A colagem foi uma técnica iniciada por Picasso (1881-1973), em 1912 com a obra Natureza Morta com Cadeira de Palha.
Definição
A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, mas sua incorporação na arte do século XX, com o cubismo, representa um ponto de inflexão na medida em que liberta o artista do jugo da superfície. Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal e papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc. -, a pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura. Fruteira e copo (1912) de Georges Braque (1882-1963), é considerada uma das primeiras colagens da arte moderna. A partir desse momento, a técnica vai ser largamente empregada em diferentes escolas e movimentos artísticos, com sentidos muito variados. Pablo Picasso (1881-1973) vai encontrar no novo recurso um instrumento de experimentação inigualável, que tem o seu início com Copo e garrafa de Suze (1912), parte de uma série em que são utilizados papéis e desenhos a carvão. O uso dos papéis colados abrem as pesquisas cubistas em novas direções. A utilização cada vez mais livre de materiais heterogêneos, não só papéis, dá origem a objetos tridimensionais e relevos. Nessa direção, Juan Gris (1887-1927), outro grande nome do cubismo que trabalhou exaustivamente com colagens, vai definir a pintura como "espécie de arquitetura plana com cor". As colagens de Braque, Picasso e Gris despertam o interesse de artistas dos círculos cubistas mais próximos e mais distantes. Albert Gleizes (1881-1953), Louis Marcoussis (1883-1941), André Derain (1880-1954), Robert Delaunay (1885-1941) e Sonia Delaunay-Terk (1885-1979), entre outros nomes do circuito parisiense, passam a fazer uso de colagens em suas composições. Na escultura - também realizadas por Braque e Picasso - os trabalhos de Alexander Archipenko (1887-1964), Jacques Lipchitz (1891-1973), Vladimir Tatlin (1885-1953), Pablo Gargallo (1881-1934) e Henri Laurens (1885-1954) são exemplos da articulação entre superfícies e volumes, em consonância com o programa das colagens cubistas.
Os novos princípios de composição inaugurados pelas colagens encontram seguidores em todo o mundo, o que não significa falar em generalização uniforme, mas em interpretações distintas de um mesmo procedimento. Na Itália, um diálogo cerrado com o meio francês leva os artistas reunidos em torno do futurismo a praticar colagens em sentido cubista estrito. Um traço destacado da produção futurista - em Umberto Boccioni (1882-1916) e Gino Severini (1883-1966), por exemplo - diz respeito à atenção dedicada ao mundo moderno, sobre o qual os artistas se debruçam sistematicamente, por meio de comentários que fazem à guerra, à tecnologia, à velocidade, à violência etc. Os trabalhos de Giacomo Balla (1871 ou 1874-1958) e Luigi Russolo (1885-1947), por sua vez, apontam em outra direção, rumo às pesquisas abstratas. Na Rússia de Kazimir Malevitch (1878-1935) e Tatlin, as conquistas cubistas adquirem novas feições. As colagens aderem às tendências construtivas em pauta, ganhando destaque os princípios de composição propriamente ditos e o poder expressivo dos materiais, por exemplo nos "relevos pictóricos" de Tatlin. Diverso é o resultado da técnica no interior do movimento dada. Em Marcel Duchamp (1887-1968) e Francis Picabia (1879), nota-se uma radicalização dos procedimentos usuais da colagem, numa clara recusa ao que eles consideram a rigidez cubista. Nos trabalhos de Kurt Schwitters (1887-1948), por seu turno, a ênfase recai sobre elementos e materiais diversos, que encontram seu exemplo mais acabado nas obras Merz (1919). "A pintura Merz", diz ele, "não utiliza só a cor e a tela, o pincel e a paleta, senão todos os materiais percebidos pelos olhos e todas as ferramentas necessárias". Com Max Ernst (1891-1976), ampliam-se as possibilidades da colagem. Nota-se aí uma articulação imprevista dos elementos e uma abertura mais direta ao irracional, no que será seguido pelos surrealistas, que levam ao limite a idéia de associação de elementos díspares e de construção de uma "realidade irreal", por exemplo, em Joán Miró (1893-1983), Yves Tanguy (1900-1955), René Magritte (1898-1967), André Masson (1896-1987)e Salvador Dalí (1904-1989). Diversa é a trilha seguida pelos artistas ligados a Bauhaus, quando empregam a colagem e a montagem como parte de seu programa pedagógico. Distinto também o sentido que Henri Matisse (1869-1954) vai atribuir aos papéis colados que realizou na obra de maturidade, em que a pesquisa da forma liga-se diretamente à exploração da cor.
Nas artes plásticas brasileiras, as colagens foram testadas por diferentes artistas, por exemplo, nas obras de Carlos Scliar (1920-2001), Piza (1928), Guignard (1896-1962), Jorge de Lima (1893-1953) e Athos Bulcão (1918). São elas também que criam as condições de possibilidade dos relevos espaciais de Hélio Oiticica (1937-1980) e casulos e bichos de Lygia Clark (1920-1988).
A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, mas sua incorporação na arte do século XX, com o cubismo, representa um ponto de inflexão na medida em que liberta o artista do jugo da superfície. Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal e papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc. -, a pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura. Fruteira e copo (1912) de Georges Braque (1882-1963), é considerada uma das primeiras colagens da arte moderna. A partir desse momento, a técnica vai ser largamente empregada em diferentes escolas e movimentos artísticos, com sentidos muito variados. Pablo Picasso (1881-1973) vai encontrar no novo recurso um instrumento de experimentação inigualável, que tem o seu início com Copo e garrafa de Suze (1912), parte de uma série em que são utilizados papéis e desenhos a carvão. O uso dos papéis colados abrem as pesquisas cubistas em novas direções. A utilização cada vez mais livre de materiais heterogêneos, não só papéis, dá origem a objetos tridimensionais e relevos. Nessa direção, Juan Gris (1887-1927), outro grande nome do cubismo que trabalhou exaustivamente com colagens, vai definir a pintura como "espécie de arquitetura plana com cor". As colagens de Braque, Picasso e Gris despertam o interesse de artistas dos círculos cubistas mais próximos e mais distantes. Albert Gleizes (1881-1953), Louis Marcoussis (1883-1941), André Derain (1880-1954), Robert Delaunay (1885-1941) e Sonia Delaunay-Terk (1885-1979), entre outros nomes do circuito parisiense, passam a fazer uso de colagens em suas composições. Na escultura - também realizadas por Braque e Picasso - os trabalhos de Alexander Archipenko (1887-1964), Jacques Lipchitz (1891-1973), Vladimir Tatlin (1885-1953), Pablo Gargallo (1881-1934) e Henri Laurens (1885-1954) são exemplos da articulação entre superfícies e volumes, em consonância com o programa das colagens cubistas.
Os novos princípios de composição inaugurados pelas colagens encontram seguidores em todo o mundo, o que não significa falar em generalização uniforme, mas em interpretações distintas de um mesmo procedimento. Na Itália, um diálogo cerrado com o meio francês leva os artistas reunidos em torno do futurismo a praticar colagens em sentido cubista estrito. Um traço destacado da produção futurista - em Umberto Boccioni (1882-1916) e Gino Severini (1883-1966), por exemplo - diz respeito à atenção dedicada ao mundo moderno, sobre o qual os artistas se debruçam sistematicamente, por meio de comentários que fazem à guerra, à tecnologia, à velocidade, à violência etc. Os trabalhos de Giacomo Balla (1871 ou 1874-1958) e Luigi Russolo (1885-1947), por sua vez, apontam em outra direção, rumo às pesquisas abstratas. Na Rússia de Kazimir Malevitch (1878-1935) e Tatlin, as conquistas cubistas adquirem novas feições. As colagens aderem às tendências construtivas em pauta, ganhando destaque os princípios de composição propriamente ditos e o poder expressivo dos materiais, por exemplo nos "relevos pictóricos" de Tatlin. Diverso é o resultado da técnica no interior do movimento dada. Em Marcel Duchamp (1887-1968) e Francis Picabia (1879), nota-se uma radicalização dos procedimentos usuais da colagem, numa clara recusa ao que eles consideram a rigidez cubista. Nos trabalhos de Kurt Schwitters (1887-1948), por seu turno, a ênfase recai sobre elementos e materiais diversos, que encontram seu exemplo mais acabado nas obras Merz (1919). "A pintura Merz", diz ele, "não utiliza só a cor e a tela, o pincel e a paleta, senão todos os materiais percebidos pelos olhos e todas as ferramentas necessárias". Com Max Ernst (1891-1976), ampliam-se as possibilidades da colagem. Nota-se aí uma articulação imprevista dos elementos e uma abertura mais direta ao irracional, no que será seguido pelos surrealistas, que levam ao limite a idéia de associação de elementos díspares e de construção de uma "realidade irreal", por exemplo, em Joán Miró (1893-1983), Yves Tanguy (1900-1955), René Magritte (1898-1967), André Masson (1896-1987)e Salvador Dalí (1904-1989). Diversa é a trilha seguida pelos artistas ligados a Bauhaus, quando empregam a colagem e a montagem como parte de seu programa pedagógico. Distinto também o sentido que Henri Matisse (1869-1954) vai atribuir aos papéis colados que realizou na obra de maturidade, em que a pesquisa da forma liga-se diretamente à exploração da cor.
Nas artes plásticas brasileiras, as colagens foram testadas por diferentes artistas, por exemplo, nas obras de Carlos Scliar (1920-2001), Piza (1928), Guignard (1896-1962), Jorge de Lima (1893-1953) e Athos Bulcão (1918). São elas também que criam as condições de possibilidade dos relevos espaciais de Hélio Oiticica (1937-1980) e casulos e bichos de Lygia Clark (1920-1988).
Comentários
Carry on the excellent work!
I would appreciate if a staff member here at ensinandoartesvisuais.blogspot.com could post it.
Thanks,
Daniel
This is a question for the webmaster/admin here at ensinandoartesvisuais.blogspot.com.
Can I use part of the information from this post right above if I provide a backlink back to your site?
Thanks,
Oliver
Thanks for sharing this link - but unfortunately it seems to be not working? Does anybody here at ensinandoartesvisuais.blogspot.com have a mirror or another source?
Cheers,
Mark
Thanks for sharing this link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at ensinandoartesvisuais.blogspot.com have a mirror or another source?
Cheers,
Peter
My dogs are also beautiful curious around the laser gyroscope I got from DealtoWorld.com. They unceasingly occupy oneself with the gyroscope as it spins, although at earliest they kept barking at the laser slight accompany, and also because it produces music. But after they got worn it, they've stopped barking but virtuous watch over following the gyroscope whenever I start spinning it. Kids are also bonny amused next to it. Occasionally it's good to maintain diverting toys about the ancestry so that you can pull out the small on while the kids are being amused or playing with it while you live get up scoff or get changed. The gyroscope is one such play with with this purpose.
The gyroscope I bought from DealtoWorld.com has a dragon as a intent plot on it, and produces a taper accompany with red, downcast, and unskilled colours. Nick a look at the pictures I've uploaded of the gyroscope with laser luminosity show. The music produced from the gyroscope is not that enormous but facts sufficiency to accommodate any supplementary guest to the house. The gyroscope is red and negro, making it look exceedingly cold, and measure arrogant with that dragon imprint.
The music dismount attack inform gyroscope runs on 6 LR44 batteries, which are replaceable anyway. I've also euphemistic pre-owned this gyroscope to stagger my girlfriend during our anniversary celebration. I did the cheesy matter of decorating the pension latitude with roses and when I led her in, I started up the gyroscope as well so that the laser brighten clarify produces a ideal effect. I also had some battery operated candles so all the light effects created a sort of dreamt-up atmosphere. She loved it, at near the custom, to my relief. I also bought the candles from DealtoWorld.com. These days it seems to be my non-fulfilment shopping placement suitable all gifts and ideas in support of romantic occasions.
Since Christmas is coming, this laser lamp upstage gyroscope can dialect mayhap be a talented Christmas favour for the toddler or neutral the favoured! Alternatively, the gyroscope can simply be a nice totalling to the established Christmas decorations. I can imagine placing it adjoining the Christmas tree and peradventure spinning it when guests arrive in the house. Looks like [url=http://www.dealtoworld.com]DealtoWorld.com[/url] is getting my business yet again!
[/url].
These stuFents also make use oF the opportunity [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
builF their work portFolio. In the long run, they can use when applying For aFvertising or Fesign companies anF in starting a busines[url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
Their proFucts samples will give a huge impression on their creFibility as well as reputation.
To truly make the most oF a live occasion show up organizeF. Quite simply, have got a Feal previously create For yourselF or your solution which makes it an actual no-brainer [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton kopierte Tasche kaufen[/url]
bring a Few oF the major guns onboarF with you. Make it eFFortless [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
say inFeeF anF ensure it is as "pushbutton" helpFul when you can [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
Fistribute your proFuct or service..
[url=http://longchampsoldesa.overblog.com/]sac longchamps[/url] Use a sewing machine and stitch the patches together, leaving a 1/4-inch space between the seam and the edge of the fabric. Begin Highly Appreciated Mulberry Women's Bayswater Trimming Oxford & Leather Tote Bag Light Coffee stitching 1 1/2 inches in from the top right corner. Continue sewing in a straight line down all sides of the fabric squares.
[url=http://longchampmoinse.bloguez.com/]sac longchamp[/url] for Wholesale Handbags, you can get bags with best choice at reasonable prices. Design of these bags to carry different things even knitting needles and wool as well as with lots of pockets; you can also find more comfortable Wholesale Fashion Handbags to hold just a purse and keys. With much different design, you can choose design according to your lifestyle and suited your look.. Online. I would advise against selling your handmade loveliness on Ebay. Ebay is great for selling off the contents your garden shed, attic or, Shop the latest collection of Latest Mulberry Outlet Alexa Leather Hobo Light Coffee Bag for sale stuff off the back of a lorry.. The 18 tops offered range from $13 to $28. They vary from dressy t-shirts and form fitting tops to flowy and feminine blouses. Women who reviewed some of the tops said they were "amazing, affordable, and versatile".
Just that is necessary, I will participate.
Excuse for that I interfere … At me a similar situation. It is possible to discuss.
I am final, I am sorry, but it not absolutely approaches me.
Interesting theme, I will take part.
[url=http://shenenmaoyizzz.xanga.com/771189221/get-the-stylish-bean-bags-at-competitive-cost/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://mvpmichaelkorsoutlet2.weebly.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://spaces.covers.com/blog/shenenmaoyiw][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://cheapmkbag2.mywapblog.com/company-promotion-with-duffel-bags.xhtml][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiqwe.freeblog.hu/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
bad credit debt consolidation loan
bad credit consolidation loans
unsecured debt consolidation loans
unsecured debt consolidation loans
unsecured debt consolidation loan
debt consolidation loans bad credit
bill consolidation loans
bad credit debt consolidation loans
bad credit debt consolidation loan
unsecured debt consolidation loans
bad credit debt consolidation loans
unsecured debt consolidation loans
bill consolidation loans
unsecured debt consolidation loan
debt consolidation loans bad credit