Pular para o conteúdo principal

Agenda Cultural

Espero que alguma das opções culturais seja de interesse dos usuários desse blog!

Diversidade dá o tom em 4 mostras


Por: ASTIER BASÍLIO



Quatro exposições estão em cartaz na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. Os temas são variados: poemas, personalidades paraibanas, o mar e o colorido das quadrilhas dão o tom das exposições.
Versos de autores paraibanos ganharam uma roupagem especial para a exposição do projeto ‘Parede Poética’. Os textos estão em banners, que medem 2 metros por 1,5 metro de altura, com ilustrações a partir de sugestões dos próprios poemas.
A curadoria é do escritor Políbio Alves. A mostra é bem variada. Há poemas de autores como Braulio Tavares, André de Sena, Águia Mendes, Antônio Mariano de Lima, Jessier Quirino, entre outros. O projeto ‘Parede Poética’ é promovido pela unidade do Sesc – João Pessoa.
PERSONALIDADES
W.J. Solha é um artista múltiplo. Em 1999, depois do insulto do jogador de futebol Edmundo à Paraíba, Solha resolveu dar uma sacudida na autoestima do povo paraibano e pintou 68 retratos de personalidades paraibanas. Estão expostos retratos de importantes nomes das artes paraibanas, como o poeta Augusto dos Anjos, do artista plástico Antônio Dias, do cineasta Walter Carvalho e do dramaturgo Paulo Pontes.

  • São João é tema de exposição
Quadrilha Junina é o título da exposição da artista plástica Marinez Lucena. São 16 telas em óleo sobre tela que compõem a mostra cujo tema central é a quadrilha junina. “Minha temática está entre a figura e a natureza onde sempre busco expressar minhas emoções”, disse Marinez.
Aquino Mendonça, por sua vez, se inspirou na paisagem litorânea para compor seus quadros. ‘O Mar à Vista’ é composta de 31 telas, em óleo sobre tela, em que trata da natureza representada pelo céu, pescadores e mar.

Disponível em : http://jornaldaparaiba.globo.com/v2008/vida.php?id=30775&IDNOT=6&rqv=y




Artista plástico Denis Cavalcanti parte da geometria para criar arte


Por: ASTIER BASÍLIO



Para os admiradores das artes plásticas na Paraíba, a exposição Geometria Sensível: Cor e Forma, do artista plástico Denis Cavalcanti fica em cartaz até a próxima terça-feira. Os quadros estão expostos no Hall de Exposições Energisa, em João Pessoa,
Sobre o seu processo de criação, Denis explica: “A base geométrica é um estudo de linhas e formas. Cada espaço é estudado antes, de maneira milimétrica. A partir do desenho já pronto, vou estudando toda a parte cromática e assim, desenvolvo a harmonização da forma e da cor”.
Ele continua: “Nem sempre o que aparece ali de imediato é o resultado que eu gostaria de ter. Então, vou alterando até chegar a um resultado satisfatório, até a obra ‘receber alta’”.
Dentre as principais inspirações de Denis estão Kandinsky, Vasarely, Alfredo Volpi, Luís Sacilotto e Rubem Valentim. Denis é natural da cidade de Patos e teve sua primeira exposição foi realizada em 2006, em João Pessoa.


Disponível em : http://jornaldaparaiba.globo.com/v2008/vida.php?id=30772&IDNOT=6&rqv=y



Karlene Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê