Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Artesanato - Dona Marisô

Nas minhas andanças pelo interior, encontro muitas coisas interessantes, culturalmente falando. O artesanato exerce uma forte atração sobre mim e, por isso, sempre procuro ver o artesanato de cada local. Agora no final de agosto, estive na cidade onde meus pais moram ( Nazarezinho ) e encontrei uma senhora, Dona Marisô, que chamou minha atenção.
Ela tem problemas auditivos graves e é dependente do aparelho para se comunicar. Dona de um carisma impressionante, tem um sorriso fácil que acaba conquistando quem se aproxima. Como se não bastasse a prosa aconchegante, Dona Marisô ainda se destaca no seu artesanato. Ela faz bonecas de pano. Durante a conversa ela contou que aprendeu com a mãe, quando ainda usava calcinhas. Adorou fazer as bonecas e isso passou a ser sua principal diversão . Toda manhã se comprometia com a mãe de arrumar a casa em troca de tecido. À tarde, saía para brincar e por lá mesmo deixava a boneca, desmanchando-a. Essa foi a única forma que encontrou para que no dia seguinte sua mãe, mesmo reclamando, fornecesse mais tecido para ela produzir uma nova boneca. Já mocinha, usou as bonecas para comprar, ou trocar, por peças de roupas e/ou calçados . Hoje, ainda que modestamente, vende para ajudar a renda da família. A história é de perserverança e amor por essas bonecas, mas o produto foi o que mais me seduziu! São incriveis essas bonecas ( bruxinhas) de Dona Marisô. Elas são muuuito pesadas porque ela compacta, ao máximo, com retalhos de tecido, cada parte da boneca. Elas têm cintura, quadril e seios, fartos e definidos. Suas unhas são pintadas.Os sapatos também são feitos por ela e muitas possuem meia calça, tipo arrastão. Os cabelos não são feitos de linha. Com a mesma mansidão com que fala, desfia o tecido, separando fio a fio para fazer a cabeleira da boneca. Além de tudo isso, ela usa sobreposição de tecidos, através de transparência, para variar os tons dos rostos das bonecas e faz bonecas em tamanho real!
Adoro descobrir pessoas e produtos que mesmo enfretando dificuldades financeiras, praticamente isoladas em sítios do sertão e sem ajuda do governo defendem sua produção com tanta paixão. À Dona Marisô meus parabéns pelo amor a sua produção artesanal!






r









Karlene Braga

1 Comentário:

ESPÍRITO SANTO disse...

Nossa..!! Estou eu pesquisando bonecas e encontro essa artísta maravilhosa,,,Posso saber onde é a casa dela para poder conhecer-la.Parabéns pela reportagem.

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO