Pular para o conteúdo principal

Como fazer um boneco de Stop Motion Profissional

Para quem deseja obter um resultado mais profissional, encontrei este Guia que ensina como se faz um boneco de animação articulado sem usar as massinhas convencionais de modelar, o que torna os movimentos bem mais detalhados na hora de fazer as fotografias em sequência.

Muita gente pensa que stop motion só se faz com a clássica massinha, o que é um grande engano. Na verdade, Stop motion é uma técnica que envolve dezenas de estilos. A claymation (stop motion de massinha) é apenas uma delas.

Neste texto, demonstra como se faz um boneco de espuma de látex. Mas é sempre bom lembrar que não existe certo e errado. A arte de criar bonecos envolve experimentação, tentativas e erros. Cada artista tem seu processo e métodos preferidos. Então, esta não é nem pretende ser a última palavra sobre este assunto. Muito menos posso dizer que há uma maneira certa de se fazer isso. Tudo é um risco, e esta é também uma faceta da beleza da arte da animação quadro a quadro.

ETAPA 1 - A criação

Projete o seu boneco.
Projetar envolve não só ter a idéia geral de como ele será mas ajuda a estruturar mentalmente como você vai articulá-lo. É possível definir muita coisa que poupará trabalho na fase do projeto. Por exemplo, cabeça removível. Usa uma cabeça removível é uma ótima idéia para stop motion, porque ajuda ao animador a modelar as expressões sem ter que tirar o boneco e reposicioná-lo completamente a cada frame.
desenhe seu boneco exaustivamente até gravar na sua imaginação uma versão tridimensional da peça. Só então parta par a construção. faça o possível para não ter que inventar na hora da escultura.


Esculpa o boneco usando plastilina ou o que seria melhor, uma massa à base de óleo, como a DimClay (dimclay.com). Você pode suar as versões medium e firm da Dim Clay, porque elas são bem mais resistentes a quebrar ou danificar seu modelo.

Passe VSELINA no boneco - porque a dim lay pode grudar na dim clay! A vaselina funciona gerando uma camada escorregadia que previnirá isso.

ETAPA 2 - O molde


Com o boneco esculpido, você vai tirar o molde. Para isso coloque ele numa base e trace a área de forma sempre deixando uns 4 cm de área mínima ao redor do boneco. Isso é para prevenir deformações no modelo. Com dimclay soft você recobre esta área, fazendo uma espécie de cama que cobre uma face inteira do seu boneco expondo uma metade. Aproveita para colocar pequenos blocos de encaixe nstesa fase. Para fazer isso, basta pressionar toqueinhos de madeira na dim clay ao redor do boneco. Isso faz com que os buracos virem pinos na forma. Esses pinos prendem as metades, garantindo a precisão da peça.


Feito isso, aplique gesso pedra, pincelando o creme no boneco para não dar bolhas de ar. Depois complete colocando ataduras cirúrgicas embebidas em gesso para endurecer e fortalecer o molde. E só então derramando o creme de gesso para deixar liso na parte de cima.
Espere endurecer. (Dê uns 3 dias para garantir) O gesso endurece rápido, mas mantém a umidade. A umidade é sua inimiga.

Como a DimClay é a base de óleo, o gesso não gruda nela. Ela vai se soltar facil da camada de gesso da fôrma, deixando o modelo preso na cama de no gesso.
Agora você vai ter o boneco enterrado no bloco de gesso.
Com pedaços de radiografia você aplica ao redor do boneco, no maximo de áreas possíveis. Você vai colocar desmoldante na proxima etapa, mas as radiografias funcionam bem como uma espécie de barreira desmoldante física entre as camadas de gesso. Facilita muito.

Com pedaços de madeira ou até mesmo radiografias velhas, você vai construir uma espécie de caixa ao redor da sua fôrma (por isso eu sempre recomendo fazer a forma quadrada) E use fita crepe de banda larga para fortalecer os cantos e prevenir vazamentos. A base que se liga na mesa deve ser isolada com massinha para prevenir vazamentos.
Aplique uma nova camada de desmoldante (vaselina em pasta) na fôrma e no boneco. Repita aqueles passos de criação da forma, usando gesso pedra (sempre gesso pedra) e ataduras cirúrgicas para fortalecer a forma. Então despeje o creme fazendo o bloco bem liso em cima e nivelado. É importante nivelar, pq se vc não faz isso, corre o risco do material escorrer de lá de dentro mais na frente.

Depois que endureceu, você vai separar as fôrmas. Se o desmoldante funcionou legal, elas vão se separar relativamente fácil.

Retire seu boneco (a matriz) de lá usando instrumentais de dentista. Esta etapa é a mais dificil. Muitas vezes a gente quebra o gesso sem querer e aí tem que fazer tudo de novo.
E é por isso que bonecos de stop motion deste tipo tem poucos detalhes. Pra ser facil de retirar. Vc retira o boneco, e limpa bem a forma tirando todo o resto de massa que eventualmente ficar ali.

Nesta etapa, você vai ter que usar uma goiva para escavar seu molde de gesso. Coloque uma entrada de material cortando no gesso um funilzinho que liga nos pés do boneco. E repita isso fazendo uns funis menores em cada dedo, e um bem mais grosso na cabeça. Isso é a saída de ar. Quando você aplica o material na fôrma, ele tem que empurrar o ar. Se não tiver a saida de ar, a forma estoura, ou dá bolhas no boneco.

Em geral se usa este tipo de funil se você for aplicar a espuma de latex com pistola. Dá até pra fazer em casa sua própria pistola de aplicar espuma de látex usando uns pedaços de cano, uma borracha de roda de carrinho, dois parafusos e uma porca.






Neste caso, não iremos injetar a espuma de latex no molde fechado. Vamos nos aproveutar do fato de que a espuma de latex tem uma consistencia densa o suficiente que nos permite usá-la com a forma aberta.

Voltando a forma, nessa hora você já fez a forma e está prestes a criar o esqueleto do seu boneco, seguindo seu planejamento na epata do projeto.


ETAPA 3- O esqueleto e a mistura da espuma de látex

Feito isso, você tem duas opções. Ou faz um esqueleto de arame, ou de ball joint. (juntas articulares metálicas homocinéticas) Até a pouco tempo, não havia esqueleto de ball joint no Brasil. Mas agora já tem.

Mas vamos supor que você faça o esqueleto de arame por contenção de custos. Construa seu esqueleto com um arame de boa qualidade e que seja resistente a quebra. É importante que você tenha ele trançado, porque reduz o risco de inutilização do boneco caso haja quebra.

Com epoxi, você vai fazer limitadores de juntas. Isso é, recubra de epoxi tudo que deveria ser rigido no boneco. Isso vai prevenir que você dobre o braço do boneco em lugares diferentes. Não precisa colocar muito epoxi. Só o suficiente para gerar uma resistência no arame e ele não se dobrar onde no mundo real deveria ter um osso.



Depois disso, recobra o boneco todo com fita crepe.

É importante fazer isso para prevenir a oxidação do arame, mas também para permitir que o arame ofereça maior aderência à espuma de látex. Isso também ajuda a prevenir que o arame eventualmente danifique a pele de espuma de látex.
Sob os pés do boneco você vai colocar um bloco de epoxi onde estará uma porca ligada a um parafuso comprido sem cabeça.
Este parafuso é que vai se prender sob os pés do seu boneco e o palco.

Nele você vai colocar uma borboleta de fixação, permitido facilmente penetrar a base de madeira do o palco e travá-lo no lugar mesmo em situação de equilíbrio precário. Por isso, a porca deve ser colocada na estrutura de epoxi do pé já com o parafuso nela.




A espuma de látex é criada através da mistura de alguns componentes químicos. Em geral são três ou quatro componentes a se misturar em proporções específicas de acordo com as instruções do fornecedor. A FX Arte está lançando uma linha de espuma de látex de 5 componentes que é super legal para fazer isso. É um material relativamente barato e que rende bem. Fácil de usar e adaptado a realidade nacional (temperatura do clima e forno caseiro) sem falar nas instruções em português, que são uma boa ajuda.

Use a sua batedeira para misturar e quando chegar na consistencia correta, aplique com uma colher no interior do seu molde.
Faça isso em cada uma das metades. Agora pegue com cuidado seu esqueleto de lentamente afunde-o no meio da forma coberta com a espuma de latex. Com uma espátula recubra os dedos e detalhes pequenos. Agora pegue a outra metade da forma e aplique sobre sua contra-parte.




Aperte bem. Você vai ver que isso vai provocar um vazamento de espuma de latex nas saídas de ar que você fez sob os pés e na cabeça. É normal que isso ocorra. Esse excesso você vai tirar depois.


Com um elástico de confecção, borracha cirúrgica ou algo assim, você vai amarrar bem a fôrma. Ela tem que ser super apertda, para encaixar CERTINHO. Mas não a ponto de quebrar a fôrma. Então, não Joselite!
Coloque o bloco e gesso com espuma de látex e o esqueleto dentro numa travessa metálica da loja de 1,99 e leve ao forno pelo tempo determinado pelo fabricante da espuma de latex que você for usar.
Assim, a espuma de latex vai curar.
Desligue o forno, retire com cuidado a forma lá de dentro e deixe esfriar.
esfriou, abra a a forma com cuidado. Seu boneco vai ter agora um belo corpo de borracha super-mega-hiper macia.
Retire ele da forma e com uma tesourinha de unhas, recorte os excessos, apare as rebarbas.

ETAPA 4- Acabamento



Com um pouco de látex líquido, você vai aplicar com pincel diluindo em água uma quantidade de latex para fazer eventuais reparos onde deu bolhas de ar. O látex também ajuda a dar uma selada na espuma de látex. Eu prefiro tingir o látex de preto nesta etapa e colocar uma base preta na peça toda pra só depois pintar ele. A pintura é feita usando corantes para látex ( pode ser também tinta látex de parede) misturados ao látex líquido.


Depois é só dar o acabamento, que pode ser cabelo, tecido, detalhes como armas e outros itens que você faz com super sculpey ou epoxi.
Basicamente é isso.


*Este vídeo no you tube mostra imagens sobre esta técnica:

http://br.youtube.com/watch?v=ZHQWEIFG5q0


*Fonte dos textos e imagens:

http://www.mundogump.com.br/como-fazer-um-boneco-de-stop-motion-profissional/


(Idália Lins)

Comentários

Unknown disse…
eu tambem já fiz alguns stopmotions mas eu ainda não tenho as técnicas para fazer as animaçoes vejam meus stop motions no youtube é só colocar joaocharge stop motion e entrem no meu blog
www.comcart.blogspot.com
obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê