Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Christian Faur - uma nova forma de desenhar com lápis



Muitas crianças começam a pintar com lápis de cera, também conhecidos como crayons. Também as memórias mais antigas de Christian Faur estão associadas a este material e talvez por isso continue a utilizá-lo para produzir arte. Mas não o faz da forma convencional, riscando sobre o papel. Em vez disso agrupa centenas ou mesmo milhares de lápis de cores diferentes na vertical dentro de molduras de madeira. As pontas dos lápis transformam-se assim em pixels que, a uma certa distância, formam imagens.

Ao longe as imagens possuem um realismo fotográfico, de tal modo são detalhadas e subtis as variações de tons. Representam sobretudo retratos de pessoas e de crianças, que o artista justifica como sendo um eco da sua juventude. A tridimensionalidade dos lápis faz com que as imagens não sejam estáticas e vão modificando a sua aparência à medida que o nosso olhar se move até desaparecerem completamente quando nos aproximamos muito perto. Só então nos apercebemos que são na realidade lápis. O acto de desenhar com lápis ganha assim originalidade e, literalmente, profundidade.








Pelo meio das imagens alguns pixels de cores vivas que evocam o código do ADN contém efectivamente mensagens escondidas e decifráveis através um código alfabético cromático da autoria de Christian Faur.




Disponível em : http://blog.uncovering.org/archives/2009/03/christian_faur.html


Karlene Braga

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO