Pular para o conteúdo principal

Leituras importantes para a atuação em Artes Visuais

Vários professores iniciantes, pedem sugestões sobre o que deve ser lido para embasar o trabalho educacional em Artes Visuais. Fiz uma lista provisória, que espero enriquecer com as colaborações dos nossos visitantes. Trata-se de uma lista aberta a outras sugetões:

BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.
_____ Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.

BASTOS, Flávia Maria Cunha. O pertubamento do familiar: uma proposta teórica para a arteeducação baseada na comunidade. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cenários da Educação Infantil. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.30, n.2, p. 165-185, juldez. 2005.

FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para uma compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2003.

HERNÁNDEZ, Fernando. CATADORES DA CULTURA VISUAL. Porto Alegre: Mediação, 2007
______ Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

LOPONTE, Luciana Grupelli. Gênero, Educação e Docência nas Artes Visuais. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.30, n.2, p. 165-185, juldez. 2005.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Infância, ensino e bom sujeito docente: a perspectiva da cultura visual. Intervenções: Artes Visuais em debate – n.1 (dez. 2006). João Pessoa: Editora Universitária, p. 29-40.
___________ Mudanças nos nomes da arte na educação: qual infância? que ensino? quem é o bom sujeito docente? São Paulo, 2005, Tese (Doutorado em Artes), Universidade de São Paulo.
___________ A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens. Boletim Arte na Escola, n. 42 (Julho de 2006). São Paulo: Instituto Arte na Escola, p. 5,6.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de, HERNÁNDEZ, Fernando. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS. Santa Maria (RS), editora UFSM, 2005.

PENNA, Maura (org.). É este o ensino de arte que queremos? : uma análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. João Pessoa: Editora Universitária/CCHLA/PPGE, 2001.

PILLAR, Analice Dutra. Sincretismo em desenhos animados da TV: o laboratório de Dexter. Educação & Realidade – v.30, n.2, p. 123-142, (juldez, 2005). Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação.

Revista INTERVENÇÕES: ARTES VISUAIS EM DEBATE. Revista do Departamento de Artes Visuais. Editora Universitária: João Pessoa, 2006RICHTER,

Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

(Erinaldo Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…