Pular para o conteúdo principal

As últimas




A Casa Durval Paiva exibe, até o dia 13 próximo, exposição da artista plástica Luciana Camazano, conhecida como a pintora de aviões. Sua mostra, entretanto, também inclui outros temas e gêneros como retratos, paisagens e abstrações.

A partir de hoje, o SESC realiza, em sua sede na Cidade Alta, curso via videoconferência de Introdução ao Direito Autoral a ser ministrado por Petrus Barreto, especialista em direito do entretenimento, propriedade intelectual e mídia. O curso é gratuito e se estenderá pelas próximas quintas-feiras, até 26 de março, das 14:30 às 17:30hs.

A fim de realizar uma obra coletiva a ser levada para a X Bienal de Havana, com abertura no dia 27 deste mês, o artista Guaraci Gabriel vai reunir um grupo de colaboradores no dia 13, na Capitania das Artes. Conceitos que vão do indivíduo (identidade) ao planeta Terra como um todo serão tratados no trabalho, em resposta à temática da Bienal Integração e resistência na era global.

A série de palestras que, nos próximos dias 24 e 25 de março, marcará em Natal o lançamento do projeto Rumos Itaú Cultural – 2009 terão lugar nas instalações do Departamento de Artes da UFRN. Nesta edição, o Rumos tem editais para as áreas de arte cibernética, cinema e vídeo, dana e jornalismo cultural.

O Grupo Universitário de Aquarela e Pastel realiza hoje sua primeira reunião em 2009, quando tratará da realização da exposição Sobre/natural a ser aberta em abril, na Galeria Conviv’art. Veja nesta edição foto de Dulcinea Macedo, preparatória de obra a ser inserida na mostra.

Estão abertas até 27 de abril as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Professores que lecionam Arte nas redes pública e privada de ensino regular em todo o Brasil podem inscrever suas experiências educativas no endereço: www.artenaescola.org.br/premio. Os vencedores, por modalidade de ensino, receberão prêmio de R$ 7 mil cada. As escolas onde atuam ou atuaram receberão um computador e uma máquina fotográfica digital. Outros contatos: e-mail premio@artenaescola.org.br ou telefone (11) 3103- 8062.

Especiais parabéns para os que fazem a Casa da Ribeira e realizam programação de aniversário de hoje, às 10 horas da manhã, até domingo. Longa vida à Casa que muito tem contribuído para a cena contemporânea das artes visuais locais.

Nota também especial para o novo lançamento da obra “Evolução Urbana de Natal em 400 Anos”, do arquiteto João Maurício de Miranda. Na ocasião do lançamento, realizado ontem, João Maurício também passou a mostrar algumas de suas esmeradas maquetes de navios históricos, verdadeiras e preciosas obras artísticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê