Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Agenda Cultural

Espero que alguma das opções culturais seja de interesse dos usuários desse blog!

Diversidade dá o tom em 4 mostras


Por: ASTIER BASÍLIO



Quatro exposições estão em cartaz na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. Os temas são variados: poemas, personalidades paraibanas, o mar e o colorido das quadrilhas dão o tom das exposições.
Versos de autores paraibanos ganharam uma roupagem especial para a exposição do projeto ‘Parede Poética’. Os textos estão em banners, que medem 2 metros por 1,5 metro de altura, com ilustrações a partir de sugestões dos próprios poemas.
A curadoria é do escritor Políbio Alves. A mostra é bem variada. Há poemas de autores como Braulio Tavares, André de Sena, Águia Mendes, Antônio Mariano de Lima, Jessier Quirino, entre outros. O projeto ‘Parede Poética’ é promovido pela unidade do Sesc – João Pessoa.
PERSONALIDADES
W.J. Solha é um artista múltiplo. Em 1999, depois do insulto do jogador de futebol Edmundo à Paraíba, Solha resolveu dar uma sacudida na autoestima do povo paraibano e pintou 68 retratos de personalidades paraibanas. Estão expostos retratos de importantes nomes das artes paraibanas, como o poeta Augusto dos Anjos, do artista plástico Antônio Dias, do cineasta Walter Carvalho e do dramaturgo Paulo Pontes.

  • São João é tema de exposição
Quadrilha Junina é o título da exposição da artista plástica Marinez Lucena. São 16 telas em óleo sobre tela que compõem a mostra cujo tema central é a quadrilha junina. “Minha temática está entre a figura e a natureza onde sempre busco expressar minhas emoções”, disse Marinez.
Aquino Mendonça, por sua vez, se inspirou na paisagem litorânea para compor seus quadros. ‘O Mar à Vista’ é composta de 31 telas, em óleo sobre tela, em que trata da natureza representada pelo céu, pescadores e mar.

Disponível em : http://jornaldaparaiba.globo.com/v2008/vida.php?id=30775&IDNOT=6&rqv=y




Artista plástico Denis Cavalcanti parte da geometria para criar arte


Por: ASTIER BASÍLIO



Para os admiradores das artes plásticas na Paraíba, a exposição Geometria Sensível: Cor e Forma, do artista plástico Denis Cavalcanti fica em cartaz até a próxima terça-feira. Os quadros estão expostos no Hall de Exposições Energisa, em João Pessoa,
Sobre o seu processo de criação, Denis explica: “A base geométrica é um estudo de linhas e formas. Cada espaço é estudado antes, de maneira milimétrica. A partir do desenho já pronto, vou estudando toda a parte cromática e assim, desenvolvo a harmonização da forma e da cor”.
Ele continua: “Nem sempre o que aparece ali de imediato é o resultado que eu gostaria de ter. Então, vou alterando até chegar a um resultado satisfatório, até a obra ‘receber alta’”.
Dentre as principais inspirações de Denis estão Kandinsky, Vasarely, Alfredo Volpi, Luís Sacilotto e Rubem Valentim. Denis é natural da cidade de Patos e teve sua primeira exposição foi realizada em 2006, em João Pessoa.


Disponível em : http://jornaldaparaiba.globo.com/v2008/vida.php?id=30772&IDNOT=6&rqv=y



Karlene Braga

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO