A escola carece de novas iniciativas para expor as imagens coletadas pelos professores ou pelos alunos. Não se pode conceber que professores de artes visuais empreguem os convencionais cartazes escolares, com formas e soluções estereotipadas.
Trago, como exemplo, a proposta de uma exposição elaborada por Sandra Valéria, Victor Pilato e Walquiria Araújo , meu alunos de História do Ensino das Artes Visuais – turma 2008.1., na Licenciatura em Artes Visuais da UFPB.
Trago, como exemplo, a proposta de uma exposição elaborada por Sandra Valéria, Victor Pilato e Walquiria Araújo , meu alunos de História do Ensino das Artes Visuais – turma 2008.1., na Licenciatura em Artes Visuais da UFPB.
Respondendo ao desafio proposto por mim em sala de aula - de encontrar alternativas para exposições em instituições educacionais - fizeram bom uso de uma porta velha, obtendo um resultado bem interessante!
A equipe, além da apresentação no powerpoint, usou uma porta, reutilizando um material que poderia ser descartado devido reformas.
Na porta, utilizaram porta-retratos antigos do período pesquisado (Infância na década de 1930 a 1950). Do lado esquerdo enfatizaram a representação de crianças de boa situação financeira e da área urbana e, do lado direito, crianças pobres e da área rural.
Fizeram uma teia feita com cordão e pregos. No centro, puseram uma máquina fotográfica Kodak - período de 1950/60 - e ao redor fotografias, quando criança de um funcionária do Departamento de Comunicação Social da UFPB.
Elaboraram um porta-retrato de papel, feito com cartolina preta e papel alumínio. Uma sugestão para apresentação de fotos;
A exposição tentou mostrar que é possível elaborar uma apresentação de forma criativa e com baixo custo. Reciclar (porta), utilizar recursos da própria comunidade (porta-retratos, fotos e máquina fotográfica) e empregar materiais comuns (cordão e pregos).
A equipe, além da apresentação no powerpoint, usou uma porta, reutilizando um material que poderia ser descartado devido reformas.
Na porta, utilizaram porta-retratos antigos do período pesquisado (Infância na década de 1930 a 1950). Do lado esquerdo enfatizaram a representação de crianças de boa situação financeira e da área urbana e, do lado direito, crianças pobres e da área rural.
Fizeram uma teia feita com cordão e pregos. No centro, puseram uma máquina fotográfica Kodak - período de 1950/60 - e ao redor fotografias, quando criança de um funcionária do Departamento de Comunicação Social da UFPB.
Elaboraram um porta-retrato de papel, feito com cartolina preta e papel alumínio. Uma sugestão para apresentação de fotos;
A exposição tentou mostrar que é possível elaborar uma apresentação de forma criativa e com baixo custo. Reciclar (porta), utilizar recursos da própria comunidade (porta-retratos, fotos e máquina fotográfica) e empregar materiais comuns (cordão e pregos).
Fonte:
Comentários
Creio que somos capazes de buscar e encontrar alternativas de forma criativa.
O essencial é, não deixar que o comodismo aprisione nossas idéias!
Walquíria M. de Araújo
Aluna especial da disciplina e professora de Artes.