Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SUSTENTABILIDADE E FOTOGRAFIA

A foto vencedora, do canadense Benoit Aquin, faz parte de uma série que retrata a desertificação de algumas regiões da China. A imagem traz duas mulheres usando máscaras para se proteger da poeira no interior da Mongólia.


As fotografias do iraniano Reza Deghati são celebradas em todo o mundo, tendo sido capas de muitas edições da revista National Geographic. Seu estilo aborda o delicado equilíbrio entre os quatro elementos.


A série de Munem Wasif documentou a tragédia causada pelas monsões em Bangladesh e o drama vivido pelos "refugiados climáticos". O país é uma das grandes vítimas do aquecimento global, sofrendo de secas e enchentes constantes.


O suíço Roman Signer, nascido em 1938, é um artista visual que trabalha não só com fotografia, mas também com esculturas e vídeo. Sua série de "esculturas em ação" foi uma das finalistas do Prix Pictet, em Tóquio.



O brasileiro Christian Cravo foi um dos finalistas do prêmio com uma série de fotos sobre a água como fonte de vida. Acima, o baiano retrata um ritual no Haiti que celebra a ligação da alma e corpo humanos com o elemento.




A série O Observador e Observado, de Susan Derges, usa recursos fotográficos para mostrar como um jato d'água pode se parecer com gotas de água, uma metáfora da interação de quem observa e de quem está sendo observado.


O Prix Pictet premia fotos que abordam temas relativos à sustentabilidade. Este ano, o tema escolhido foi a Água. Vinte fotógrafos chegaram à final, que premiou a foto do canadense Benoit Aquin. As fotos estão em exibição em Tóquio.


Enviado pela revista New Yorker para fotografar as conseqüências do furacão Katrina, Robert Polidori se deparou com uma cena de devastação. Ele pretendia documentar a reconstrução das cidades destruídas, mas após quatro visitas, não viu avanços.



As imagens de Jules Spinatsch têm o objetivo de mostrar o uso de tecnologias sofisticadas e alto consumo de energia para transformar água em neve. As máquinas acima preparam a água para a condensação e iluminam o ambiente.



Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081103_galeriaprixpictet_fp.shtml (Lm)


Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO