Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

terça-feira, 16 de junho de 2009

II Colóquio Nacional Visualidade e Educação: imagem em deslocamento

Oi, pessoal,
estou participando do II Colóquio Nacional Visualidade e Educação: imagem em deslocamento, que está sendo realizado entre os dias 15 e 16 de junho de 2009, na cidade de Goiânia/GO, na UFG. O evento terminou hoje e trouxe discussões substanciais e provocadoras sobre as potencialidades e possibilidades da Educação da Cultura Visual. Nesta postagem, quero destacar a minha participação no evento. Em outra ocasião farei uma postagem com imagens dos principais momentos do evento.
No dia 15.06.2009, participei de uma mesa com a seguinte temática: Fundamentos e Experiências em Cultura Visual. A mesa foi moderada por Alice Fátima Martins. A mesa foi composta por mim (Erinaldo Alves - UFPB), por Irene Tourinho (UFG), Marilda Oliveira (UFSM) e Rejane Coutinho. A mesa foi interessante porque pareceu que uma fala complementava as demais.
A minha palestra teve o seguinte título: IMAGENS EM DESLOCAMENTO: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO A PARTIR DA CULTURA VISUAL. Fiz uma reflexão sobre as possibilidades de articulação das imagens a partir da perspectiva da cultura visual. Propus algumas alternativas educacionais para usar ou deslocar as imagens nos projetos de trabalho com Artes Visuais a partir da perspectiva da Educação da Cultura Visual. Cada possibilidade foi exemplificada com os desdobramentos de um projeto de trabalho desenvolvido por estagiários da Licenciatura em Educação Artística da UFPB, intitulado "As imagens que fazem o meu lanche". O projeto foi desenolvido, em 2006, na Prática de Ensino das Artes Plásticas, pelos estudantes daquele momento: Emanuel Guedes Soares da Costa, Ivonice Fontes de Abreu, Severino Carneiro Pinto, Suely de Morais e Willtamira Ferreira da Paixão.
A profa Irene Tourinho fez uma análise muito inteligente de propostas curriculares, dando uma demonstração de como usar o power point de maneira metafórica e poética. Marilda explanou sobre as verdades institucionalizadas e outras questões associadas com a cultura visual. Rejane Coutinho fez uma análise do seu percurso profissional, apresentando várias fotgrafias de visualidades escolares. Eis algumas fotos da minha participação e da atuação da mesa no momento que respondíamos às perguntas dos público presente.
Erinaldo Alves - Goiânia/GO.
Erinaldo Alves, Marilda Oliveira e Alice Martins

A mesa completa - da esquerda para a direita: Irene, Rejane, Erinaldo, Marilda e Alice

A mesa completa - da esquerda para a direita: Irene, Rejane, Erinaldo, Marilda e Alice


Momento em que Erinaldo Alves ouve uma pergunta formulada pela equipe.


Momento do credenciamento

A mesa ouvindo o questionamento de Lílian Amaral
Momento da Palestra do Prof. Erinaldo Alves
Momento da Palestra do Prof. Erinaldo Alves

Momento da Palestra do Prof. Erinaldo Alves

Momento da Palestra do Prof. Erinaldo Alves

Momento da Palestra do Prof. Erinaldo Alves


Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO