Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Saiba gerenciar melhor seu tempo no trabalho

Quando vi essa reportagem achei que sua socialização seria de muita utilidade aos professores e estudantes que frequentam esse blog e que em seu cotidiano precisam fazer malabarismos com o tempo para cumprir todos os compromissos. Uma das dicas interessantes é a respeito do trabalho em equipe...


Parece que o tempo passa rápido demais? É quase impossível dominar todas as informações e tarefas no trabalho? Planejamento e a objetividade são essenciais para controlarmos os ponteiros do relógio.

É uma luta diária contra o relógio. O brasileiro trabalha, por semana, nas grandes cidades, em média, 40 horas. E a maioria tem sempre aquela sensação de que não vai dar tempo de cumprir o prazo prometido.

É pressão de um lado, pressão de outro... Mas qual será a melhor dica para não perder o controle do tempo e não enlouquecer?

“Clareza sobre o que está sendo solicitado, sobre a demandas, seja ela profissional, familiar, pessoal. Clareza no sentido de quanto tempo isso vai demorar. Se isso é urgente não é urgente. A segunda coisa é você mesmo da clareza sobre o seu própria dia, sua própria atividade. Vamos supor que o chefe te pediu alguma coisa, que é urgente, porque o chefe do chefe pediu. Você precisa ter do seu chefe uma noção do quanto ele imagina que aquela atividade vai tomar de tempo e você precisa dar para seu chefe a noção do quanto você tá fazendo de trabalho, então é você ter clareza dos dois lados”, diz Aloísio Duoro, consultor de RH.

Não! Essa simples palavra pode fazer uma grande diferença na hora de poupar tempo. Um estudo mostrou que 82% das pessoas perdem tempo por não saber dizer não. E as mulheres, cerca de 67%, são as que menos conseguem negar algo.. Mas os homens também vacilam. Eles são os que mais desperdiçam tempo de forma inútil. E apenas um terço do tempo do brasileiro é focado em atividades realmente importantes

Apenas onze minutos (imagens do Museu do Relógio). Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que é esse o tempo médio que uma pessoa consegue ficar concentrada em uma tarefa. E se alguma coisa te distrai, por exemplo, atende um telefonema sobre um outro assunto, bate-papo com um colega, aí você pode perder até 25 minutos do seu trabalho até conseguir focar novamente a atenção no que estava fazendo.

Jogos, cafezinho e muita conversa. Na política de uma empresa, isso não é peerder tempo. “No começo nós estranhamos um pouco o número de horas que as pessoas ficavam no lounge jogando, mas no final do dia compensa! Ou seja, apesar de uma impressão inicial de que o trabalho rende menos, pelas horas “perdidas” na descompressão, o trabalho rende mais” declara Romero Rodrigues , presidente da empresa.

Vamos ver agora um outro exemplo que vem de Fortaleza. O advogado, doutor Romulo Alexandre, além de cuidar de diversos processos, o que já é comum na profissão, ele também é presidente do conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e atualmente está organizando um encontro que vai reunir representantes de oito países de língua portuguesa.

“Para cumprir os compromissos no prazo acredito que primeiro devemos gostar do que fazemos. E segundo, trabalhar em equipe. Hoje se não tivesse uma equipe de apoio que me ajuda nas atividades finais, dificilmente eu conseguiria administrar o conjunto de atividade quer no escritório, quer no conselho das câmaras”, diz Romulo Alexandre Soares, advogado.

E vai aí mais um conselho para adiantar seu dia: seja sempre objetivo, faça um planejamento. Pergunte-se: o que é mais importante para agora?

“São tantas coisas que no final acabamos nos perdendo. O que eu preciso fazer, além do planejamento? É preciso botar alguns limites claros de quanto que eu preciso fazer agora, quanto eu posso postergar, se postergar é melhor ou se posso fazer na semana que vem”, avalia Aloísio Duoro, consultor de RH.

Não é fácil administrar o tempo, mas ter o controle sobre ele, o tão almejado sucesso pode ficar ainda mais perto e garantido.

“Um dos critérios que a gente usa para aliviar uma pessoa de sucesso não é necessariamente a quantidade de coisas que ela faz, mas o que ela faz, ela faz bem feito, no sentido de fazer até o fim, de cumprir a tarefa”, declara o consultor.


Disponível em: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1228007-16022,00-SAIBA+GERENCIAR+MELHOR+SEU+TEMPO+NO+TRABALHO.html


Karlene Braga

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO