Pular para o conteúdo principal

OBRA DE ARTE – IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO

Existe uma máxima na Arte que diz que os artistas fazem todo o trabalho, mas que a obra impõe-se por si mesma. Isto explicaria, porque algumas obras se destacam por terem a capacidade de falar algo além da sua própria época, oferecendo inspiração e um significado que atravessam os tempos.

Osborne ( 1970, p.29) definindo o conceito e a função da obra de arte, explicou que durante toda a história, a obra eram artefatos fabricados para promover algum valor ulterior, porém hoje, esta obra é feita precipuamente para serem obras de arte, e serem apreciadas esteticamente.

É na renascença, que a obra de arte se destaca através do aparecimento da obra-prima, um trabalho submetido à sua corporação profissional como prova de que o artista dominava as habilidades técnicas necessárias, o artista era julgado pelas qualidades do intelecto e imaginação.

Todavia, antes do séc XIX e do desenvolvimento do moderno comércio da arte, a maioria das grandes obras era encomendadas por um patrono, que em geral determinava condições específicas ou tinha o papel ativo na definição do tema e da aparência da obra. Os maiores patrocinadores eram a igreja católica e as cortes reais da Europa. As obras expressavam a crença total do artista e o seu empenho em fazer a que lhe foi pedido.

Hoje, tomando como exemplo os estudos de Coli (1995), o conceito de Arte no que diz respeito a uma obra, está estreitamente ligado em nosso mundo por meio do aparato cultural que envolve os objetos: o discurso, o local, as atitudes de admiração, o virtuosismo técnico, o mercado, biografia do artista, etc.

Por exemplo, podemos considerar os afrescos de Giotto como Arte, por vários motivos: porque Giotto foi um artista revolucionário, considerado por muitos o fundador de toda pintura moderna e o pai da Renascença italiana; por estes apresentarem uma inovação técnica e um desempenho excepcional, diferenciando-se do estilo decorativo da pintura bizantina, etc.

A Mona Lisa de Leonardo da Vinci é Arte, porque é a pintura mais famosa do mundo, que há mais de quinhentos anos vem inspirando poemas, pinturas, canções, falsificações, etc. Poderíamos também, afirmar que Mona Lisa seria Arte porque está no Museu do Louvre, em Paris, protegida até por vidros à prova de balas. Outro fator importante para comprovar o status de Arte, seria sua nova dimensão de realismo e veracidade à arte da pintura, obtida pelo sfumato. Vasari certa vez disse:

“... sua boca, unida à coloração de carne do rosto pelo vermelho dos lábios, parecia a de um ser vivo e não de uma pintura... Olhando para a garganta, se pode jurar que o sangue ali pulsava...”. (Cumming, 1996, p.26).

Penso que, com todos esses argumentos, dificilmente alguém iria contestar a obra prima de Leonardo.

Certamente, também acho que poucas pessoas na face da terra contestaria a grande Arte de Picasso, que é Guernica. Pois esta atingiu o ápice de grande Arte, não apenas pelo aspecto cubista, ou monumentalidade das dimensões, mas sim por seu caráter expressionista e instrumentalista. Guernica serve a uma causa universal, a luta contra a desumanidade do homem, contra os horrores da guerra, contra a miséria, a fome e a morte. Parafraseando o próprio Picasso “A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade.” (Cumming, 1996, p.98).

E só para finalizar, quem no mundo irá dizer que uma tela de Guinard, Vaso de Flores, pintada em 1931, avaliada inicialmente pela Chistie’s de Nova York, em 70 000 doláres, mas que foi arrematada em 761 500 dólares este ano pelo deputado Ronaldo Cezar Coelho não é Arte. Ou então, A Natureza Morta com Cortina, Jarro e Fruteira, de Paul Cézanne, pelo preço de sessenta milhões de dólares. A Ilha de Grande Jatte, de Seurat, por trinta e cinco milhões de dólares. O Canal do Rei, de Van Gogh, por dezenove milhões de dolores. Ou simplemente, um único desenho de Degas, por vinte e oito milhões de dólares.

Referências Bibliográficas:

COLI, Jorge. O Que é Arte? São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

CUMMING, Robert. Para Entender a Arte. São Paulo: Ed. Ática, 1996.


OSBORNE, Harold. Estética e Teoria da Arte: Uma Introdução Histórica. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1970.

(JOSÉ DE VASCONCELOS SILVA)

Comentários

Jac disse…
"A fé sem obra é morta", assim como o artista que se imortaliza através de sua ou suas obras.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê