Pular para o conteúdo principal

Formação Continuada - Visita ao NAC

A Formação Continuada promovida pela Prefeitura de João Pessoa, ministrada pelos professores Erinaldo Alves, Sicília Calado e Getúlio Martins, no qual os encontros se dão em toda primeira sexta feira do mês, num desses encontros, ocorreu uma proposta de visitação ao NAC e à exposição INTEGRAÇÃO 275, esta foi realizada pelos alunos dos cursos de Educação Artística e de Artes Visuais da UFPB, após a visita seria realizada uma oficina de Frottage.

O encontro no NAC se deu no dia 15/08/2008, no qual estavam presentes, as professoras; Helena Bertino; Sally Rosane; Maria de Jesus; Irani Ferreira; Lindalva Nunes; Rosa Ângela; Maria Eunice; Rosangela Ramos; Tahis Virginia; Olga Cabral e Maria de Guardalupe.

Além das bolsistas Fabrícia Jordão, Thaís Catoira e das colaboradoras Elane Teles e Claudia Nên; estavam também o professor da Formação Continuada Getúlio Martins e a Coordenadora do NAC e professora do Departamento de Artes Visuais, Marta Penner, que mediou à visitação à exposição e tirou várias dúvidas das professoras sobre a montagem dos trabalhos, divisão dos espaços, seleção dos trabalhos, entre outros assuntos.


Ela também explicou que vários trabalhos que ali estavam expostos foram resultados das disciplinas, dos cursos de educação artística e artes visuais; e outros seriam trabalhos realizados a parte pelos alunos. Como a professora Marta, teve os resultados de suas disciplinas expostos na INTEGRAÇÃO 275, ela explicou com propriedade todo o processo de produção desses trabalhos, desde os materiais utilizados, até os conceitos desses trabalhos.
Após toda essa conversa e discussão sobre o espaço de exposição, pesquisas e o desenvolvimento de trabalhos com alunos, às professoras visitantes participaram de uma oficina que explorou a técnica da Frottage, a oficina foi baseada em uma série de trabalhos expostos no NAC, feitos com papel vegetal ou manteiga, carvão ou giz de cera, em vários formatos e cada um com suas concepções, esses trabalhos foram elaborados pelos alunos da disciplina Análise II, no qual a professora Marta Penner ministrou.

Esse intercâmbio proposto pela equipe é um meio de vivenciar as experiências apreendidas nos encontros da Formação Continuada, além de aumentar essas experiências, multiplicam-se as possibilidades de métodos, materiais e conteúdos para a sala de aula.

Agradecemos a participação e o empenho de todos. E que mais encontros como esse aconteçam, pois o aprendizado e a troca de informações e experiências é extremamente importante para todos.
Thaís Catoira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê