Pular para o conteúdo principal

I Encontro Nacional de Ensino das Artes: circuito Nordeste

I Encontro Nacional de Ensino das Artes: circuito Nordeste

O que pesquisar e ensinar em Artes e como avaliar?

Período: 10 a 12 de novembro de 2010

Local: Auditório do CCSA, Auditório do CCS da UFPB e Biblioteca Central da UFPB

Público alvo:

Coordenadores da Rede Arte na Escola do Nordeste

Professores de Artes dos diferentes níveis de ensino e áreas afins

Estudantes das Licenciaturas em Artes e Ed. Artística e áreas afins

Prazos para as Inscrições:

· Para relatos de pesquisa e ensino relacionados aos Pólos Arte na Escola do Nordeste – até 31.10.2010 (Os relatos devem ser encaminhados pela coordenação dos pólos)

· Os relatos devem ser apresentados no formato de banners ou posters (cada pólo enviará um trabalho a ser apresentado)

Inscrição para os coordenadores dos Pólos da Rede Arte na Escola da Região Nordeste: até 25.10.2010

Para os demais participantes ou ouvintes: até 03.11.2010

Valores da inscrição:

Coordenadores da Rede Arte na Escola do Nordeste – inscrição gratuita

R$ 10,00 até 03.11.2010 para ouvintes e participantes (professores e estudantes) – Vagas limitadas

R$ 20,00 - após 03.11.2010.

Palestrantes: Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)

Profa. Dra. Luciana Loponte (UFRGS)

Promoção: Projeto Arte na Escola – Pólo João Pessoa/PB – UFPB – Departamento de Artes Visuais - Pólo UFPB - GPEAV-DAV-UFPB

Apoio: Rede Arte na Escola – Mestrado em Artes Visuais – UFPB/UFPE

Programação

10.11.2010

Manhã – 08h às 12h (programação aberta)



08h00 - Credenciamento


09h00 - Abertura oficial


10h00 Palestra de Abertura: A pesquisa e sua relação com o ensino e a aprendizagem em Artes – Profa Dra. Irene Tourinho.


10h50 – Debate


11h10 – Coffe break

11h25 - lançamento do livro Cultura visual e Infância pelo Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG)

11h50 - sessão de autógrafos

12h00 - Encerramento


10.11.2010 – Tarde – 14h às 17h



14h às 16h – Exposição de pôsters e relatos de pesquisa e ensino relacionados ao ensino de Arte.Expositores: coordenadores e seus convidados. Galeria Vão Livre Arte na Escola - Aberto ao público participante


16h20 - visita ao pôr do sol na Praia do Jacaré

11.11.2010

Manhã – 09h às 12h (exclusivo para os coordenadores)
Coordenação: Profa. Dra. Luciana Loponte

09h às 10h30 - Trabalhos dos GTs: avaliação e possibilidades de reflexão e mudança

10h30 – coffe break

11h00 – relatos

12h – encerramento


11.11.2010 – Tarde - 14h às 17h (para todo o público)

14h00 - Início das atividades

Coordenação: Prof. Dra. Lívia Carvalho

14h20 Palestra: O ensino das artes visuais e suas relações com a pesquisa e a aprendizagem – Profa. Dra. Luciana Loponte

15h00 – Debate


15h30 - coffe beak

16h - Lançamento do livro Artes Visuais e suas conexões: panorama de pesquisa, Anotações sobre as artes visuais na Paraíba pela profa. Dra. Madalena Zaccara (UFPE).

16h30 - sessão de autógrafo

17h - Encerramento


Noite

20h30 - Jantar de confraternização (coordenadores e convidados)


12.11.2010

Manhã – 09h às 12h (exclusivo para os coordenadores)

09h00 às 10h30 - Reunião dos Coordenadores do NE – Elaboração de documento a ser apresentado no Encontro Nacional em 2011

10h30 – coffe break

11h – Continuidade e avaliação

12h - Encerramento


Tarde – 14h às 17h (para todo o público)


14h00 – Início das atividades
14h10 – Palestra: Avaliação e suas possibilidades no ensino de artes. Profa. Dra. Irene Tourinho


15h00 – Debate


15h30- coffee break

16h - Lançamento de livro “Ensaios pós-metafísicos” e “Ensino do Desenho” pelo Prof. Dr. Erinaldo Alves

16h30 Encerramento do evento para os participantes

16h50 – sessão de autógrafos

17h – Encerramento

17h30 – visita à estação cabo branco


E-mail para contatos: eventosgpeav@hotmail.com


(Erinaldo Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…