Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 11 de abril de 2009

Um dos caminhos que levam à criação artística

Bom dia a todos. 

Depois da apresentação oficial e generosa que o professor Erinaldo fez da minha participação neste blog, gostaria de apresentar-lhes um pouco mais do meu trabalho e processo de criação. 
Então, publico abaixo algumas imagens e um texto que escrevi contando como é meu universo de criação. 
Para quem quiser conhecer mais, meu site oficial é http://perso.orange.fr/carmennovo

Um abraço e até breve,
Carmen Novo


Fotomontagem da série Para Onde Vou Quando Fujo de Mim, 2008


Detalhe da instalação De Tudo Fica Um Pouco, 1998

Mais uma imagem da instalação De Tudo Fica Um Pouco, 1998

Detalhe de Tenho Nuvens Nos Olhos, 1999

Primeiro bordado da série realizada durante a residência de artistas na França, em 2003

..........................

O universo feminino, as relações afetivas, o sonho, o medo, a sensação de solidão e a nostalgia são os principais eixos de minhas criações artísticas. Esses sentimentos aparecem no imaginário da menina da instalação Tenho Nuvens Nos Olhos, no ambiente carregado de marcas de memória de De Tudo Fica Um Pouco, no grande coração formado por peixes de Soamar, nas imagens naives dos bordados, nos desenhos e pinturas.

Meus trabalhos carregam também a cultura popular do meu país de origem, o Brasil, tanto no tratamento temático quanto na escolha dos materiais escolhidos. Sob forte influência dos índios, escravos africanos, colonizadores e de estrangeiros de outros lugares do mundo que formaram nossa população, somos um povo mestiço, crente, musical e artesanal. É por esse motivo que a música e a espiritualidade de nosso sincretismo, mais do que a religiosidade, estão muito presentes na minha obra assim como o aspecto rústico das matérias e cores.

Fazendo referência à simplicidade da vida brasileira, sempre trabalho de uma maneira quase devota, para que o trabalho dê uma impressão de ter sido feito por alguém que se concentra forte naquilo que deseja. Os bordados minuciosos, por exemplo, mostram cenas de amor. É um trabalho de pintura feita à agulha e linha, à mão, que exige um tempo enorme para a sua realização. O tempo aqui dá o peso e a conotação da devoção, como se as imagens criadas fossem um voto de quem lhes bordou. A opção por utilizar essa técnica que nos faz lembrar dos trabalhos manuais femininos, dos cursos de bordado frequentado pelas mulheres, foi deliberada.

A literatura e a música são também fontes de inspiração no que diz respeito ao processo de criação. Essas disciplinas me fizeram criar uma organização à hora de executar um projeto. Personagens invisíveis povoam meus trabalhos e são, com frequência, suas histórias que eu conto. Da mesma forma, escrevo textos para acompanhar as exposições e encomendo trilhas sonoras originais para algumas instalações.

A escolha das técnicas que utilizo nos projetos vai depender das idéias que desejo comunicar e das sensações que procuro despertar no público. O desenho, a pintura, a escultura, o trabalho em metal, o bordado, a fotografia e mesmo blocos de cimento já estiveram presentes nas minhas criações. 

Atualmente, eu trabalho com fotografia digital e fotomontagem.

 


2 Comentários:

jac disse...

Mui belo seu trabalho. Sempre fui apaixonada em bordados e a forma como vc os utiliza em seu trabalho é muito cativante.

cristina Lima disse...

Parábens!
Sou arte educadora e em pesquisa na web sobre a arte da instalação encontrei seu trabalho. Estou desenvolvendo um trabalho com alunos do ensino fundamental, onde dou a eles livre acesso a arte visual em várias linguagens e neste projeto vamos trabalhar o meio ambiente e o seu belíssimo trabalho me servira como fonte de inspiração para desencadear em meus alunos o prazer pelo instalar.
Abraços e mais uma vez PARABÉNS!
Pró Cátia - Salvador - Bahia

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO