Pular para o conteúdo principal

Edital de Seleção Mestrado em Cultura Visual - 2009

A Faculdade de Artes Visuais – FAV - da Universidade Federal de Goiás – UFG torna público que estão abertas, de 01 a 14 de outubro de 2008, as inscrições para a seleção para o Programa de PósGraduação em Cultura Visual – Mestrado, Turma 2009, com duas Áreas de Concentração:
(1) Processos e Sistemas Visuais (linhas ‘a’
e ‘b’),
(2) Educação e Visualidade (linha ‘c’).
As três Linhas de Pesquisa do Programa são:


(a) História, Teoria e Crítica da Arte e da Imagem
Investigar as imagens, suas manifestações de sentidos e as condições de produção,
interpretação e recepção de visualidades artísticas.

(b) Poéticas Visuais e Processos de Criação
Investigação de técnicas, materiais e processos na produção de poéticas visuais.

(c) Culturas da Imagem e Processos de Mediação
Investigação da experiência estética, significação e interpretação em contextos
educativos e culturais.

Ver edital em

http://email.terra.com.br/cgi-bin/webmail.exe/CULTURA?ID=IBbIDV_AjzXUgYsZbr5B_S9U7oAXb8eYD&Act_View=1&R_Folder=aW5ib3g=&msgID=9224&Body=2&filename=CULTURA

(Erinaldo Alves)

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de indicar também o curso uma pós-graduação a distancia realizada pelo SENAC é só acessar www.pos-ead.senac.br.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê