Pular para o conteúdo principal

Fala séria




Já exalando algo do Plano de Gestão Cultural, lançado na semana passada pela Fundação Capitania das Artes, começou nesta terça-feira, dia 31, o projeto Fala sério!, tendo o artista Artur Souza como palestrante. A propósito, há alguns pontos a ressaltar.
Primeiro: quando li o nome do projeto, (lá venho eu, de novo, com os problemas nominais!), pensei logo que não seria algo realmente sério. Ora, a expressão “fala sério”, popularíssima, de Norte a Sul deste Brasil, é usada para interpelar alguém em cuja fala não se dispõe muita fé... Por outro lado, o imperativo parece indicar que artistas não falam a sério e que se está ordenando que o façam. Então, não poderia ser Fala séria? Mas isto, mesmo sendo importante, não vem muito ao caso.
Segundo: apesar de exíguo, o discurso (bem sério) de Artur Souza foi feito para uma numericamente razoável platéia, mas, como ao gosto da praça, bem impontual. O artista conduziu um contraponto entre as realidades dos cursos de arte na Universidade do Porto, bacharelados, e na nossa UFRN, licenciatura. Para ele, o perfil de formador do professor de arte assumido pelo nosso curso implica prejuízo para a formação artística, digamos integral, do aluno. Em complemento, comparações também foram feitas em termos de mercado de arte, claramente mais dinâmico na situação européia, mesmo num país mais provinciano como Portugal. Ao fim, tendo ainda motivado um animado, porém curtíssimo debate, pode-se dizer que a participação de Artur abriu decentemente o Projeto, não obstante ele não ter exibido imagens de sua produção em gravura na cidade do Porto, esta que será objeto de uma exposição a ser agendada ainda neste primeiro semestre.
Terceiro: uma vez tendo sido anunciado, neste DN (27.03), que a “sociedade em geral poderia dispor de um exemplar” do Plano de Gestão Cultural, senti falta da distribuição de tal documento entre os presentes.
Quarto e último, por enquanto: o Projeto tem continuidade na próxima terça, dia 7, com a participação do artista Anchieta Rolim. O local deverá ser a Capitania, 18 horas.

Ponto e linha

A Capitania das Artes faz hoje, às 18 horas, a abertura da exposição A industrialização do Santo Cristo, do artista plástico Anchieta Rolim. A mostra compõe-se de desenhos que procuram discutir a frieza com que se comercializa a imagem de Cristo. Fica em exibição até o dia 21.

Continua até o dia 17 a exposição Dorian Gray: o operário que ama. Aberta na sexta-feira no Natal Shopping, esta mostra tem curadoria de Vicente Vitoriano, numa promoção do SESC-RN.

O NAC/UFRN tem inscrições abertas para dois cursos de técnicas artísticas. O primeiro, Pintando com lápis de cor, tem a artista Sigrid Hulting como professora e funcionará às terças-feiras, de 7 de abril a 19 de maio. O segundo se compõe de oficinas de técnicas mistas, ministradas pelo artista e professor Isaías Ribeiro, com aulas às sextas-feiras, de 17 de abril a 29 de maio. O dois cursos têm o horário das 9 às 12 horas, no Atelier do NAC/UFRN. Faça sua inscrição na secretaria do NAC, das 8:30 às 11 horas. Poucas vagas. Informações 3215 3237.

Foi lançado o edital do NAC/UFRN para seleção de propostas de exposições para a Galeria Conviv’art em 2009. Leia o edital em www.nac.ufrn.br.

Sofia Porto e um coletivo de 11 artistas, todos alunos do CLAV/UFRN, tiveram projetos selecionados para exposições na Capitania das Artes em 2009.

Vicente Vitoriano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê