O show de Hannah Montana: na TV, no cinema, em DVD e discos
Qual é a origem da freada da Disney?
A fórmula perfeita da companhia criada por Walt Disney, aperfeiçoada ao longo de gerações de bichinhos antropomórficos, com sentimentos e modos humanos, era simples: afeiçoá-los às crianças e depois franqueá-los em milhares de produtos. Os executivos da Disney, porém, sempre tiveram medo de envelhecer os personagens, diz Karl Taro Greenfeld, da revista Portfolio. Perderam o bonde. Resultado: “Uma lacuna demográfica e dinheiro perdido”. A empresa que atraíra os menores de até 8 anos com o Mickey perdia o carinho dos mais velhos.
Como se deu a virada?
O crédito é da executiva Anne Sweeney, presidenta da Disney-ABC Television Group desde 2004. Por meio de pesquisas – e de intuição – ela percebeu que havia um vasto mercado de pessoas “velhas demais para o canal Nickelodeon e jovens demais para a MTV”. Bingo. “O Disney Channel é provavelmente a maior incubadora de estrelas adolescentes desde que a NBA parou de selecionar americanos saídos dos colégios”, anota a Portfolio.
Quem são esses jovens entre a Nickelodeon e a MTV, os fãs de High School Musical e Hannah Montana?
São os tweens. É expressão em inglês resultado da fusão de teen (adolescente) com between (entre). São crianças de 7 a 12 anos.
Eles têm real poder econômico? Sim. Os pré-adolescentes gastam, anualmente, US$ 51 bilhões – outros US$ 170 bilhões são produzidos ao redor deles, com música, televisão e cinema. O consumo de produtos franqueados da Disney cresceu 29% em 2007 em relação ao ano anterior – a maior parte deles ligada ao seriado High School Musical e a Hannah Montana. O faturamento da empresa chegou a US$ 10, 4 bilhões, ante US$ 9, 6 bilhões do período anterior, informa a BBC. “Os tweens são os novos adolescentes”, crava reportagem da agência AP para definir o ingresso dessa turma no mercado consumidor.
Como fazê-los comprar CDs e DVDs em um mundo plugado na internet, de música e filmes baixados gratuitamente da rede?
Há aqui uma jogada comercial de gênio. Os tweens talvez sejam o derradeiro reduto jovem a comprar produtos físicos – possivelmente porque ainda não dominam a internet 100% e também porque os pais os afastam dela, por medo de sites proibidos para menores. Em outras palavras: num tempo em que os consumidores anseiam tudo grátis, a Disney achou um nicho que ainda topa pagar. “Os pais compram dois ou três CDs da Disney para os filhos, sobrinhos e amiguinhos, que gostam de ver o desenho da capa, o folheto interno”, diz Abbey Konowitch, vice-presidente da Disney Hollywood Records. “Nos dormitórios de faculdades, um estudante compra e outros dez copiam.”
Fonte:
http://revistadasemana.abril.com.br/edicoes/36/porque/materia_porque_278821.shtml
O fenômeno de programas como Hannah Montana, dedicados aos chamados tweens, faz renascer a empresa do Mickey
O seriado Hannah Montana, sucesso do Disney Channel, na TV por assinatura, agora passa também na TV Globo. É reflexo da imensa popularidade da personagem Miley Stewart – menina normal na escola durante o dia e uma cantora popular à noite, a Hannah Montana que dá título ao programa. Estrelada por Miley Cyrus, de apenas 15 anos, é tratada como a produção que resgatou a Disney da irrelevância para a qual caminhava. Ela e a turma do High School Musical são motores do renascimento da fábrica de sonhos – ícone até os anos 1980, derrotada pela criatividade de Steven Spielberg e pelas travessuras eletrônicas da Pixar de Steve Jobs (agora parte do grupo do Mickey Mouse).
O seriado Hannah Montana, sucesso do Disney Channel, na TV por assinatura, agora passa também na TV Globo. É reflexo da imensa popularidade da personagem Miley Stewart – menina normal na escola durante o dia e uma cantora popular à noite, a Hannah Montana que dá título ao programa. Estrelada por Miley Cyrus, de apenas 15 anos, é tratada como a produção que resgatou a Disney da irrelevância para a qual caminhava. Ela e a turma do High School Musical são motores do renascimento da fábrica de sonhos – ícone até os anos 1980, derrotada pela criatividade de Steven Spielberg e pelas travessuras eletrônicas da Pixar de Steve Jobs (agora parte do grupo do Mickey Mouse).
Qual é a origem da freada da Disney?
A fórmula perfeita da companhia criada por Walt Disney, aperfeiçoada ao longo de gerações de bichinhos antropomórficos, com sentimentos e modos humanos, era simples: afeiçoá-los às crianças e depois franqueá-los em milhares de produtos. Os executivos da Disney, porém, sempre tiveram medo de envelhecer os personagens, diz Karl Taro Greenfeld, da revista Portfolio. Perderam o bonde. Resultado: “Uma lacuna demográfica e dinheiro perdido”. A empresa que atraíra os menores de até 8 anos com o Mickey perdia o carinho dos mais velhos.
Como se deu a virada?
O crédito é da executiva Anne Sweeney, presidenta da Disney-ABC Television Group desde 2004. Por meio de pesquisas – e de intuição – ela percebeu que havia um vasto mercado de pessoas “velhas demais para o canal Nickelodeon e jovens demais para a MTV”. Bingo. “O Disney Channel é provavelmente a maior incubadora de estrelas adolescentes desde que a NBA parou de selecionar americanos saídos dos colégios”, anota a Portfolio.
Quem são esses jovens entre a Nickelodeon e a MTV, os fãs de High School Musical e Hannah Montana?
São os tweens. É expressão em inglês resultado da fusão de teen (adolescente) com between (entre). São crianças de 7 a 12 anos.
Eles têm real poder econômico? Sim. Os pré-adolescentes gastam, anualmente, US$ 51 bilhões – outros US$ 170 bilhões são produzidos ao redor deles, com música, televisão e cinema. O consumo de produtos franqueados da Disney cresceu 29% em 2007 em relação ao ano anterior – a maior parte deles ligada ao seriado High School Musical e a Hannah Montana. O faturamento da empresa chegou a US$ 10, 4 bilhões, ante US$ 9, 6 bilhões do período anterior, informa a BBC. “Os tweens são os novos adolescentes”, crava reportagem da agência AP para definir o ingresso dessa turma no mercado consumidor.
Como fazê-los comprar CDs e DVDs em um mundo plugado na internet, de música e filmes baixados gratuitamente da rede?
Há aqui uma jogada comercial de gênio. Os tweens talvez sejam o derradeiro reduto jovem a comprar produtos físicos – possivelmente porque ainda não dominam a internet 100% e também porque os pais os afastam dela, por medo de sites proibidos para menores. Em outras palavras: num tempo em que os consumidores anseiam tudo grátis, a Disney achou um nicho que ainda topa pagar. “Os pais compram dois ou três CDs da Disney para os filhos, sobrinhos e amiguinhos, que gostam de ver o desenho da capa, o folheto interno”, diz Abbey Konowitch, vice-presidente da Disney Hollywood Records. “Nos dormitórios de faculdades, um estudante compra e outros dez copiam.”
Fonte:
http://revistadasemana.abril.com.br/edicoes/36/porque/materia_porque_278821.shtml
Comentários
O meu maior sonho e acho que também é o sonho de vários pré-adolescentes, é trabalhar na Walt Disney, acho que esse é também o sonho de toda a população mundial .Acho que os diretores,produtores,gerentes da Disney deveriam dar mais oportunidades tanto aos adolescentes quanto as crianças, porque assim iria desenvolver no talento das pessoas e seria vantagem tanto da disney quanto das pessoas que adoram Disney, isso fará com que aumentam os fãs de Disney Channel e também realizasse os sonhos dos pré-adolescentes.Seria melhor valorizar á quem tem interesse para assim sair um belo trabalho , eu sou uma das pessoas que sempre sonhou com isso .
Muito obrigada pela compreeção !!!
Valeu pela sua participação e volte sempre.
Abraços,
Erinaldo