Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

terça-feira, 6 de maio de 2008

MODA ECOLOGICAMENTE CORRETA


[...]- Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito: os quatro pilares da sustentabilidade podem ser observados na moda cada vez mais. Empresas que nunca ligaram para o assunto, hoje estudam formas de produção menos agressivas e procuram matéria-prima certificada ou orgânica. Outras, já nasceram com todas essas preocupações. O assunto foi pauta das últimas edições do São Paulo Fashion Week, que incentivou seus participantes a neutralizar as emissões de carbono na atmosfera através de plantios de árvores.

Segundo Cyntia Malaguti, docente de Eco-Design do Centro Universitário Senac, a moda é fundamental, uma vez que é canal de conscientização e tem puxado a bandeira do apelo ecológico. “Ao se vestir a pessoa constrói uma identidade e mostra o seu engajamento”.

A Pistache & Banana, confecção infantil, é um bom exemplo. Há um ano no mercado e sediada no interior de São Paulo, a empresa utiliza apenas algodão orgânico, tecnologia de reciclagem de garrafas PET para camisetas e corantes naturais como urucum e mate. “Compramos algodão orgânico, ainda na semente, em parceria com duas outras confecções francesas, tingimos, tecemos e confeccionamos e reduzimos nossa taxa de lucro, o que faz nossa roupa ter preço competitivo”,explica Juliana Páffaro, diretora geral e idealizadora da marca, que produz aproximadamente 10 mil peças por mês.

Outra marca que nasceu com o compromisso ecologicamente correto é a King55, de jeans. Com cinco anos de mercado, o beneficiamento do denim é feito com lixas e escovas; a maior parte da água da lavagem vem de captação pluvial da lavanderia e após isso é redirecionada a reservatórios para abastecer banheiros. O produto mais utilizado para desgastar o tecido é uma enzima proveniente da mandioca e biodegradável. “Até os móveis de nossas três lojas são reciclados”,explica Amauri Caliman, proprietário da empresa.

A mineira Vide Bula, especializada em jeanswear, desenvolveu nessa última coleção um tipo de lavagem que economiza 90% de água. “Temos que tomar providências em relação à água do planeta”, explica Giácomo Lombardi, proprietário da grife. [...]

Fonte: O Estado de S. Paulo
Por: Marta De Divittis

Extraído: http://www.revistameioambiente.com.br/2008/04/26/moda-reciclavel/

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO