Pular para o conteúdo principal

Estudantes de artes visuais incentivam uso de sacolas retornáveis em Ubatuba

Adriana Dias e a equipe das bolsas retornáveis

Bolsas retornáveis


Além de serem ecológicas, as sacolas retornáveis também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. Elas serão distribuídas em troca de alimentos não-perecíveis, em frente a um grande supermercado da cidade

Você sabia que deixando de consumir uma sacola plástica por dia, economizará cerca de quatro quilos de plástico por ano e, nos próximos dez anos, a indústria de petróleo deixará de extrair 4,14 toneladas de petróleo para atender você? Foi pensando nisso que um grupo de estudantes de artes visuais de Ubatuba idealizou um projeto interessante.
No próximo dia 7, sábado, a partir das 10h, eles estarão no pátio do Supermercado Rosado (rua Thomaz Galhardo, em frente a Praça 13 de Maio), trocando sacolas retornáveis por três quilos de alimentos não-perecíveis.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e com diversas empresas simpáticas à causa. Ao todo, serão distribuídas 250 sacolas e os alimentos recebidos serão doados a famílias carentes, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. A distribuição das bolsas retornáveis é um dos eventos que acontecerão na cidade, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Cultura e ecologia

Além de serem ecológicas, as sacolas retornáveis, feitas de tecido, também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. Os alunos fizeram pesquisas sobre os artistas locais e estão fazendo releituras de suas obras nas bolsas, utilizando fotos, desenhos e trechos de músicas, entre outros elementos.
Uma das idealizadoras do projeto, Adriana Dias, afirma que a idéia é promover a mudança de hábitos, utilizando a arte e a beleza como incentivo. “Não há consciência ambiental que resista a algo feio, por isso, nós desenvolvemos diversos modelos de bolsas, com variedade de cores e tamanhos. Estamos apostando no apoio dos supermercados para esta mudança de hábitos da população. Antigamente, não existiam sacolas descartáveis, isso significa que podemos viver sem elas. As sacolas de pano são nossas grandes aliadas para colaborar com o planeta.”

Pragas plásticas

Uma família de quatro pessoas de classe média utiliza cerca de mil sacolas por ano em supermercados, padarias e outros comércios. As sacolas descartáveis levam um segundo para serem produzidas, 20 minutos de uso e 500 anos para se decompor, poluindo o planeta, contaminando rios e oceanos, matando animais que as ingerem, confundindo com alimentos. Um dos casos mais chocantes já conhecidos ocorreu em 2002, quando uma baleia minke foi encontrada na costa da Normandia, com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.
Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos. Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos.

Os parceiros

Os alunos que se dispuseram a realizar este projeto são estudantes da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) – Pólo de Ubatuba. Os parceiros são: Prefeitura de Ubatuba; Supermercado Rosado; Casa Nova Materiais de Construção; Freeway Dedetizadora; Mar Azul Turismo; Cunhã Artesanato; Com Carinho Presentes; Funerária Litorânea; Mercado Bom Preço; Cati; STTR; Quiosque Patropi e Rei do Camarão.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

http://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/view.php?id=4287

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê