Pular para o conteúdo principal

Dicas para redigir o relatório

Na comunidade de mesmo nome, criada por mim no orkut, abri uma postagem sobre "como redigir o o relatório". Considerando a possibilidade de alguns usuário deste blog não terem acesso ao orkut, transponho as postagens para cá, com a intenção de auxiliar a equipe de estagiários e alunos sob minha orientação, bem como socializar e divulgar para outros a nossa linha de trabalho.

O que é um relatório?

É uma modalidade de registro ou trabalho acadêmico mediante o qual se explicam os motivos, os procedimentos de ensino e os resultados da aprendizagem do alunado, integrantes de um projeto educacional desenvolvido em uma instituição educacional. Apresentam sugestões, recomendações para melhoria de atividades descritas, bem como uma análise interpretativa. Deve ser redigido de forma objetiva, com uma redação envolvente e bem apresentado academicamente.

como escrever o relatório?
Use frases curtas. Escreva entendendo que seu leitor implícito é alguém que não conhece o que você está fazendo. Seja detalhista. Fale de suas impressões e não esqueça de registrar os depoimentos do alunado. Os depoimentos do alunado são os indicadores principais de que a aula foi um sucesso. Atente para a pontuação. Conjugue a linguagem acadêmica com a conversa informal de modo que o texto fique agradável de se ler.


Aspectos de formatação/digitação

Letra: Arial ou times New Roman
• Tamanho: 12 (citação - tamanho 11 - nota de rodapé - tamanho 10)
• Espaço entre linhas: 1,5
• Cor da letra: preta
• Folha: A4
• Formatação da folha: margem superior e inferior, 2,5 cm, margem esquerda e direita: 3,0 cm

Capa
Contém dados que identificam a publicação, como:
a) O nome da instituição para quem o relatório está sendo feito
b) Nome do aluno, do curso e da turma.
c) Título do relatório, o local e a data.


Folha de Rosto

Inclui os seguintes elementos identificadores do relatório:
a) Nome da instituição/entidade.
b) Nome do aluno curso/turma.
c) Título do relatório
d) Pequena nota no canto direito da folha, indicando a que órgão ou setor se destina o relatório. Ex: “Relatório apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais para a disciplina de estágio supervisionado, sob a responsabilidade do prof._________________________________, no período ______________

Sumário

É diferente de índice. Apresenta a listagem das principais divisões (capítulos), seções e outras partes do texto, na mesma ordem em que se apresentam na publicação. O sumário deve indicar: título de cada tópico e a respectiva página.

Introdução
É uma visão geral do que será abordado no relatório de estágio. O ideal é que seja feita no final, quando os restantes dos elementos estiverem pronto;
A introdução deverá contemplar as seguintes questões: Por que fazer o estágio? Qual a temática a ser trabalhada? Local onde foi realizado o estágio e um breve resumo do que foi feito. Deve constar, ainda, o que cada item do relatório apresentará, com um resumo das principais questões.


Perfil da Instituição de Ensino e relato da visita
O texto deverá ser desenvolvido a partir das questões abaixo:
Caracterização Geral da Escola
Nome
Endereço
Contexto sócio-econômico
Entidade Mantenedora
Histórico
Séries por Turno e número de alunos por série

Recursos Humanos
Gestão Escolar
Corpo Técnico (Professores, orientadores, coordenadores, psicólogos, bibliotecários, etc)
Pessoal de Apoio (secretária, cozinheiro, nutricionista, etc)

Descrição física
Condições de funcionamento
Recursos didáticos
Equipamentos para esporte e lazer

Organização social do trabalho
Relação gestão – docentes- discentes
Relação escola – comunidade
Proposta pedagógica
Regimento
Planejamento Pedagógico
Organização Curricular

Caracterização do quadro docente
Carga diária dos professores na escola
Grau de formação dos professores
Relato das aulas observadas como um indicador das aulas de artes da escola


PERFIL DOS ALUNOS
FAIXA ETÁRIA:
ÁREA DE RESIDÊNCIA
OCUPAÇÃO:
ACESSO AO COMPUTADOR:.
FAMÍLIA:.
TEMPO DE PERMANÊNCIA ESCOLA:
PREFERÊNCIAS POR DISCIPLINAS:
OPINIÃO SOBRE AS AULAS DE ARTES VISUAIS:
O QUE ESPERAM DAS AULAS DE ARTES VISUAIS:


Dicas para relatar as atividades desenvolvidas

Seja detalhista. Registre a fala do alunado. Registre também seus temores e receios. Na redação final, intercale os textos com fotos e depoimentos do alunado registrados para o portfólio.

Comentários

MeNiNa disse…
Adorei este blog! Ele é bastante interessante para alunos de faculdade que ainda não cursaram a cadeira de metodologia científica como no meu caso...
e já add a comu no orkut tb!!!
artes dorinha disse…
Obrigada pelas sugestões. Agora já tenho como proceder em meu estagio

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…