Pular para o conteúdo principal

Seleção de trabalhos para apresentação na REM - Rede de Educadores em Museus da Paraíba

O ensino de artes visuais no terceiro setor ainda possui pouca visibilidade pelos docentes universitários. Essa situação também não é diferente em relação aos museus. Aqui na Paraíba existe uma Rede de Educadores em Museus - REM- que se propõe a discutir o ensino e os problemas encontrados por profissionais ou interessados no setor museal.
Em outubro de 2010, a REM estará completando seu primeiro ano e para celebrar esse ocasião será realizada uma oficina com a Profª. Magaly Cabral, importante nome da Museologia Brasileira, que é pedagoga, museológa e diretora do Museu da República, no Rio de Janeiro.
Para a oficina, a REM também estará selecionando trabalhos que serão apresentados na mesma oportunidade.
Para quem se interessar, fica aqui o duplo convite para participação dos profissionais em Artes Visuais.



REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS DA PARAÍBA - REM/PB

SELEÇÃO DE PAINÉIS

OFICINA "AÇÕES EDUCATIVAS EM MUSEUS"

Professora Magaly Cabral

Caros colegas, em comemoração ao aniversário de 01 ano da Rede de Educadores em Museus da Paraíba - REM/PB, será realizada a Oficina "Ações Educativas em Museus", nos dia 7 e 8 de outubro de 2010, no Museu de Arte Assis Chateaubriand, em Campina Grande, ministrada pela Professora Magaly Cabral. Ela é museóloga, pedagoga e diretora do Museu da República do Rio de Janeiro.

A Equipe de Coordenação da REM/PB irá selecionar, para apresentação durante a oficina, 06 painéis sobre atividades de ações educativas em museus e práticas de educação patrimonial na Paraíba. Cada participante selecionado terá 10 minutos para apresentação de seu painel.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão encaminhar sua proposta no período de 10 a 24 de setembro de 2010, ao e-mail rem.paraiba@gmail.com, de acordo com as seguintes regras:

a) Cada interessado poderá apresentar apenas uma proposta;

b) Os trabalhos poderão ser individuais ou em grupo, mas apenas uma pessoa poderá apresentá-lo;

c) A proposta de painel deverá ser apresentada em uma lauda (aproximadamente 400 palavras), no formato Word, na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5;

d) Além do resumo do trabalho, a proposta deverá apresentar as seguintes informações: participantes, título do trabalho, local onde o trabalho foi realizado e instituição a que está vinculado, se for o caso.

As propostas serão selecionadas levando em consideração os seguintes critérios:

a) Clareza do texto;

b) Pertinência da proposta;

c) Alinhamento com o tema central da oficina.

A divulgação do resultado da seleção está prevista para até o dia 30 de setembro de 2010.

Será disponibilizado computador e datashow para que os selecionados possam apresentar os trabalhos.

O deslocamento, a hospedagem e quaisquer outras despesas necessárias para a participação na oficina são de inteira responsabilidade do participante selecionado.

Os participantes selecionados receberão certificado de apresentação de trabalho.

Atenciosamente,

Equipe de Coordenação da Rede de Educadores em Museus da Paraíba





A ficha de inscrição e a convocatória para apresentação dos trabalhos estão disponíveis em: http://remparaiba.grouply.com/files/folder/71130


Karlene Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...