Pular para o conteúdo principal

ARTE... DOR... ALMA FEMININA...

Frida Kahlo

[...] Nascida na Cidade do México em 1907, Kahlo começou a pintar em 1925 enquanto se recuperava de um acidente de ônibus que a deixou com constantes dores e permanentemente deficiente. Ele teve de ser operada mais de 30 vezes.

Mais de 200 pinturas retratam a sua experiência com dor física.

Algumas mostram a sua relação turbulenta com o pintor mexicano Diego Rivera, 20 anos mais velho que ela, que Kahlo conheceu em 1928, aos 22 anos. No ano seguinte, os dois se casaram. Em 1939, eles se divorciaram, mas voltaram a se unir em 1940.

Kahlo também teria se relacionado com o revolucionário Leon Trotsky, depois que ele fugiu da União Soviética.

Ela morreu em julho de 1954, depois de contrair pneumonia. Rivera morreu três anos depois.

O feminismo, o estilo de vida e o comunismo de Frida Kahlo são aspectos indissociáveis da sua obra.

"Frida precisa ser vista de um lado como uma artista e do outro como uma figura que botou forte ênfase no típico problema feminino."

Na imagem, o quadro La Columna Rota (1944).

Las dos Fridas (As Duas Fridas) é uma das obras


Na imagem, o quadro El Camion (1929).


Na imagem, o quadro El Suicidio de Dorothy Hale (1939).


Na imagem, o quadro Frida Kahlo y Diego Rivera (1931).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê