Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

terça-feira, 10 de junho de 2008

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA...

Um antigo abrigo nazista para ataques antiaéreos é hoje o mais novo museu particular de arte contemporânea da Alemanha.

Aberto à visitação pública no último fim de semana, o prédio de cinco andares, localizado no centro de Berlim, passa a ser também um dos mais curiosos endereços da arte no país.

Construído em 1942 sob supervisão de Albert Speer, arquiteto predileto de Hitler, o bunker de concreto maciço chegou a dar proteção a três mil pessoas de uma só vez durante os bombardeios aliados à capital do Terceiro Reich.

Construído em 1942 para abrigar 2 mil pessoas, o bunker serviu mais tarde como depósito de frutas tropicais, prisão e discoteca Techno


Logo na entrada, os visitantes são recebidos por um pesado sino que balança sem parar sobre suas cabeças. Silenciosamente, pois falta o badalo. A obra é do artista belga Kris Martin.


Algumas obras foram adaptadas ao ambiente do bunker. O artista espanhol Santiago Sierra mandou cortar paredes com metros de espessura para que sua escultura pudesse passar de uma sala à outra.


A coleção Boros inclui cerca de 500 obras. Na exibição inaugural, o empresário mostra trabalhos que lidam com o tema luz e espaço, como o globo de prismas do dinamarquês Olafur Eliasson.


As paredes e tetos, com metros de espessura, foram rompidas com serras de diamante para abrir mais espaço para obras como a do alemão Anselm Reyle.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080610_museubunkerberlimrw.shtml (Lm)

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO