Pular para o conteúdo principal

Obrigado Mestre

Olá Pessoal,

Infelizmente, no final de abril, logo após a minha apresentação enquanto colaborador do blog, precisei me afastar devido a internação de urgência e posterior falecimento de minha avó, a nossa matriarca e uma pessoa muito querida e amada por todos. E nesse momento doloroso necessitou a atenção e dedicação de toda a família.

Dessa forma, não tive a oportunidade de agradecer as gentis palavras que Erinaldo postou quando fez a minha apresentação.

Posso destacar que muito do sucesso profissional e pessoal de um indivíduo, se dar através das escolhas realizadas na nossa trajetória de vida. Dessa forma, no meu caso, ser artista plástico sempre foi um sonho de infância e uma meta a ser alcançada.

Outra questão importantíssima é que nesse caminho, você tenha a sorte de ter pessoas especiais e qualificadas que ajudarão a alcançar essas metas. Durante minha vida acadêmica no curso de artes visuais na UFPB, por exemplo, tive a oportunidade de conviver com excelentes professores que moldaram e me inspiraram numa nova profissão que nem sonhava que era a do magistério em artes.

Na entrega da minha da prova final de minha monografia, alguns amigos estranharam quando nomeie todos os meus professores um a um. Hoje, novamente farei com intuito de destacá-los seja pelo método, pela determinação, pela erudição, pela paixão, bem como, em outros aspectos, importantes na minha formação. Então, gostaria de homenagear nomes como: Antônio Gomes, Ana Maria Coutinho, Breno Mattos, Celene Sitônio, Erinaldo Alves, Fernando Pereira (Bermuda), Florismar Gomes, Francisco Pereira Júnior, Gabriel Bechara, José Nilton, Liana Chaves, Lívia Marques, Manuel Clemente, Maria do Carmo Santiago, Maria Helena Mousinho, Roseli Mikeloto, Rosilda de Sá, Rosires Carvalho, Sanclair, Silvino Espínola e Sylvia Ribeiro Coutinho.

Assim, ser grato e dar o reconhecimento dos créditos a quem os merece, é fundamental para nosso crescimento e amadurecimento enquanto pessoa e profissional, bem como, estarmos também contribuindo para mantermos estes profissionais preparados e motivados para “outros” Vasconcelos, Josés, Severinos, Antônios..., que passaram pelas suas tutelas. Assim, parte do que sou hoje é dividido com vocês. Um abraço a todos.
Por fim, dentre tudo, não poderia de deixar aqui o meu agradecimento especial ao Prof. Erinaldo Alves, no qual convivi em várias etapas da minha vida acadêmica, enquanto aluno depois, bolsista e funcionário. Mentor intelectual e responsável direto pelo referencial de profissional que me espelho e busco alcançar. Sábias e importantes foram suas orientações e conselhos.

Obrigado Mestre!

(José de Vasconcelos Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê