Pular para o conteúdo principal

Ponto e linha - 30.04.09


Imagem da obra "O milagre dos peixes", lápis de cor de Adonias Assunção

Com o objetivo de manter as comemorações alusivas ao Dia do Artista Plástico, em 8 de maio, a Fundação Capitania das Artes preparou uma extensa programação de que constam exposições (inclusive em ônibus), intervenções urbanas, Feira de Artes Visuais no Porto de Natal (dia 9) e grafitagem. A programação é ampliada por palestras com a participação de nomes como Tadeu Chiarelli (SP), Clarisse Diniz (CE), Jared Domicio (CE), Fábio de Ojuara (RN), Jota Medeiros (RN), Pedro Pereira (RN) e João Natal (RN). Os dois últimos farão retrospectiva de dez anos das artes visuais em Natal, na abertura dos eventos, na segunda-feira, dia 4, às 19 horas, no auditório da Capitania. Da programação, destaco ainda a abertura de duas exposições coletivas. A primeira, Nuances, será aberta na quinta-feira, dia 7, no Natal Shopping. A segunda, um coletivo de artistas, será aberta no domingo, dia 10, na Capitania das Artes.

Ricardo Junqueira, Zé Frota, Max Pereira, entre outros, compõem o Coletivo Potiguar de fotografia contemporânea: arte da esquina do Brasil a ser aberto hoje na Caixa Cultural São Paulo, na capital paulista. A exposição terá itinerância por Brasília e Rio de Janeiro, posteriormente.

Na última segunda-feira, um espaço destinado às artes visuais foi criado no Memorial da Resistência, em Mossoró, ao qual foi dado o nome de José Boulier Cavalcanti Sidou. Na ocasião, Laís Sidou, irmã do saudoso artista, falou em nome da família. Merecemos!

Na próxima quinta-feira, 7 de maio, a Galeria Conviv’art abre sua temporada de exposições artísticas com a mostra Sobre/Natural do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel. Veja nesta edição imagem de obra de Adonias Assunção, membro do GUAP.

Continuam abertas até o dia 8 de maio, Dia do Artista Plástico, inscrições para concorrência de pauta na Galeria Conviv’art em 2009. O edital está disponível em http://www.nac.ufrn.br/nac.html. Até esta mesma data, o NAC recebe inscrições de artistas da comunidade universitária que desejem participar da Universarte, exposição comemorativa dos 30 anos daquela entidade. Mais informações: 3215 3237.

Pode ser interessante a leitura do Relatório da Curadoria da 28ª Bienal de São Paulo. Acesse: http://www.forumpermanente.org/.event_pres/exposicoes/28a-bienal/relatorio.

O Dia Internacional da Dança foi comemorado ontem, mas será realizada hoje, às 19 horas, no DEART, a aula inaugural do Curso de Licenciatura em Dança. Parabéns.


Vicente Vitoriano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…