Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

SÍMBOLOS DA PAZ...

A cor BRANCA é a mais citada como um símbolo da Paz por representar a pureza, inocência e verdade. A bandeira branca é usada como um símbolo da Paz desde o renascimento, simbolizando o ato de se abrir mão das próprias cores para negociar a trégua em tempo de guerra. A bandeira da Irlanda possui uma faixa verde (catolicismo) e uma faixa laranja (protestantes) separadas por uma faixa branca simbolizando a Paz entre os dois grupos religiosos. Velas brancas também simbolizam a paz para diversas culturas e religiões, desde os antigos celtas até os católicos e judeus. [...]


Esta bandeira tornou-se conhecida mundialmente pelo Pacto de Nicholas Röerich de 1935 e é também um símbolo universal da Paz. Os três círculos centrais podem ser interpretados como a representação do passado, presente e futuro circundados pela eternidade. Também podem ser a religião, ciência e arte sendo envolvidos pela cultura. O símbolo é encontrado em várias culturas em todo o mundo, há milhares de anos. Parte do seu carisma é devido ao fato de não pertencer a nenhum grupo ou tradição, apesar de ser usado por vários deles até hoje. Seu tamanho padrão é de 85 cm de altura por 140 cm de largura, confeccionada em pano branco. No centro, um círculo vermelho-púrpura (rubi ou bordô), cujo aro mede 10cm partir da borda externa do círculo, tendo 60cm de diâmetro total. No centro branco do círculo há 3 esferas em vermelho com 12cm de diâmetro cada, dispostas em forma de triângulo ascendente.



Pombas da Paz de Fernando Botero. Localizadas no Parque de San Antonio, na cidade de Medellín, Colômbia, tem dimensões grandiosas (3m x 2,5m x 2,5m) e pesam 1.500 kg cada. A pomba original "El Pájaro", doada pelo artista colombiano, foi destruída no atentado de 10/06/1995 onde guerrilheiros colocaram uma bomba em sua base. Os estilhaços mataram 28 pessoas (7 crianças) e feriram mais de 200. Botero então fez uma réplica, que em 2000 foi colocada ao lado da original, simbolizando a PAZ.



O "Poste da PAZ" é um projeto que foi iniciado no Japão pela "The World Peace Prayer Society", uma organização sem fins lucrativos fundada em 1955 por Masahisa Goi. Já existem mais de 200.000 postes em mais de 180 países. Servem como marcos para que lembremos sempre da necessidade de visualizar e rezar pela Paz mundial. Os "Postes da Paz" são "plantados" em algum local público que possa ser dedicado a Paz, como praças, parques, universidades, jardins e locais de oração. Nada impede que uma cidade tenha mais de um "Poste da Paz". Pode ter 4 ou 6 faces, 8 pés (2,5m) de altura e é enterrado no solo. Existem versões para uso dentro de prédios, presos a uma base. Podem ser feitos de qualquer material, por exemplo com uma madeira típica da região ou metal. Em uma das faces é inscrita a frase "Que a paz prevaleça no mundo" no idioma do local onde é colocado. Nas outras faces a mesma frase em outros idiomas.



[...]Há milhares de anos o ramo de oliveira simboliza a Paz e boa vontade. Muitas vezes aparece junto com uma pomba branca. Como símbolo da Paz é encontrada: no símbolo das Nações Unidas; no selo do Governo dos Estados Unidos; nas bandeiras das Ilhas Virgens, da liga dos Estados Árabes, de Chipre e da Eritréia.

[...] A oliveira é uma das árvores sagradas. Cristo, quando se viu cansado e abatido, foi se refugiar no Jardim das Oliveiras. O floral Olive (Oliveira) é indicado para aqueles que se sentem cansados física e mentalmente. Parece ser uma árvore com poder reabilitador [...]


Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO