Pular para o conteúdo principal

Toy Art em Sala de aula

Olá!Faz um tempinho que não posto aqui, estive viajando; mas prometo que vou voltar a postar aqui, já que estarei sempre pesquisando algo aqui na rede!

Dessa vez gostaria de postar uma experiência com alunos do ensino fundamental da Escola Sesquicentenário dos oitavos anos, onde trabalhamos no fim do ano de 2008 o Toy Art.

No primeiro momento conhecemos um pouco da história desse movimento super atual, os designer e artistas plásticos que se expressam com o Toy Art, imagens de Toy Art que são comercializados e toy art criados por brasileiros em exposições.Com isso percebemos as várias possibilidades de criar um Toy Art com diversos tipos de materias, tecido, plástico, vinil, metal, resina, papel...


Bons exemplos são os Nacionais, que são em sua maioria feitos de tecido:





E alguns que foram feitos por artistas plásticos com embalagens de produtos, como por exemplo as caixas tetra pack de leite:




A partir destas imagens podemos pensar nos diversos materias que poderiamos utilizar.
Os alunos levaram para sala de aula diversos materias (tecido, massa de modelar, embalagens de produtos e caixas tetra pack) cada um teve a oportunidade de criar seu Toy Art e dar um nome a ele:


Imagens dos alunos e seus Toy Art








Confesso que este tipo de arte Contemporânea me atrai muito, principalmente por que eu sempre estou criando algo, fiz alguns toy art também de tecido, em outra oportunidade postarei as imagens, acredito ser uma ótima forma de trabalhar a Arte Contemporânea em sala de aula.
O professor Erinaldo Alves (idealizador do blog) é um grande incentivador deste tipo de Arte na escola (e me incentivou a trabalhar com os alunos do Sesquicentenário como Assessor de Arte da escola), e faz um trabalho de incentivo de novas formas de ensino de artes com professores da rede municipal da cidade de João Pessoa e tem postagens neste mesmo blog sobre o assunto!



Idália Lins


Comentários

Conceição Myllena disse…
um "brinquedo artístico", eu diria.
A intenção de mexer com a arte urbana e cotidiana, torna ainda mais pós-moderno esse movimento que conquista gente grande! Além de inaltecer artistas da moda e design atual, deixa mais um leque de possibilidades pra se criar pra quem cresceu, mas, não superou o saudosismo da infancia! E claro, pros adeptos das 'coisinhas fofas', rsrs.
E pra galera em sala, acho que é super viável o contato com o contemporaneo, pra eles saberem que a arte transcende os limites da observação tentando atingir o mundo real, através de sátiras, sentimentos saudáveis ou não..

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…