudantes das Licenciaturas em Artes e Ed. Artística e áreas afins

Prazos para as Inscrições:

· Para relatos de pesquisa e ensino relacionados aos Pólos Arte na Escola do Nordeste – até 31.10.2010 (Os relatos devem ser encaminhados pela coordenação dos pólos)

· Os relatos devem ser apresentados no formato de banners ou posters (cada pólo enviará um trabalho a ser apresentado)

Inscrição para os coordenadores dos Pólos da Rede Arte na Escola da Região Nordeste: até 25.10.2010

Para os demais participantes ou ouvintes: até 03.11.2010

Valores da inscrição:

Coordenadores da Rede Arte na Escola do Nordeste – inscrição gratuita

R$ 10,00 até 03.11.2010 para ouvintes e participantes (professores e estudantes) – Vagas limitadas

R$ 20,00 - após 03.11.2010.

Palestrantes: Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)

Profa. Dra. Luciana Loponte (UFRGS)

Promoção: Projeto Arte na Escola – Pólo João Pessoa/PB – UFPB – Departamento de Artes Visuais - Pólo UFPB - GPEAV-DAV-UFPB

Apoio: Rede Arte na Escola – Mestrado em Artes Visuais – UFPB/UFPE

Programação

10.11.2010

Manhã – 08h às 12h (programação aberta)



08h00 - Credenciamento


09h00 - Abertura oficial


10h00 Palestra de Abertura: A pesquisa e sua relação com o ensino e a aprendizagem em Artes – Profa Dra. Irene Tourinho.


10h50 – Debate


11h10 – Coffe break

11h25 - lançamento do livro Cultura visual e Infância pelo Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG)

11h50 - sessão de autógrafos

12h00 - Encerramento


10.11.2010 – Tarde – 14h às 17h



14h às 16h – Exposição de pôsters e relatos de pesquisa e ensino relacionados ao ensino de Arte.Expositores: coordenadores e seus convidados. Galeria Vão Livre Arte na Escola - Aberto ao público participante


16h20 - visita ao pôr do sol na Praia do Jacaré

11.11.2010

Manhã – 09h às 12h (exclusivo para os coordenadores)
Coordenação: Profa. Dra. Luciana Loponte

09h às 10h30 - Trabalhos dos GTs: avaliação e possibilidades de reflexão e mudança

10h30 – coffe break

11h00 – relatos

12h – encerramento


11.11.2010 – Tarde - 14h às 17h (para todo o público)

14h00 - Início das atividades

Coordenação: Prof. Dra. Lívia Carvalho

14h20 Palestra: O ensino das artes visuais e suas relações com a pesquisa e a aprendizagem – Profa. Dra. Luciana Loponte

15h00 – Debate


15h30 - coffe beak

16h - Lançamento do livro Artes Visuais e suas conexões: panorama de pesquisa, Anotações sobre as artes visuais na Paraíba pela profa. Dra. Madalena Zaccara (UFPE).

16h30 - sessão de autógrafo

17h - Encerramento


Noite

20h30 - Jantar de confraternização (coordenadores e convidados)


12.11.2010

Manhã – 09h às 12h (exclusivo para os coordenadores)

09h00 às 10h30 - Reunião dos Coordenadores do NE – Elaboração de documento a ser apresentado no Encontro Nacional em 2011

10h30 – coffe break

11h – Continuidade e avaliação

12h - Encerramento


Tarde – 14h às 17h (para todo o público)


14h00 – Início das atividades
14h10 – Palestra: Avaliação e suas possibilidades no ensino de artes. Profa. Dra. Irene Tourinho


15h00 – Debate


15h30- coffee break

16h - Lançamento de livro “Ensaios pós-metafísicos” e “Ensino do Desenho” pelo Prof. Dr. Erinaldo Alves

16h30 Encerramento do evento para os participantes

16h50 – sessão de autógrafos

17h – Encerramento

17h30 – visita à estação cabo branco


E-mail para contatos: eventosgpeav@hotmail.com


(Erinaldo Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...