Pular para o conteúdo principal

Edital de Seleção Mestrado em Cultura Visual - 2009

A Faculdade de Artes Visuais – FAV - da Universidade Federal de Goiás – UFG torna público que estão abertas, de 01 a 14 de outubro de 2008, as inscrições para a seleção para o Programa de PósGraduação em Cultura Visual – Mestrado, Turma 2009, com duas Áreas de Concentração:
(1) Processos e Sistemas Visuais (linhas ‘a’
e ‘b’),
(2) Educação e Visualidade (linha ‘c’).
As três Linhas de Pesquisa do Programa são:


(a) História, Teoria e Crítica da Arte e da Imagem
Investigar as imagens, suas manifestações de sentidos e as condições de produção,
interpretação e recepção de visualidades artísticas.

(b) Poéticas Visuais e Processos de Criação
Investigação de técnicas, materiais e processos na produção de poéticas visuais.

(c) Culturas da Imagem e Processos de Mediação
Investigação da experiência estética, significação e interpretação em contextos
educativos e culturais.

Ver edital em

http://email.terra.com.br/cgi-bin/webmail.exe/CULTURA?ID=IBbIDV_AjzXUgYsZbr5B_S9U7oAXb8eYD&Act_View=1&R_Folder=aW5ib3g=&msgID=9224&Body=2&filename=CULTURA

(Erinaldo Alves)

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de indicar também o curso uma pós-graduação a distancia realizada pelo SENAC é só acessar www.pos-ead.senac.br.

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…