Pular para o conteúdo principal

NAC 30 anos: sobrevivendo nas trincheiras

A Funarte divulgou essa semana o resultado de sua seleção pública de projetos para o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2008. O Núcleo de Arte Contemporânea - NAC/UFPB teve o projeto "NAC 30 anos: sobrevivendo nas trincheiras" aprovado. O projeto foi feito em parceria com a Usina Cultural Energisa e tem como objetivo "comemorar os 30 anos de criação do Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba, mediante a realização de mesas-redondas, oficinas, exposições de artes visuais, exibição de vídeoarte, além de lançamento de portal (internet) e plaquete, tendo em vista não apenas difundir e reafirmar a importância histórica e cultural do NAC para o Estado da Paraíba, mas também mobilizar a participação direta de estudantes, artistas e do público em geral nas políticas culturais da instituição".

Programação:

MESA REDONDA


1.Mesa-redonda: Instituições, museus e patrimônio histórico
Lúcia Guerra (UFPB)
Cleide Barros (Usina Cultural Energisa)
Rosana Honorato (PMJP)
Adolfo Samyn Nobre (PE)
Data: 09/12
Hora: 9h às 12h
Local: NAC

2. Mesa-redonda: Ação educativa e mediação em arte contemporânea
Marcelle Costa (RJ)
Sicília Calado (UFPB)
Fabrícia Jordão (UFPB)
Data:10/12
Hora:9h às 12h
Local:Usina Cultural Energisa

3. Mesa-redonda: Heranças do conceitualismo, Intervenção urbana e trabalhos em colaboração
Chico Dantas (PB)
Marco A. Damasceno (UFPB)
Marta Penner (UFPB)
Sandoval Fagundes (PB)
Dyógenes Chaves (PB)
Data: 11/12
Hora: 9h às 12h
Local: Usina Cultural Energisa

4. Mesa-redonda:Arte conceitual no Brasil e ações no Nordeste
Marta Penner (UFPB)
Paulo Bruscky (PE)
Felipe Ehnerberg (México)
Jota Medeiros (NAC/UFRN)
Falves Silva (RN)
Data:12/12
Hora: 9h às 12h
Local:NAC

OFICINAS

1. Livro de artista com Felipe Ehrenberg
data: 13/11
hora: 09:00 ás 12:00
14h às 17h
local: NAC

2.Conversa de Boteco com Paulo Bruscky
data: 14/12
hora: 09:00 ás 12:00
14h às 17h
local: NAC

3. Out-door, Art-door com Dyógenes Chaves
data: de 15 a 17/11
hora: 09:00 ás 12:00
local: Usina Cultural Energisa

4.Vídeo nas Trincheiras com Marta Penner e Marco Aurélio Damasceno
Trabalho em Colaboração
data: de 15 a 17/11
hora: 09:00 ás 12:00
local: NAC

EXPOSIÇÕES



1. NAC 30 anos (exposição iconográfica)
Data: 09/12 a 28/02 no NAC

2. Mostra de Livrobjeto dp artista Felipe Ehrenberg
Data: 12 à 14/12 no NAC


3. Chico Pereira: conexões desconexas (mostra Individual)
27/12 a 25/01 na Usina Cultural Energisa
Chico Pereira (visitas com o artista)
16 e 17/11 as 14h

4.Vídeoarte
18/12 na Usina Cultural Energisa

Informações e inscrições no email
nactrincheiras@hotmail.com.br



Fabricia Jordao

Comentários

Carlos Felippe disse…
Pow estarei prestigiando todos. O NAC fica no prédio da biblioteca central da UFPB?

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…