Pular para o conteúdo principal

Dicas para expor imagens...





A escola carece de novas iniciativas para expor as imagens coletadas pelos professores ou pelos alunos. Não se pode conceber que professores de artes visuais empreguem os convencionais cartazes escolares, com formas e soluções estereotipadas.
Trago, como exemplo, a proposta de uma exposição elaborada por Sandra Valéria, Victor Pilato e Walquiria Araújo , meu alunos de História do Ensino das Artes Visuais – turma 2008.1., na Licenciatura em Artes Visuais da UFPB.
Respondendo ao desafio proposto por mim em sala de aula - de encontrar alternativas para exposições em instituições educacionais - fizeram bom uso de uma porta velha, obtendo um resultado bem interessante!
A equipe, além da apresentação no powerpoint, usou uma porta, reutilizando um material que poderia ser descartado devido reformas.
Na porta, utilizaram porta-retratos antigos do período pesquisado (Infância na década de 1930 a 1950). Do lado esquerdo enfatizaram a representação de crianças de boa situação financeira e da área urbana e, do lado direito, crianças pobres e da área rural.
Fizeram uma teia feita com cordão e pregos. No centro, puseram uma máquina fotográfica Kodak - período de 1950/60 - e ao redor fotografias, quando criança de um funcionária do Departamento de Comunicação Social da UFPB.
Elaboraram um porta-retrato de papel, feito com cartolina preta e papel alumínio. Uma sugestão para apresentação de fotos;
A exposição tentou mostrar que é possível elaborar uma apresentação de forma criativa e com baixo custo. Reciclar (porta), utilizar recursos da própria comunidade (porta-retratos, fotos e máquina fotográfica) e empregar materiais comuns (cordão e pregos).
Fonte:

Comentários

envolvartes disse…
Ainda sobre expor imagens...
Creio que somos capazes de buscar e encontrar alternativas de forma criativa.
O essencial é, não deixar que o comodismo aprisione nossas idéias!

Walquíria M. de Araújo
Aluna especial da disciplina e professora de Artes.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê