Pular para o conteúdo principal

Planejamento e momentos da abertura da exposição "Aprendendo com cartuns: do ensino dos ofícios à auto-expressão"

Felipe que, junto com Carlos Nunes, cuidaram do design gráfico da exposição

Momento de descontração da turma, com as belas Illian e Conceição posando para fotos, enquanto Diego e Felipe trabalham concentradíssimos.

Erinaldo com Conceição e Izis, as loiras belas participantes da exposição no momento da abertura
Cybele, a "brodinha", Kelly, a bela empresária, Erinaldo, Conceição, a bela cinéfila, Izis, "a sorridente" e Cairê, "o agitado", no momento da abertura da exposição

Visitante na exposição.

Momentos da montagem da exposição, marcada pela participação coletiva da Turma de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, 2009.1. A coordenação deste momento ficou ao encargo de Bertrand. Carlos, Izis e Idália colaboraram com sugestões.

Momentos da montagem da exposição, marcada pela participação coletiva da Turma de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, 2009.1. Angélica na preparação dos trabalhos.

Momentos da montagem da exposição, marcada pela participação coletiva da Turma de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, 2009.1. Erinaldo, Cybele, Lucas e Diego cuidando dos textos informativos da exposição. Conceição, ao fundo, cuidava do "marcador de livros", mais um instrumento de marketing da exposição.

Izis e Betrand montando a exposição

Betrand montando a exposição cuidadosamente.



Momentos da montagem e abertura da Exposição "Aprendendo com cartuns: do ensino dos ofícios à auto-expressão", ocorrida no dia 17.09.2009, na Galeria Vão Livre, do Projeto Arte na Escola - Pólo UFPB. Esta exposição ajuda a demonstrar uma possibilidade de utilização da arte para auxiliar no processo de avaliação da apredizagem. A montagem da exposição também fez parte do processo de aprendizagem, quando pudemos conhecer como montar um projeto expográfico. Agradecimentos especiais à turma de História do ensino das artes visuais - 2009.1, da Licenciatura em Artes Visuais, à equipe do Arte na Escola - Pólo UFPB e do GPEAV-UFPB.

Abraços,

Erinaldo Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…