Na comunidade de mesmo nome, criada por mim no orkut, abri uma postagem sobre "como redigir o o relatório". Considerando a possibilidade de alguns usuário deste blog não terem acesso ao orkut, transponho as postagens para cá, com a intenção de auxiliar a equipe de estagiários e alunos sob minha orientação, bem como socializar e divulgar para outros a nossa linha de trabalho.
É uma modalidade de registro ou trabalho acadêmico mediante o qual se explicam os motivos, os procedimentos de ensino e os resultados da aprendizagem do alunado, integrantes de um projeto educacional desenvolvido em uma instituição educacional. Apresentam sugestões, recomendações para melhoria de atividades descritas, bem como uma análise interpretativa. Deve ser redigido de forma objetiva, com uma redação envolvente e bem apresentado academicamente.
como escrever o relatório?
Use frases curtas. Escreva entendendo que seu leitor implícito é alguém que não conhece o que você está fazendo. Seja detalhista. Fale de suas impressões e não esqueça de registrar os depoimentos do alunado. Os depoimentos do alunado são os indicadores principais de que a aula foi um sucesso. Atente para a pontuação. Conjugue a linguagem acadêmica com a conversa informal de modo que o texto fique agradável de se ler.
Letra: Arial ou times New Roman
• Tamanho: 12 (citação - tamanho 11 - nota de rodapé - tamanho 10)
• Espaço entre linhas: 1,5
• Cor da letra: preta
• Folha: A4
• Formatação da folha: margem superior e inferior, 2,5 cm, margem esquerda e direita: 3,0 cm
Capa
Contém dados que identificam a publicação, como:
a) O nome da instituição para quem o relatório está sendo feito
b) Nome do aluno, do curso e da turma.
c) Título do relatório, o local e a data.
Inclui os seguintes elementos identificadores do relatório:
a) Nome da instituição/entidade.
b) Nome do aluno curso/turma.
c) Título do relatório
d) Pequena nota no canto direito da folha, indicando a que órgão ou setor se destina o relatório. Ex: “Relatório apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais para a disciplina de estágio supervisionado, sob a responsabilidade do prof._________________________________, no período ______________
É diferente de índice. Apresenta a listagem das principais divisões (capítulos), seções e outras partes do texto, na mesma ordem em que se apresentam na publicação. O sumário deve indicar: título de cada tópico e a respectiva página.
Introdução
É uma visão geral do que será abordado no relatório de estágio. O ideal é que seja feita no final, quando os restantes dos elementos estiverem pronto;
A introdução deverá contemplar as seguintes questões: Por que fazer o estágio? Qual a temática a ser trabalhada? Local onde foi realizado o estágio e um breve resumo do que foi feito. Deve constar, ainda, o que cada item do relatório apresentará, com um resumo das principais questões.
Perfil da Instituição de Ensino e relato da visita
O texto deverá ser desenvolvido a partir das questões abaixo:
Caracterização Geral da Escola
Nome
Endereço
Contexto sócio-econômico
Entidade Mantenedora
Histórico
Séries por Turno e número de alunos por série
Recursos Humanos
Gestão Escolar
Corpo Técnico (Professores, orientadores, coordenadores, psicólogos, bibliotecários, etc)
Pessoal de Apoio (secretária, cozinheiro, nutricionista, etc)
Descrição física
Condições de funcionamento
Recursos didáticos
Equipamentos para esporte e lazer
Organização social do trabalho
Relação gestão – docentes- discentes
Relação escola – comunidade
Proposta pedagógica
Regimento
Planejamento Pedagógico
Organização Curricular
Caracterização do quadro docente
Carga diária dos professores na escola
Grau de formação dos professores
Relato das aulas observadas como um indicador das aulas de artes da escola
PERFIL DOS ALUNOS
FAIXA ETÁRIA:
ÁREA DE RESIDÊNCIA
OCUPAÇÃO:
ACESSO AO COMPUTADOR:.
FAMÍLIA:.
TEMPO DE PERMANÊNCIA ESCOLA:
PREFERÊNCIAS POR DISCIPLINAS:
OPINIÃO SOBRE AS AULAS DE ARTES VISUAIS:
O QUE ESPERAM DAS AULAS DE ARTES VISUAIS:
Seja detalhista. Registre a fala do alunado. Registre também seus temores e receios. Na redação final, intercale os textos com fotos e depoimentos do alunado registrados para o portfólio.
