Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

SOBRE/NATURAL




O Grupo Universitário de Aquarela e Pastel – GUAP abre hoje, 7 de maio, às 19 horas, sua exposição Sobre/Natural, na Galeria Conviv’art, no Campus Universitário. A exposição terá obras de todos os atuais dezessete membros do Grupo e versará sobre as relações entre arte e natureza, em específico sobre problemas de representação da natureza por intermédio da arte. A exposição se insere programação alusiva aos 30 anos do NAC, assim como nas do Dia do Artista Plástico, comemorado amanhã.
O projeto elaborado pelo grupo tem o seguinte teor:
“Esta proposta é uma adaptação de um projeto individual de Vicente Vitoriano para uma exposição não realizada. Trata-se de discutir a relação entre arte e natureza / artificialidade e naturalidade / naturalidade e sobre-naturalidade. A primeira idéia é a de que a arte constitui uma natureza à parte, um“organismo autônomo equivalente”. Desta idéia, decorre muito do que se fez no modernismo, como a pintura e a escultura abstratas, por exemplo.
Outra idéia é a de que a arte é algo “sobre” a natureza, a respeito da natureza. Assim, ela se configura na fotografia e em todas as formas de “representação” naturalista (realismo, figuração idealista). A partir disto, as obras em exibição se baseariam em “mostrar” tanto a natureza da arte (abstração, elementos da forma) como a natureza (paisagens, pessoas, naturezas mortas). Neste sentido, a fotografia se coloca como algo “fundante”, por sua precisão em operar estes dois tipos de mostra – ela se torna abstrata quando fotografamos detalhes ou nos detemos em micro ou macroscopias.
Os processos e meios técnicos usados podem ser fotografias, desenhos ou pinturas a partir da observação da natureza ou de suas representações, desenho ou pintura sobre fotografias, colagens, assemblages, esculturas e instalações.”
Nesta edição imagem de detalhe de obra em fotografia/infografia de Cibele Oliveira.

Ponto e linha

1. Dentro da programação relacionada ao Dia do Artista Plástico, a Capitania das Artes encerra hoje um ciclo de palestras com um colóquio entre o crítico carioca Fernando Cocchiarale, o artista potiguar Fábio de Ojuara e o público presente. O tema do debate será “A Diversidade na Produção da Arte Contemporânea: Meios, Linguagens e Discursos”.
2. Amanhã, terão continuidade as intervenções urbanas, em vários pontos da cidade, alusivas à memória das artes visuais em Natal e será aberta uma exposição coletiva nas galerias da Capitania, às 19 horas.
3. Já no sábado, um ônibus será grafitado enquanto outros vão circular com trabalhos que revisitam a obra de Moura Rabelo, artista homenageado nesta programação da Capitania. Às 16 horas será instalada uma feira de artes visuais, no Largo daRua Chile.
4. Amanhã, o NAC e o DEART, da UFRN, inauguram a exposição Stêncil de Artes Visuais, sob curadoria do professor Marcos Andruchak, no Centro de convivência do Campus Universitário.
5. Nesta ocasião também será realizado um painel com pintura homenageando os 30 anos do NAC, ao tempo em que se apresentarão vários grupos musicais além do Grupo de Dança da UFRN.

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO