Pular para o conteúdo principal

O pequeno museu e outras histórias no Brasil e França




Olá a todos!

Passei muito tempo sem postar e, agora, tenho muitas novidades.
Estive participando da residência Écritures de Lumière, que é destinada a artistas-fotógrafos e mantida pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e Ministério da Educação Nacional da França.
Concluí meu trabalho em março com uma grande produção de fotografias. Parte delas integra
a mostra individual Le petit musée et d'autres histoires, que ainda está acontecendo na Orangerie do Château de la Louvière, em Montluçon (França).
Também faz parte da exposição meu recente projeto intitulado O pequeno museu de mim - a vida das coisas, que conta com fotografias e vídeos realizados a partir de objetos do uso cotidiano. Para realizá-lo contei com a participação de várias pessoas que me mostraram coisas que têm algum significado afetivo para elas e me contaram suas histórias. A partir desses depoimentos e fotografias, realizei pequenos vídeos que nos transportam para universos muito sensíveis.
Esse trabalho conta com o acompanhamento teórico de Magda Ribeiro, mestranda em antropologia pela Universidade de São Paulo, que é autora de um texto muito bacana que pretendo mostrar para vocês em breve.
O pequeno museu de mim... ainda está em processo e, em breve, terei mais notícias sobre ele para divulgar.

O pequeno museu e outras histórias estará em julho e agosto, em São Paulo

Dia 29 de julho, às 20h, acontece o vernissage de minha individual na recém-inaugurada Galeria Quarta Parede, em São Paulo.
Vou mostrar parte da exposição que está na Louvière (FR), como as fotografias de O pequeno museu.... e a instalação Para guardar nossos souvenirs.
A noite terá participação especial do pianista francês Laurent Desforges, que mostrará suas composições.
www.galeriaquartaparede.com
Devo mostrar essas fotos em pelo menos mais uma cidade, durante minha passagem por São Paulo mas aguardo confirmação. Assim que eu tiver detalhes, virei aqui contar para vocês.

Um abraço a todos e até breve,
Carmen Novo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê