Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

"Entre percursos e circuitos - Manobras da arte" - Itaú Cultural

Entre os dias 6 e 9 de outubro, das 14 às 18h, o workshop "Entre percursos e circuitos - Manobras da arte", promovido pelo Itaú Cultural em parceria com a Usina Cultural Energisa, chega a João Pessoa. O evento faz parte da quarta edição do programa Rumos Artes Visuais e propõe uma série de ações com quatro dias de duração, que está percorrendo 18 municípios de norte a sul do Brasil. Voltada para a promoção, análise, discussão e fomento à produção artística contemporânea, o objetivo é contribuir para a articulação, consolidação e aprofundamento de um cenário artístico-cultural favorável ao desenvolvimento das artes. A mineira Janaína Mello, assistente curatorial do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, coordena o encontro.

Sempre no horário das 14h às 18h e com um máximo de 25 participantes, o workshop é dirigido a profissionais das artes visuais - pesquisadores, professores, estudantes, artistas e galeristas, entre outros -, e coloca em debate os caminhos da arte contemporânea.

Biografia da palestrante
Janaína Mello é historiadora com atuação na área de crítica de arte, curadora, pesquisadora, professora e coordenadora de arte e educação do Inhotim Centro de Arte Contemporânea, em Brumadinho, Minas Gerais. Coordenou, durante dois anos, o Departamento de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha. Como colaboradora da Editora C/Arte, organizou vários livros da coleção Circuito Atelier. Tem artigos publicados em livros, revistas e catálogos.

O programa
O Rumos Artes Visuais deste ano reuniu a experiência acumulada nas edições anteriores, contando com uma comissão curatorial maior, sob a coordenação do curador paraibano, radicado no Rio de Janeiro, Paulo Sergio Duarte. Quatro outros curadores foram responsáveis por regiões diferentes daquelas onde estão acostumados a atuar e contaram com o apoio de oito assistentes curatoriais das diferentes regiões, que ajudaram na pesquisa e na pré-seleção dos projetos e que agora saem em itinerância pelo país com o workshop “Entre percursos e circuitos - Manobras da arte”.

Entre março e maio de 2008, ainda, a equipe curatorial fez palestras e debates, com mediação do crítico e pesquisador Guy Amado em 19 cidades. O grupo discutiu com o público temas relacionados à arte contemporânea, como indústria cultural, consumo, globalização, mercado e produção, formação do artista, espaços de exibição, história da arte, e, sobretudo, realizou a difusão do programa Rumos para os artistas locais.
Participação gratuita. Inscrições abertas a partir do dia 22 de setembro. Vagas limitadas.Usina Cultural EnergisaAv Juarez Távora 243 - Torre - João Pessoa-PBInscrições pelo fone 83 3221.6343 ou pelo email: usina@energisa.com.br
dyogenes chaves endereço: av argemiro figueiredo 4385/ 103 joao pessoa-pb brasil 58037-030 celular: (83) 8874.7877 fixo: (83) 3042.7979
Por Beto Câmara

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO