Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Namorada prendada transforma marmita em desenho animado

Personagens de 'Wall.E' e 'A viagem de Chihiro' viram comida.
Tradicional no Japão, hobby é conhecido como 'kyaraben'.

Diego Assis Do G1, em São Paulo


Foto: Divulgação

A animação da Pixar 'Wall.E' virou marmita (bento) nas mãos da prendada namorada e dona do blog Anna The Red (Foto: Divulgação)

Todo dia ela faz tudo sempre igual. Acorda às 6h da manhã e, como já é tradição no país de onde vem, começa a preparar a comida que o namorado levará para o almoço. A bóia pode ser fria, mas, por outro lado, vem literalmente animada.

Anna The Red, a namorada prendada em questão, é japonesa, mora em Nova York desde 1994 e é uma das adeptas do hobby conhecido como "kyaraben". Kyara, de "character" (personagem, em inglês) e ben, de "bentô" (algo como marmita, em japonês), é a arte de criar figuras de desenhos animados, quadrinhos ou videogames com comida de verdade (geralmente arroz, peixe, carne vermelha e vegetais).

Bento inspirado em personagens da animação 'A viagem de Chihiro', do estúdio Ghibli (Foto: Divulgação)

Em seu blog na internet ou na página do namorado no Flickr, Anna exibe autênticas obras-primas do "kyaraben", entre elas uma versão com os personagens da animação "Wall.E", da Pixar, e dezenas de criações inspiradas nos filmes do estúdio japonês Ghibli, de "A viagem de Chihiro" e "Meu vizinho Totoro", seu favorito.

"Certo dia eu fiz uma galinha a partir de um ovo cozido e um polvo de uma salsicha e coloquei na marmita do meu namorado. Não era exatamente um 'kyaraben', mas ele ficou 'nooooossa' quando viu. Eu queria ouvi-lo dizer isso mais vezes e as coisas começaram daí", diz Anna, que passou a manter contato com outros artistas de 'bentô' espalhados pela internet e a se aperfeiçoar na milenar arte japonesa (datada do período Edo).

"Muitas mães no Japão fazem 'kyaraben' para seus filhos todo dia, e a maiora delas é bem mais talentosa do que eu. Acho que criar 'kyaraben' para crianças é especialmente díficil, já que você não pode colocar muita comida e também porque as crianças são mais chatinhas. Elas podem ser bem diretas, às vezes. Por isso sou grata de fazer 'bentô' para meu namorado, que adora arroz e come TUDO o que eu coloco na marmita", brinca Anna.

Além de exibir suas criações na rede, a garota, que é formada em artes plásticas mas trabalha com traduções de animês (desenhos animados japoneses) e videogames, ensina por meio de fotografias o passo-a-passo de como fazer o "kyaraben" - da escolha dos ingredientes ao preparo e montagem dos pratos.

"Na verdade, você não precisa de ingredientes específicos para fazer 'bentô', mas como eu e meu namorado somos orientais, uso comida asiática sem problemas. Arroz japonês e algas são mais fáceis para fazer o 'kyaraben', mas também já vi 'bentô' incríveis feitos com sanduíches. O melhor conselho é usar os ingredientes com que você tenha maior facilidade."

Apesar de todo o trabalho e capricho dedicados a preparar os "bentô", Anna não perde de vista que suas pequenas obras de arte são, no fundo, apenas comida. "Nunca tive muito espaço em casa para guardar as minhas criações, então o 'bentô' é perfeito para mim. Gasto só algumas horas fazendo, tiro as fotos e, no final do dia, ele já foi comido pelo meu namorado!", conclui, satisfeita.

Disponível em : http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL931447-7084,00.html


Karlene Braga

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO