Pular para o conteúdo principal

As últimas




A Casa Durval Paiva exibe, até o dia 13 próximo, exposição da artista plástica Luciana Camazano, conhecida como a pintora de aviões. Sua mostra, entretanto, também inclui outros temas e gêneros como retratos, paisagens e abstrações.

A partir de hoje, o SESC realiza, em sua sede na Cidade Alta, curso via videoconferência de Introdução ao Direito Autoral a ser ministrado por Petrus Barreto, especialista em direito do entretenimento, propriedade intelectual e mídia. O curso é gratuito e se estenderá pelas próximas quintas-feiras, até 26 de março, das 14:30 às 17:30hs.

A fim de realizar uma obra coletiva a ser levada para a X Bienal de Havana, com abertura no dia 27 deste mês, o artista Guaraci Gabriel vai reunir um grupo de colaboradores no dia 13, na Capitania das Artes. Conceitos que vão do indivíduo (identidade) ao planeta Terra como um todo serão tratados no trabalho, em resposta à temática da Bienal Integração e resistência na era global.

A série de palestras que, nos próximos dias 24 e 25 de março, marcará em Natal o lançamento do projeto Rumos Itaú Cultural – 2009 terão lugar nas instalações do Departamento de Artes da UFRN. Nesta edição, o Rumos tem editais para as áreas de arte cibernética, cinema e vídeo, dana e jornalismo cultural.

O Grupo Universitário de Aquarela e Pastel realiza hoje sua primeira reunião em 2009, quando tratará da realização da exposição Sobre/natural a ser aberta em abril, na Galeria Conviv’art. Veja nesta edição foto de Dulcinea Macedo, preparatória de obra a ser inserida na mostra.

Estão abertas até 27 de abril as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Professores que lecionam Arte nas redes pública e privada de ensino regular em todo o Brasil podem inscrever suas experiências educativas no endereço: www.artenaescola.org.br/premio. Os vencedores, por modalidade de ensino, receberão prêmio de R$ 7 mil cada. As escolas onde atuam ou atuaram receberão um computador e uma máquina fotográfica digital. Outros contatos: e-mail premio@artenaescola.org.br ou telefone (11) 3103- 8062.

Especiais parabéns para os que fazem a Casa da Ribeira e realizam programação de aniversário de hoje, às 10 horas da manhã, até domingo. Longa vida à Casa que muito tem contribuído para a cena contemporânea das artes visuais locais.

Nota também especial para o novo lançamento da obra “Evolução Urbana de Natal em 400 Anos”, do arquiteto João Maurício de Miranda. Na ocasião do lançamento, realizado ontem, João Maurício também passou a mostrar algumas de suas esmeradas maquetes de navios históricos, verdadeiras e preciosas obras artísticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…