Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 21 de março de 2009

Toy Art em Sala de aula

Olá!Faz um tempinho que não posto aqui, estive viajando; mas prometo que vou voltar a postar aqui, já que estarei sempre pesquisando algo aqui na rede!

Dessa vez gostaria de postar uma experiência com alunos do ensino fundamental da Escola Sesquicentenário dos oitavos anos, onde trabalhamos no fim do ano de 2008 o Toy Art.

No primeiro momento conhecemos um pouco da história desse movimento super atual, os designer e artistas plásticos que se expressam com o Toy Art, imagens de Toy Art que são comercializados e toy art criados por brasileiros em exposições.Com isso percebemos as várias possibilidades de criar um Toy Art com diversos tipos de materias, tecido, plástico, vinil, metal, resina, papel...


Bons exemplos são os Nacionais, que são em sua maioria feitos de tecido:





E alguns que foram feitos por artistas plásticos com embalagens de produtos, como por exemplo as caixas tetra pack de leite:




A partir destas imagens podemos pensar nos diversos materias que poderiamos utilizar.
Os alunos levaram para sala de aula diversos materias (tecido, massa de modelar, embalagens de produtos e caixas tetra pack) cada um teve a oportunidade de criar seu Toy Art e dar um nome a ele:


Imagens dos alunos e seus Toy Art








Confesso que este tipo de arte Contemporânea me atrai muito, principalmente por que eu sempre estou criando algo, fiz alguns toy art também de tecido, em outra oportunidade postarei as imagens, acredito ser uma ótima forma de trabalhar a Arte Contemporânea em sala de aula.
O professor Erinaldo Alves (idealizador do blog) é um grande incentivador deste tipo de Arte na escola (e me incentivou a trabalhar com os alunos do Sesquicentenário como Assessor de Arte da escola), e faz um trabalho de incentivo de novas formas de ensino de artes com professores da rede municipal da cidade de João Pessoa e tem postagens neste mesmo blog sobre o assunto!



Idália Lins


1 Comentário:

Conceição Myllena disse...

um "brinquedo artístico", eu diria.
A intenção de mexer com a arte urbana e cotidiana, torna ainda mais pós-moderno esse movimento que conquista gente grande! Além de inaltecer artistas da moda e design atual, deixa mais um leque de possibilidades pra se criar pra quem cresceu, mas, não superou o saudosismo da infancia! E claro, pros adeptos das 'coisinhas fofas', rsrs.
E pra galera em sala, acho que é super viável o contato com o contemporaneo, pra eles saberem que a arte transcende os limites da observação tentando atingir o mundo real, através de sátiras, sentimentos saudáveis ou não..

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO