Pular para o conteúdo principal

Toy Art em Sala de aula

Olá!Faz um tempinho que não posto aqui, estive viajando; mas prometo que vou voltar a postar aqui, já que estarei sempre pesquisando algo aqui na rede!

Dessa vez gostaria de postar uma experiência com alunos do ensino fundamental da Escola Sesquicentenário dos oitavos anos, onde trabalhamos no fim do ano de 2008 o Toy Art.

No primeiro momento conhecemos um pouco da história desse movimento super atual, os designer e artistas plásticos que se expressam com o Toy Art, imagens de Toy Art que são comercializados e toy art criados por brasileiros em exposições.Com isso percebemos as várias possibilidades de criar um Toy Art com diversos tipos de materias, tecido, plástico, vinil, metal, resina, papel...


Bons exemplos são os Nacionais, que são em sua maioria feitos de tecido:





E alguns que foram feitos por artistas plásticos com embalagens de produtos, como por exemplo as caixas tetra pack de leite:




A partir destas imagens podemos pensar nos diversos materias que poderiamos utilizar.
Os alunos levaram para sala de aula diversos materias (tecido, massa de modelar, embalagens de produtos e caixas tetra pack) cada um teve a oportunidade de criar seu Toy Art e dar um nome a ele:


Imagens dos alunos e seus Toy Art








Confesso que este tipo de arte Contemporânea me atrai muito, principalmente por que eu sempre estou criando algo, fiz alguns toy art também de tecido, em outra oportunidade postarei as imagens, acredito ser uma ótima forma de trabalhar a Arte Contemporânea em sala de aula.
O professor Erinaldo Alves (idealizador do blog) é um grande incentivador deste tipo de Arte na escola (e me incentivou a trabalhar com os alunos do Sesquicentenário como Assessor de Arte da escola), e faz um trabalho de incentivo de novas formas de ensino de artes com professores da rede municipal da cidade de João Pessoa e tem postagens neste mesmo blog sobre o assunto!



Idália Lins


Comentários

Conceição Myllena disse…
um "brinquedo artístico", eu diria.
A intenção de mexer com a arte urbana e cotidiana, torna ainda mais pós-moderno esse movimento que conquista gente grande! Além de inaltecer artistas da moda e design atual, deixa mais um leque de possibilidades pra se criar pra quem cresceu, mas, não superou o saudosismo da infancia! E claro, pros adeptos das 'coisinhas fofas', rsrs.
E pra galera em sala, acho que é super viável o contato com o contemporaneo, pra eles saberem que a arte transcende os limites da observação tentando atingir o mundo real, através de sátiras, sentimentos saudáveis ou não..

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê