Pular para o conteúdo principal

Projeto: arte com celular - auto-retratos cômicos e design de aparelhos


O projeto montado na I Bienal de Artes do Sesquicentenário








Auto-retratos associados aos desenhos dos aparelhos de celulares usados por cada professora, elaborados pela equipe pedagógica e pela direçao da escola.


Momento da montagem do auto-retrato cômico e do desenho dos aparelhos de celulares
O projeto arte com celular - auto-retratos cômicos e design de aparelhos surgiu quando participávamos de uma reuniao pedagógica com a equipe técnico-pedagógica e com a direçao da escola. Por causa dos roubos e dos toques inconvenientes dos celulares, a proposta reinante era proibir o uso do celular na escola. Interpelei dizendo que o celular, para mim, é muito importante e serve para múltiplas funçoes. Propus que educássemos o uso do celular e aproveitássemos o seu potencial artístico. Todos participaram da proposta a ser desenvolvida com várias sugestoes, até que chegamos no formato atual. Encontrei resistência de início, mas, depois, a equipe foi colaborando. Iniciamos com a sessao de auto-retratos cômicos. Cada professora tirava uma foto de si mesma fazendo algo que tentasse provocar risos no espectador. Depois de reveladas as fotos, elas passaram a desenhar o celular que usavam, explorando a fluidez do traço. Muitas alegaram "nao saber desenhar", mas aceitaram fazer a proposta. Depois montamos o projeto com os celulares associados a um som que reproduz os toques mais cômicos e num som alto. Foi uma experiência muito rica para todos nós. Contei com a colaboraçao da profa. Idália Lins na idealizaçao e execuçao do projeto. Erinaldo Alves
Título: arte com celular - auto-retratos cômicos e design de aparelhos
Objetivo: explorar o potencial artístico do celular e questionar o inconveniente dos toques em momentos inadequados
Participares: equpe pedagógica e direçao do Colégio Sesquicentenário
Orientaçao: Erinaldo Alves e Idália Lins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…