O que é um relatório?
É uma modalidade de registro ou trabalho acadêmico mediante o qual se explicam os motivos, os procedimentos de ensino e os resultados da aprendizagem do alunado, integrantes de um projeto educacional desenvolvido em uma instituição educacional. Apresentam sugestões, recomendações para melhoria de atividades descritas, bem como uma análise interpretativa. Deve ser redigido de forma objetiva, com uma redação envolvente e bem apresentado academicamente.
como escrever o relatório?
Use frases curtas. Escreva entendendo que seu leitor implícito é alguém que não conhece o que você está fazendo. Seja detalhista. Fale de suas impressões e não esqueça de registrar os depoimentos do alunado. Os depoimentos do alunado são os indicadores principais de que a aula foi um sucesso. Atente para a pontuação. Conjugue a linguagem acadêmica com a conversa informal de modo que o texto fique agradável de se ler.
Aspectos de formatação/digitação•
Letra: Arial ou times New Roman
• Tamanho: 12 (citação - tamanho 11 - nota de rodapé - tamanho 10)
• Espaço entre linhas: 1,5
• Cor da letra: preta
• Folha: A4
• Formatação da folha: margem superior e inferior, 2,5 cm, margem esquerda e direita: 3,0 cm
Capa
Contém dados que identificam a publicação, como:
a) O nome da instituição para quem o relatório está sendo feito
b) Nome do aluno, do curso e da turma.
c) Título do relatório, o local e a data.
Folha de Rosto
Inclui os seguintes elementos identificadores do relatório:
a) Nome da instituição/entidade.
b) Nome do aluno curso/turma.
c) Título do relatório
d) Pequena nota no canto direito da folha, indicando a que órgão ou setor se destina o relatório. Ex: “Relatório apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais para a disciplina de estágio supervisionado, sob a responsabilidade do prof._________________________________, no período ______________
Sumário
É diferente de índice. Apresenta a listagem das principais divisões (capítulos), seções e outras partes do texto, na mesma ordem em que se apresentam na publicação. O sumário deve indicar: título de cada tópico e a respectiva página.
Introdução
É uma visão geral do que será abordado no relatório de estágio. O ideal é que seja feita no final, quando os restantes dos elementos estiverem pronto;
A introdução deverá contemplar as seguintes questões: Por que fazer o estágio? Qual a temática a ser trabalhada? Local onde foi realizado o estágio e um breve resumo do que foi feito. Deve constar, ainda, o que cada item do relatório apresentará, com um resumo das principais questões.
Perfil da Instituição de Ensino e relato da visita
O texto deverá ser desenvolvido a partir das questões abaixo:
Caracterização Geral da Escola
Nome
Endereço
Contexto sócio-econômico
Entidade Mantenedora
Histórico
Séries por Turno e número de alunos por série
Recursos Humanos
Gestão Escolar
Corpo Técnico (Professores, orientadores, coordenadores, psicólogos, bibliotecários, etc)
Pessoal de Apoio (secretária, cozinheiro, nutricionista, etc)
Descrição física
Condições de funcionamento
Recursos didáticos
Equipamentos para esporte e lazer
Organização social do trabalho
Relação gestão – docentes- discentes
Relação escola – comunidade
Proposta pedagógica
Regimento
Planejamento Pedagógico
Organização Curricular
Caracterização do quadro docente
Carga diária dos professores na escola
Grau de formação dos professores
Relato das aulas observadas como um indicador das aulas de artes da escola
PERFIL DOS ALUNOS
FAIXA ETÁRIA:
ÁREA DE RESIDÊNCIA
OCUPAÇÃO:
ACESSO AO COMPUTADOR:.
FAMÍLIA:.
TEMPO DE PERMANÊNCIA ESCOLA:
PREFERÊNCIAS POR DISCIPLINAS:
OPINIÃO SOBRE AS AULAS DE ARTES VISUAIS:
O QUE ESPERAM DAS AULAS DE ARTES VISUAIS:
Dicas para relatar as atividades desenvolvidas
Seja detalhista. Registre a fala do alunado. Registre também seus temores e receios. Na redação final, intercale os textos com fotos e depoimentos do alunado registrados para o portfólio.
Comentários
e já add a comu no orkut tb!!!