Pular para o conteúdo principal

Dicas para redigir o relatório

Na comunidade de mesmo nome, criada por mim no orkut, abri uma postagem sobre "como redigir o o relatório". Considerando a possibilidade de alguns usuário deste blog não terem acesso ao orkut, transponho as postagens para cá, com a intenção de auxiliar a equipe de estagiários e alunos sob minha orientação, bem como socializar e divulgar para outros a nossa linha de trabalho.

O que é um relatório?

É uma modalidade de registro ou trabalho acadêmico mediante o qual se explicam os motivos, os procedimentos de ensino e os resultados da aprendizagem do alunado, integrantes de um projeto educacional desenvolvido em uma instituição educacional. Apresentam sugestões, recomendações para melhoria de atividades descritas, bem como uma análise interpretativa. Deve ser redigido de forma objetiva, com uma redação envolvente e bem apresentado academicamente.

como escrever o relatório?
Use frases curtas. Escreva entendendo que seu leitor implícito é alguém que não conhece o que você está fazendo. Seja detalhista. Fale de suas impressões e não esqueça de registrar os depoimentos do alunado. Os depoimentos do alunado são os indicadores principais de que a aula foi um sucesso. Atente para a pontuação. Conjugue a linguagem acadêmica com a conversa informal de modo que o texto fique agradável de se ler.


Aspectos de formatação/digitação

Letra: Arial ou times New Roman
• Tamanho: 12 (citação - tamanho 11 - nota de rodapé - tamanho 10)
• Espaço entre linhas: 1,5
• Cor da letra: preta
• Folha: A4
• Formatação da folha: margem superior e inferior, 2,5 cm, margem esquerda e direita: 3,0 cm

Capa
Contém dados que identificam a publicação, como:
a) O nome da instituição para quem o relatório está sendo feito
b) Nome do aluno, do curso e da turma.
c) Título do relatório, o local e a data.


Folha de Rosto

Inclui os seguintes elementos identificadores do relatório:
a) Nome da instituição/entidade.
b) Nome do aluno curso/turma.
c) Título do relatório
d) Pequena nota no canto direito da folha, indicando a que órgão ou setor se destina o relatório. Ex: “Relatório apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais para a disciplina de estágio supervisionado, sob a responsabilidade do prof._________________________________, no período ______________

Sumário

É diferente de índice. Apresenta a listagem das principais divisões (capítulos), seções e outras partes do texto, na mesma ordem em que se apresentam na publicação. O sumário deve indicar: título de cada tópico e a respectiva página.

Introdução
É uma visão geral do que será abordado no relatório de estágio. O ideal é que seja feita no final, quando os restantes dos elementos estiverem pronto;
A introdução deverá contemplar as seguintes questões: Por que fazer o estágio? Qual a temática a ser trabalhada? Local onde foi realizado o estágio e um breve resumo do que foi feito. Deve constar, ainda, o que cada item do relatório apresentará, com um resumo das principais questões.


Perfil da Instituição de Ensino e relato da visita
O texto deverá ser desenvolvido a partir das questões abaixo:
Caracterização Geral da Escola
Nome
Endereço
Contexto sócio-econômico
Entidade Mantenedora
Histórico
Séries por Turno e número de alunos por série

Recursos Humanos
Gestão Escolar
Corpo Técnico (Professores, orientadores, coordenadores, psicólogos, bibliotecários, etc)
Pessoal de Apoio (secretária, cozinheiro, nutricionista, etc)

Descrição física
Condições de funcionamento
Recursos didáticos
Equipamentos para esporte e lazer

Organização social do trabalho
Relação gestão – docentes- discentes
Relação escola – comunidade
Proposta pedagógica
Regimento
Planejamento Pedagógico
Organização Curricular

Caracterização do quadro docente
Carga diária dos professores na escola
Grau de formação dos professores
Relato das aulas observadas como um indicador das aulas de artes da escola


PERFIL DOS ALUNOS
FAIXA ETÁRIA:
ÁREA DE RESIDÊNCIA
OCUPAÇÃO:
ACESSO AO COMPUTADOR:.
FAMÍLIA:.
TEMPO DE PERMANÊNCIA ESCOLA:
PREFERÊNCIAS POR DISCIPLINAS:
OPINIÃO SOBRE AS AULAS DE ARTES VISUAIS:
O QUE ESPERAM DAS AULAS DE ARTES VISUAIS:


Dicas para relatar as atividades desenvolvidas

Seja detalhista. Registre a fala do alunado. Registre também seus temores e receios. Na redação final, intercale os textos com fotos e depoimentos do alunado registrados para o portfólio.

Comentários

Unknown disse…
Adorei este blog! Ele é bastante interessante para alunos de faculdade que ainda não cursaram a cadeira de metodologia científica como no meu caso...
e já add a comu no orkut tb!!!
artes dorinha disse…
Obrigada pelas sugestões. Agora já tenho como proceder em meu estagio

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê