Pular para o conteúdo principal

Planejamento e momentos da abertura da exposição "Aprendendo com cartuns: do ensino dos ofícios à auto-expressão"

Felipe que, junto com Carlos Nunes, cuidaram do design gráfico da exposição

Momento de descontração da turma, com as belas Illian e Conceição posando para fotos, enquanto Diego e Felipe trabalham concentradíssimos.

Erinaldo com Conceição e Izis, as loiras belas participantes da exposição no momento da abertura
Cybele, a "brodinha", Kelly, a bela empresária, Erinaldo, Conceição, a bela cinéfila, Izis, "a sorridente" e Cairê, "o agitado", no momento da abertura da exposição

Visitante na exposição.

Momentos da montagem da exposição, marcada pela participação coletiva da Turma de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, 2009.1. A coordenação deste momento ficou ao encargo de Bertrand. Carlos, Izis e Idália colaboraram com sugestões.

Momentos da montagem da exposição, marcada pela participação coletiva da Turma de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, 2009.1. Angélica na preparação dos trabalhos.

Momentos da montagem da exposição, marcada pela participação coletiva da Turma de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, 2009.1. Erinaldo, Cybele, Lucas e Diego cuidando dos textos informativos da exposição. Conceição, ao fundo, cuidava do "marcador de livros", mais um instrumento de marketing da exposição.

Izis e Betrand montando a exposição

Betrand montando a exposição cuidadosamente.



Momentos da montagem e abertura da Exposição "Aprendendo com cartuns: do ensino dos ofícios à auto-expressão", ocorrida no dia 17.09.2009, na Galeria Vão Livre, do Projeto Arte na Escola - Pólo UFPB. Esta exposição ajuda a demonstrar uma possibilidade de utilização da arte para auxiliar no processo de avaliação da apredizagem. A montagem da exposição também fez parte do processo de aprendizagem, quando pudemos conhecer como montar um projeto expográfico. Agradecimentos especiais à turma de História do ensino das artes visuais - 2009.1, da Licenciatura em Artes Visuais, à equipe do Arte na Escola - Pólo UFPB e do GPEAV-UFPB.

Abraços,

Erinaldo Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...