Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Ricardo lança 'João Pessoas - A Memória da Cidade', nesta quarta

16/12/2008

Da Redação
Com informações da Secom-JP


O testemunho de filhos e filhas – adotivos ou naturais – da terceira cidade mais antiga do País permeia as linhas e entrelinhas da coleção 'João Pessoas – A Memória da Cidade'. Os três primeiros volumes do projeto, somando 240 páginas, são acompanhados por um DVD e serão lançados pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) nesta quarta-feira (17), às 20h30, na casa de recepções 'Sonho Doce'.

"As topografias das cidades, com seus ambientes e edificações são como o corpo de uma pessoa. Para adquirir alma, a cidade vai buscar na essência de sua gente o sopro necessário para moldar o espírito", escreveu Ricardo Coutinho no encarte que envolve os três primeiros livros da coleção.

"Outras personalidades anônimas ou notórias, tijolos dessa construção histórica, virão na seqüência, estabelecendo-se as premissas básicas para posterior instalação da Biblioteca Municipal e do Museu da Imagem e do Som", visionou o chefe do Executivo sobre o projeto.

Anfitriões
Se esse é apenas o primeiro passo de um projeto com dimensões a perder de vista, já se pode dizer de passagem que os três volumes iniciais conseguiram dar o recado. Eles deixaram a impressão de um bate-papo informal entre amigos, sobre um assunto muito íntimo: João Pessoa. Partindo dessa comparação, poderia dizer que os anfitriões seriam o jornalista, cronista e pesquisador Gonzaga Rodrigues; o jornalista, romancista, poeta e crítico literário Acendino Leite; e a assistente social e professora aposentada da UFPB, Elisa Mineiros, conhecida como 'a guerreira' ainda desde a juventude, por ser uma das militantes mais atuantes da esquerda em todo o País.

Conversas
Martinho Moreira Franco, Paulo Soares, Milton Nóbrega, Ângela Bezerra de Castro, Douraci Vieira, Cíntia Galiza, Derly Pereira, Eliezer Gomes, Wilson Aragão, Marília Carneiro Arnaud, Joacil de Brito Pereira, Juarez Farias e Hildeberto Barbosa Filho integram as 'conversas' nas páginas, durante as entrevistas conduzidas pelo jornalista Ulisses Barbosa.

Aspectos sociais, econômicos, políticos, científicos e culturais de uma João Pessoa de múltiplas etnias oferecem o teor do 'papo' entre amigos. Os volumes possuem ainda textos dos jornalistas Luiz Augusto Crispim (falecido) e Walter Galvão, além de inclusão de cartas enviadas pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Elisa Mineiros.

Fazem parte também dos três primeiros volumes de 'João Pessoas – A Memória da Cidade', o acervo fotográfico de Gonzaga Rodrigues, Antônio David, Acendino Leite e Elisa Mineiros. A realização do projeto foi da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e da TV Cidade de João Pessoa. O projeto gráfico é da agência de publicidade 9Idéia.


Disponível em : http://www.paraiba1.com.br/noticia_aberta?id=16447


Karlene Braga

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO