Vários professores iniciantes, pedem sugestões sobre o que deve ser lido para embasar o trabalho educacional em Artes Visuais. Fiz uma lista provisória, que espero enriquecer com as colaborações dos nossos visitantes. Trata-se de uma lista aberta a outras sugetões:
BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.
_____ Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.
BASTOS, Flávia Maria Cunha. O pertubamento do familiar: uma proposta teórica para a arteeducação baseada na comunidade. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cenários da Educação Infantil. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.30, n.2, p. 165-185, juldez. 2005.
FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para uma compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2003.
HERNÁNDEZ, Fernando. CATADORES DA CULTURA VISUAL. Porto Alegre: Mediação, 2007
______ Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
LOPONTE, Luciana Grupelli. Gênero, Educação e Docência nas Artes Visuais. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.30, n.2, p. 165-185, juldez. 2005.
NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Infância, ensino e bom sujeito docente: a perspectiva da cultura visual. Intervenções: Artes Visuais em debate – n.1 (dez. 2006). João Pessoa: Editora Universitária, p. 29-40.
___________ Mudanças nos nomes da arte na educação: qual infância? que ensino? quem é o bom sujeito docente? São Paulo, 2005, Tese (Doutorado em Artes), Universidade de São Paulo.
___________ A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens. Boletim Arte na Escola, n. 42 (Julho de 2006). São Paulo: Instituto Arte na Escola, p. 5,6.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de, HERNÁNDEZ, Fernando. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS. Santa Maria (RS), editora UFSM, 2005.
PENNA, Maura (org.). É este o ensino de arte que queremos? : uma análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. João Pessoa: Editora Universitária/CCHLA/PPGE, 2001.
PILLAR, Analice Dutra. Sincretismo em desenhos animados da TV: o laboratório de Dexter. Educação & Realidade – v.30, n.2, p. 123-142, (juldez, 2005). Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação.
Revista INTERVENÇÕES: ARTES VISUAIS EM DEBATE. Revista do Departamento de Artes Visuais. Editora Universitária: João Pessoa, 2006RICHTER,
Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
(Erinaldo Alves)
BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.
_____ Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.
BASTOS, Flávia Maria Cunha. O pertubamento do familiar: uma proposta teórica para a arteeducação baseada na comunidade. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). ArteEducação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cenários da Educação Infantil. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.30, n.2, p. 165-185, juldez. 2005.
FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para uma compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2003.
HERNÁNDEZ, Fernando. CATADORES DA CULTURA VISUAL. Porto Alegre: Mediação, 2007
______ Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
LOPONTE, Luciana Grupelli. Gênero, Educação e Docência nas Artes Visuais. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.30, n.2, p. 165-185, juldez. 2005.
NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Infância, ensino e bom sujeito docente: a perspectiva da cultura visual. Intervenções: Artes Visuais em debate – n.1 (dez. 2006). João Pessoa: Editora Universitária, p. 29-40.
___________ Mudanças nos nomes da arte na educação: qual infância? que ensino? quem é o bom sujeito docente? São Paulo, 2005, Tese (Doutorado em Artes), Universidade de São Paulo.
___________ A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens. Boletim Arte na Escola, n. 42 (Julho de 2006). São Paulo: Instituto Arte na Escola, p. 5,6.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de, HERNÁNDEZ, Fernando. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS. Santa Maria (RS), editora UFSM, 2005.
PENNA, Maura (org.). É este o ensino de arte que queremos? : uma análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. João Pessoa: Editora Universitária/CCHLA/PPGE, 2001.
PILLAR, Analice Dutra. Sincretismo em desenhos animados da TV: o laboratório de Dexter. Educação & Realidade – v.30, n.2, p. 123-142, (juldez, 2005). Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação.
Revista INTERVENÇÕES: ARTES VISUAIS EM DEBATE. Revista do Departamento de Artes Visuais. Editora Universitária: João Pessoa, 2006RICHTER,
Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
(Erinaldo Alves)
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